11.1.19

"Porcelanas de lá e de cá"

Os alunos do 6º ano A e B realizaram uma visita de estudo a Lisboa ao Museu do Oriente e ao Museu de Arte Antiga. Esta visita foi uma entre outras atividades programadas no âmbito do projeto de articulação com a biblioteca da EB Alexandre Herculano, em que estão envolvidas as disciplinas de Português, História, Educação Visual e Inglês.
O projeto "Porcelanas de lá e de cá" ligou a leitura do livro Missão Impossível, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, à pesquisa sobre a cultura cerâmica no Oriente e em Portugal, seguida da organização e uso da informação recolhida. Em paralelo com esta investigação documental, foi feita a visita de estudo referida.
No Museu do Oriente visitaram a exposição "Ópera Chinesa".



A visita foi guiada pelo Doutor António Eduardo Barrento, coordenador do Departamento de Estudos Orientais da Faculdade de Letras, a quem agradecemos toda a disponibilidade para nos acompanhar e connosco partilhar os seus saberes que tanto cativaram os alunos.

Ficámos a saber que na ópera chinesa, as personagens tipificam grupos ou classes sociais. Assim, os trajes, a maquilhagem e acessórios como perucas, barbas e toucados são essenciais para identificar as personagens assim que entram em palco.
Quanto às personagens masculinas  (sheng) subdividem-se em homens idosos, jovens e guerreiros; as personagens femininas (dan) em mulher idosa, mulher virtuosa, cortesã ou criada, guerreira e jovem de famílias distintas e há também os palhaços (chou) e os rostos pintados (jing).











Além da Ópera Chinesa, puderam apreciar algumas porcelanas orientais...




No Museu de Arte Antiga viram, entre as várias galerias de exposições, os Painéis de São Vicente...



... o retrato de D. João I...


e assim terminava um dia que decorreu de forma excecional, em que todos viemos mais "ricos".


Sem comentários:

Enviar um comentário