11.10.24

Miúdos a Votos

 


"Miúdos a Votos" é uma iniciativa organizada conjuntamente pela Rede de Bibliotecas Escolares e a Revista Visão Júnior.
Anualmente, é dada a possibilidade às crianças e jovens de todas as escolas de votarem no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real, sendo um exercício de cidadania, valorizando a responsabilidade do ato de votar.
Por outro lado, é uma iniciativa de promoção da leitura. O uso crítico e responsável dos media tem sido também incentivado quer através de webinars, quer através do recurso aos media em ações de campanha eleitoral.

Assim, esta iniciativa tem como objetivos:
1. Envolver os alunos em processos democráticos de decisão.
2.Promover a participação dos alunos na promoção dos livros e da leitura.
3. Capacitar os alunos para o uso crítico e responsável dos media.

Quanto aos apoios, tem os seguintes:
- Pordata
- Rádio Miúdos
- Comissão Nacional de Eleições
- Fundação Calouste Gulbenkian


2.10.24

A Semana Polar continua...

 Ontem foi dia de receber o cientista Hugo Guímaro que ativou nas crianças o desejo de saber mais sobre alguns animais polares. Foi nesse seguimento que a docente Cristina Faro conversou com as suas crianças e lhes disponibilizou algumas revistas National Geographic de onde recortaram os animais que identificaram como os existentes nos polos.


Após diálogo sobre o assunto e a recolha de imagens, construíram os registos que se seguem.










1.10.24

Encontro com o Cientista Hugo Guímaro

 Hugo Guímaro é um cientista português focado na ecologia de animais marinhos da Antártida e tivemos o privilégio de o receber nos Jardins de Infância de Anacoreta e do Choupal.

Ficámos a conhecer algumas curiosidades sobre alguns animais que vivem nos polos: a razão dos ursos polares não comerem pinguins, as diferentes espécies de pinguins, a lula gigante que vive nas águas profundas, o tamanho das asas dos albatrozes e muito mais.
Também nos mostrou como é que os cientistas monitorizam as "viagens" dos albatrozes.
Por fim, alertou-nos para alguns problemas, tal como dos microplásticos que entram na alimentação das aves e do degelo da Antártida.
De uma forma simples e em linguagem acessível ao nível etário a que se dirigia, Hugo Guímaro desafiou a curiosidade e o pensamento científico das crianças.










No final das sessões, as crianças ficaram a conhecer o vestuário usado pelos investigadores quando viajam até aos polos.





O nosso obrigado ao Cientista Hugo Guímaro pelas excelentes sessões proporcionadas às nossas crianças. Desejamos-lhe as maiores felicidades na próxima expedição ao Polo Sul.