Pretendeu-se, com este projeto, elevar os níveis de literacia dos alunos, através da promoção da leitura, articulada com diversas áreas do saber, contribuindo para um processo de ensino motivador e promotor da participação do aluno NEE; proporcionar uma cultura de escola, baseada no diálogo, na partilha, na cooperação e na entreajuda; promover a igualdade de acesso à informação e da inclusão social.
Este projeto teve o seu início na Unidade de Multideficiência da EB Alexandre Herculano e na turma do 4º ano da EB São Domingos com a construção oral de histórias, seguida da conceção e construção de livros multissensoriais com as histórias inventadas, num trabalho de articulação com as docentes a lecionar nas turmas envolvidas.
Foi assim que surgiram três livros que foram apresentados no passado dia 14 de junho à comunidade educativa.
O primeiro livro foi construído na UAM da EB Alexandre Herculano, em que os alunos foram orientados pelas docentes Anabela Stoffel e Catarina Godinho...
...e foram dois alunos dessa Unidade, o Diogo e a Rachel, que contaram a história inventada.
Um segundo livro foi feito pelos alunos da T7 da EB São Domingos com o apoio dos alunos da Unidade de Multideficiência, devidamente orientados pelas docentes Hermengarda Ribeiro e Elsa Carvalho.
Após a construção das obras, os alunos autores apresentaram-nas no JI da Anacoreta e no JI/EB de São Domingos.
Nas aulas de TIC, com a professora Helena Andrade, a partir dos livros multissensoriais criados, os alunos da Unidade Multideficiência construíram livros digitais interativos, recorrendo a vídeos, áudios, imagens da sua autoria ou de pesquisas feitas online.
Também nas aulas de TIC, mas os alunos do 8º ano, criaram jogos de acordo com a temática dos livros criados, utilizando a ferramenta digital Scratch.
Um outro livro construído pela UAM da EB Alexandre Herculano foi...
Sem comentários:
Enviar um comentário