30.4.22

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

 Em 1995, na 28ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), foi proclamado o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. O dia escolhido para esta comemoração foi o 23 de abril, por ocasião do aniversário da morte de diversos autores: William Shakespeare, Miguel Cervantes e Inca Garcilase de la Vega. Pretende-se com esta celebração promover a leitura e a proteção dos direitos de autor.

A biblioteca da Escola Básica Alexandre Herculano lembrou a data com uma exposição que aqui deixamos o registo fotográfico.

1. Poemas junto com a capa do livro de onde foram copiados, lembrando os Direitos de Autor.



2. A docente de Educação Visual do 6ºE, professora Josefina Ferreira, aceitou os desafios da biblioteca apresentados na Semana da Leitura:
- Foto ilustradora da frase "Ler sempre, ler em qualquer lugar".
- Frase sobre os benefícios da leitura.








3. A aluna Sofia Farinha, do 8ºA, participou no concurso "Faça lá um Poema", uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura. Divulgamos agora o seu poema "Euforia do Amor", ilustrado por si.
Parabéns, Sofia! O poema revela originalidade e criatividade. A ilustração, linda!


O Clube de Leitura, dinamizado pela professora bibliotecária, participou no "Desafio Tetrapak| Compal 2022": "No Dia Mundial do Livro, o Amarelo é a Cor das Histórias", uma iniciativa da Eco-Escolas, 

MEMÓRIA DESCRITIVA da construção do cartaz

Dinamização do processo – professora bibliotecária no Clube de Leitura da Escola Básica Alexandre Herculano.

Obra literária selecionada – Vou morar no arco-íris, da autoria de Alexandre Parafita.

Materiais de desperdício utilizados – embalagens de sumo Compal, cartão, trapilho, tinta, botões, cordel, lã, algodão, tecido, goma Eva, casca de noz, rolhas, linha, pau de espetada.

Utensílios utilizados – pincel, tesoura, cola.

Processo de construção

1.    Leitura do regulamento do concurso.

2.    Escolha de uma obra literária, na biblioteca da escola, que revelasse alguma ligação ao meio ambiente e à sua beleza.

3.    Escolha de materiais de desperdício para reproduzir a capa do livro.

4.    Pintura do cartão que serviu de base ao cartaz.

5.    Composição do campo com as flores feitas com trapilho, botões, embalagens de sumo Compal.

6.    Composição do rapaz com tecido (calças); embalagens de sumo Compal (camisola, sapatos, mala); casca de noz (cabeça); pau de espetada e goma EVA (chupa-chupa).

7.    Composição de outros elementos da Natureza: lã (tronco da árvore); algodão (nuvens); interior das embalagens dos sumos Compal (nuvens); rolha de cortiça (montanhas); trapilho (arco-íris).

1 comentário:

  1. As iniciativas que articulam vários contributos enriquecem todos nós!

    ResponderEliminar