29.1.21

Oficina da Ilustração: Mapas de Ontem, de Hoje e de Amanhã - Parte II

Qual é o desafio de hoje? Parte II - "Mapas de Hoje"


Recordamos a articulação entre a Arte e a Geografia, mais concretamente a Cartografia. Isto é, revemos os Mapas (também chamados Cartas), que ao longo da História da Humanidade nos oferecem um percurso muito interessante desde a Ilustração Livre até à Ilustração Científica. Quais são as suas características? Quais são as fontes cartográficas?

Exploramos exemplos de "Mapas de Ontem", concebidos na Época dos Descobrimentos Marítimos (séculos XV/XVII) e no Período Colonial (sobretudo no século XIX e primeira metade do século XX). Depois exploramos exemplos de "Mapas de Hoje", realizados na atualidade (séculos XX/XXI). Por fim, imaginamos como serão os "Mapas de Amanhã"...



****************************
****************************


Mapas realizados na atualidade (séculos XX/XXI), em suporte papel e digital  



Fonte cartográfica:


National Geopraphic Maps é o departamento da National Geopraphic Society responsável por ilustrar o mundo à nossa volta, através da arte e da ciência - cartografia. São muitas as aplicações dos mapas ao serviço das ciências da terra e da vidada geografia, da história, da etnografia, das viagens e da arte! Esta instituição centenária tem sabido modernizar-se, acompanhando os sinais dos tempos! Vejamos mais exemplos:






Vejamos alguns mapas de referência da Península Ibérica e de Portugal... Podemos usar o "zoom" para observar pormenores com uma ótima resolução (perfeição da imagem)! Já encontraram Santarém? Depois podemos voltar à imagem geral / inicial. 
Podemos adquirir estes e outros mapas disponíveis no catálogo online.





Vamos jogar? 
Temos também disponível uma ferramenta que nos permite construir / elaborar um mapa à medida do que desejarmos, em tudo semelhante a um jogo interativo:
  • Escolhemos o espaço / a área, e logo surge a escala do mapa;
  • Identificamos os elementos naturais e humanos que queremos representar, que surgem organizados em diversas camadas (layers), e logo surge a legenda do mapa. Podemos desenhar e escrever o que for necessário sobre o mapa;
  • Optamos por mostrar, ou não, as linhas imaginárias para medir a latitude e a longitude. À medida que nos deslocamos no mapa, podemos visualizar os valores de latitude e de longitude, exatos, em cada local! Portanto, a orientação está na ponta do dedo!
  • Completamos o título do mapa;
  • Por fim, acrescentamos a fonte
  • Pronto! O mapa está completo e respeita os 5 elementos essenciais: escala, legenda, orientação, título e fonte!

****************************
****************************


Mapas realizados na atualidade (séculos XX/XXI), em suporte digital  



Fonte cartográfica:


Quem não conhece o Google Earth? Breves notas: 

Esta ferramenta interativa foi a primeira do seu género a ser capaz de apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de mosaicos de imagens de fontes diversas:
  • Imagens de satélite, obtidas a partir do espaço;
  • Imagens aéreas, fotografadas a partir de aeronaves, 
  • SIG 2D e 3D, ou seja, sistemas de informação geográfica em 2 e 3 dimensões.
Google Earth pode ser usado simplesmente como um gerador de mapas bidimensionais (2D) ou como um simulador das diversas paisagens presentes no Planeta Terra. Com isso é possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens, entre outros elementos. Podemos enriquecer com fotos das ruas, edifícios, jardins, etc, bem como textos, músicas, vídeos e todo o tipo de ilustrações. 

As suas aplicações são inúmeras. Os modernos sistemas de navegação dos nossos automóveis - "GPS" - utilizam a mesma tecnologia. Está presente nos nossos telemóveis.  Esta tecnologia é tão acessível que nem imaginamos a sua complexidade! O moderno planeamento regional, urbano, rural, costeiro, florestal... utiliza também esta tecnologia. Já procuraram a rua onde habitam? Ou o vosso destino de férias? E que tal preparar o próximo passeio ou viagem?


Vamos lá?


Bom Trabalho!
A professora e artista plástica,
Maria João Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário