20.4.24

Encontros de segunda-feira, 22 de abril - Gustavo Sousa

  A Semana da Leitura na Escola Básica Alexandre Herculano continua com mais Encontros...

Segunda-feira, dia 22 de abril, temos Encontro com...Gustavo Sousa para conversar connosco sobre ética no desporto.


Gustavo Sousa nasceu a 27 de outubro de 1962 e é natural do concelho de Montemor-o-Velho. A nível académico, é bacharel em contabilidade, licenciado em Auditoria e mestre em Gestão do Desporto.

Profissionalmente, desempenhou as funções de Guarda Fiscal, G.N.R. e Inspetor de Polícia.

Paralelamente, foi árbitro internacional, tendo arbitrado as modalidades de Futsal, Futebol 7, Futebol 11, Futebol de Praia, futebol de Rua, Hóquei em Linha e Voleibol. Arbitrou várias categorias nas diversas modalidades, muitas das quais em finais. Em Futsal, por exemplo, foi durante doze anos árbitro da UEFA e FIFA e manteve-se durante dezasseis anos como árbitro de 1ª Categoria Nacional. Ainda nesta modalidade, existe atualmente um torneio com o seu nome, instituído pela Associação de Futebol de Coimbra.


Foi, por variadas vezes, distinguido como melhor árbitro nalgumas das modalidades que ajuizou e, atualmente, entre as várias ações desportivas em que participa, é Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Presidente-Adjunto da Associação de Patinagem de Coimbra, dirigente da Arbitragem da ANDI e também exerce a função de observador de árbitros de Futsal e de Futebol. Foi, ainda, Coordenador/Chefe de Comitiva em cerca de vinte e cinco Europeus e Mundiais na modalidade de Hóquei em Patins.

Em termos de desporto de caráter social e inclusivo arbitrou os seguintes jogos de Futsal e Futebol7: Final do Campeonato de Futsal para Surdos, Final do Campeonato do Mundo de Tondela para portadores de Deficiência Intelectual, Final do Campeonato da Europa da Guarda para Portadores de Deficiência Intelectual, Final do Campeonato do Mundo de Viseu para Síndrome de Down, Final do Europeu em França para Portadores de Deficiência Intelectual, Final do Europeu na Polónia para Portadores de Deficiência Intelectual e final dos Global Games em Itália para Portadores de Deficiência Intelectual, tendo um somatório de trinta e uma finais em jogos de Futsal e futebol 7 para portadores de Síndrome de Down, Desporto Adaptado e Deficiência Intelectual.


Sem comentários:

Enviar um comentário