13.7.24

Visita Cultural a Castelo Branco

 No passado dia 11 de julho, a biblioteca escolar da Escola Alexandre Herculano encerrou as atividades deste ano letivo com uma visita cultural à cidade de Castelo Branco.

Eram 9 horas e a boa disposição marcava o início de um dia de convívio de um grupo docentes e não docentes deste Agrupamento de escolas.


Uns minutos de caminhada pelo centro da cidade...


...com uma paragem para um café...


...e passagem por alguns pontos de interesse turístico...


 
...até chegarmos ao primeiro espaço com visita marcada.
O Jardim do Paço, ou Jardim do Paço Episcopal, classificado como monumento Nacional desde 2018, foi criado no século XVIII pelo bispo João de Mendonça.



Ainda antes do almoço, fomos ao Parque da Cidade.


Seguiu-se o almoço..

Após o almoço, uma visita ao Centro de Interpretação do Bordado Castelo Branco, situado na Praça de Camões, ou Praça Velha, que delimita a Zona Histórica.




Seguiu-se o Museu Cargaleiro. Este espaço é constituído por dois edifícios - o edifício histórico designado por "Solar dos Cavaleiros", um palacete construído no século XVIII e um edifício contemporâneo do século XXI. 



A nossa visita continuou com uma ida ao Centro de Cultura Contemporânea. Este espaço foi concebido pelo arquiteto catalão Joseph Lluís Mateo, em colaboração com o arquiteto português Carlos Reis de Figueiredo. Aqui tivemos a oportunidade de ser guiados pela obra de Pedro Portugal, um dos fundadores da Homeostética, movimento que marcou a cena artística da década de 80 em Portugal.




E para terminar o nosso dia em Castelo Branco, mais uma caminhada até ao Parque do Barrocal. 


O Parque do Barrocal é um espaço natural no limite urbano da cidade.




E assim terminou a nossa visita pela cidade de Castelo Branco.
Um dia de convívio muito bem passado onde reinou a alegria e a boa disposição de todo o grupo. 
Resta-me agradecer à minha colega Carla Nunes, professora bibliotecária em Castelo Branco, pelas sugestões dadas, às colegas Conceição Moreira e Laurinda Roque pelas dicas de orientação na cidade e ao colega José Augusto pela reportagem fotográfica da visita que em muito me ajudaram na construção desta notícia.