22.2.25

"Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?"

No âmbito da iniciativa "Miúdos a Votos: Quais os livros mais fixes?",  os alunos do 5ºD continuaram o seu trabalho de construção de materiais de propaganda dos livros A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen, e A Viúva e o Papagaio, de Virginia Woolf.

Uns gravaram os podcasts.



Outros criaram cartazes digitais.





Outros continuaram com o trabalho de ilustração para a construção de um booktrailer.




17.2.25

Hoje foi dia de Encontro com a autora Ana Luísa Pais

 Hoje, recebemos a autora Ana Luísa Pais, uma comunicadora envolvente e cativante. 

As turmas privilegiadas foram o 8ºD, com a professora Elisa Mineiro, o 6ºA e o 6ºE com a professora Margarida Fonseca, o 9ºC com a professora Ana Isabel Ferreira, os alunos do Clube das Artes com a professora bibliotecária, os alunos do CEF com o professor Miguel Barreto e os alunos da UAE com a professora Sandra Rafael.


Ana Luísa Pais criou um ambiente dinâmico e participativo, onde os jovens se sentiram à vontade para expressar as suas opiniões e compartilhar as suas experiências. 



Ana Luísa Pais possui empatia, o que contribuiu para uma conexão genuína com o público juvenil que tinha à sua frente. 


A partir da apresentação das suas obras literárias Eu e as Babes e Socorro! Sou uma Adolescente!, Ana Luísa Pais dirigiu-se aos jovens num discurso descontraído e contagiante, mostrando que compreendia as suas preocupações e as suas necessidades. Falou sobre a adolescência e as suas transformações físicas, as suas experiências e os seus problemas com muito humor à mistura. 


                                           





Não faltaram momentos de leitura.






Para terminar a sessão, enalteceu o período da vida pelo qual estão a passar, a juventude.
Os anos da juventude estão cheios de descobertas e desafios e que é de aproveitar ao máximo essa fase da vida. É importante que se valorizem tal como são, que conheçam os seus valores, os seus talentos e que sejam felizes.


O nosso obrigado à Eva Ribeiro, representante da Editora Leya, por nos ter proporcionado este Encontro de Autor.

À autora  Ana Luísa Pais, os nossos parabéns pelos dois excelentes momentos de encontro com os nossos jovens. Foram bons momentos que permanecerão na sua memória.

Ficaremos a aguardar pelas próximas obras literárias.

16.2.25

Encontro com a autora Ana Luísa Pais

 


Com o apoio da Editora Leya, nomeadamente da sua representante Eva Ribeiro, iremos receber amanhã, 17 de fevereiro, na Escola Alexandre Herculano, a autora Ana Luísa Pais.



14.2.25

Miúdos a Votos: Quais os livros mais fixes?

 "Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?" é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da Visão Júnior, que promove a leitura e a cidadania.

Após divulgação desta iniciativa pela professora bibliotecária, a professora Manuela Parreira, professora de Português do 5ºD, aderiu à atividade dado o interesse da mesma. De facto, trata-se de uma iniciativa que junta cidadania e leitura, desenvolvendo competências de expressão oral e escrita, assim como no âmbito da utilização de ferramentas digitais. 

Houve um primeiro momento em que os alunos escolheram algumas obras literárias entre as propostas sugeridas pela professora bibliotecária, títulos que foram enviados para a revista Visão Júnior.

Posteriormente, foi divulgada a listagem de livros que, maioritariamente, foram escolhidos pelas outras escolas. Dessa listagem, selecionámos dois títulos:

A Fada Oriana, da autora Sophia de Mello Breyner Andresen

A Viúva e o Papagaio, de Virginia Woolf

Após leitura dos livros, marcámos encontro na biblioteca, onde os alunos trabalharam em grupo.

Grupo I - construção de slogans e de frases informativas sobre as obras literárias lidas



Grupo II - construção de um resumo de cada história




Grupo III - ilustração das obras literárias






Grupo IV - construção de cartazes digitais



 Os cartazes digitais foram construídos com a ferramenta digital canva e com as frases escritas pelo Grupo I.

Na próxima semana, vamos continuar o trabalho de construção de materiais de propaganda dos livros selecionados. Haverá a criação de podcasts  que serão transmitidos pela Rádio miúdos, a construção de booktrailers com os resumos e as ilustrações criadas pelos grupos II e III.

Dia de São Valentim - 14 de fevereiro

O Dia de São Valentim lembrado pela biblioteca com pensamentos sobre o amor e dedicatórias a pessoas amadas.

Tivemos, também, a colaboração da UAE que construiu um lindo painel.












27.1.25

"A memória do Holocausto e a educação para a dignidade e dos direitos humanos"

 A 27 de janeiro assinala-se, anualmente, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto..

Pretende-se que não se esqueça o genocídio de 6 milhões de judeus pelos Nazis. Este constitui um dos maiores crimes contra a humanidade de que há memória. Um outro objetivo é educar para a tolerância e a paz. Este ano o tema é "A memória do Holocausto e a educação para a dignidade e os direitos humanos", ano em que se assinala os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto.

A Biblioteca lembrou a data com uma exposição com a biografia de Anne Frank e de livros alusivos à data.







Complementar a esta exposição temos uma homenagem a Aristides de Sousa Mendes, um diplomata português que salvou mais de 30 000 vidas da perseguição nazi, desobedecendo às ordens impostas por Salazar.










18.1.25

"Camões, engenho e arte" - "Ler Camões"

 Como é do conhecimento público, a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em articulação com os diferentes serviços do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, está a promover as comemorações do V Centenário do Nascimento de Camões com a iniciativa "Camões, Engenho e Arte".

Entre muitas outras iniciativas, a RBE irá divulgar, ao longo do dia 23 de janeiro, no seu Facebook, vídeos curtos nos quais é possível apreciar leituras da obra camoniana feitas por alunos. 

Foi no âmbito desta proposta de atividade que se realizou um vídeo com a leitura do poema "Verdes são os campos", por alguns alunos do 4ºano da professora Margarida Pinto da E.B. de Fontaínhas.