Ontem, dia 10 de abril, a Escola Básica e Jardim de Infância de Combatentes recebeu a visita de Pedro Seromenho, contudo a sua vinda começou a ser preparada em fevereiro.
De facto, a turma do 2º ano estudou e memorizou alguns acontecimentos da biografia de Pedro Seromenho. Posteriormente, os alunos dessa turma foram às restantes turmas do estabelecimento e apresentaram, aos colegas, a biografia deste autor e ilustrador, alguns livros da sua autoria e anunciaram a sua visita.
A notícia da vinda de um escritor e ilustrador à escola foi recebida com entusiasmo, pelo que foi escolhida uma obra para ser trabalhada antes do encontro. As gravatas do meu pai foi a obra selecionada.
Então, todas as turmas ouviram e conversaram sobre a história, construíram gravatas em origami e ilustraram-nas.
Mas não foi só...
Para comemorar o Dia do Pai, os alunos retrataram o seu pai numa ilustração, assim como construíram um cartão, que representava uma camisa com uma gravata, onde escreveram um pensamento dedicado ao pai.
O desafio era os pais conseguirem identificar o seu retrato...
Um momento cheio de ternura vivido com muita alegria.
Por fim, foi mostrado aos pais o livro As gravatas do meu pai, da autoria de Pedro Seromenho.
Enquanto o dia do Encontro com Pedro Seromenho não chegava, surgiam propostas de trabalho no âmbito das suas obras:
- Mostraram-se as capas (só a parte da ilustração) dos livros e desafiaram-se os alunos a sugerir um título para aquela capa.
- Deu-se o título de alguns livros e pediu-se aos alunos que imaginassem a ilustração da capa para aquele título.
Ontem, finalmente, chegou o dia de receber o autor e ilustrador Pedro Seromenho.
Com um forte dinamismo e uma extraordinária facilidade de comunicação, transportou todos os presentes pelos caminhos do imaginário e do sonho.
Por fim, a sempre muito esperada Sessão de Autógrafos.
Sem comentários:
Enviar um comentário