Neste espaço, partilhamos e divulgamos as atividades desenvolvidas no âmbito da Biblioteca Escolar e do Plano Nacional de Leitura (PNL) na Escola Básica de Alexandre Herculano. Além desta divulgação,daremos a conhecer, aos nossos visitantes, outros temas relevantes e atuais.
4.1.16
Livros para trabalhar as emoções
"Percebi, certo dia, que o espelho do meu quarto é uma grande contradição: o meu lado esquerdo, quando refletido, torna-se direito e o direito, esquerdo, mas a parte de cima não se torna parte de baixo. Nem a parte de baixo, parte de cima.
Acontece o mesmo com o meu gato. Mesmo quando se vira o espelho ao contrário.
Reparei noutras coisas que pareciam impossíveis, apesar de o meu pai me dizer: os cientistas explicam isso tudo.
Ontem caminhava com a minha mãe, pelo parque, quando gritei: impossível!
À minha frente estava um casal de namorados, aos beijinhos.
Eram 2 mas só tinham uma sombra (de tão agarrados que eles estavam)".
É assim que começa a obra A Contradição Humana, da autoria de Afonso Cruz, um livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a cidadania nos 3º, 4º 5º e 6º anos de escolaridade.
"Trimmm...10h15: hora do intervalo!
As crianças correram para o recreio com bolas e cartas. Enquanto os outros brincavam, uma menina ficou sentada no banco a comer o lanche. Todos pareciam felizes a brincar, mas a Eva não tinha vontade de cantar nem saltar à corda como dantes. Comia tão devagarinho que, quando tocou para entrarem na aula, ainda lhe faltava beber o iogurte.
Meninooos! Vamos entraaar! - gritou lá do fundo a professora Cremilde.
A professora Cremilde era muito atenta e gostava de ver as crianças a brincar durante o intervalo. Já há alguns dias que prestava especial atenção às mudanças da Eva. Alguma coisa se passava com aquela menina que andava sem brilho nos olhos.
- Eva, vens comigo buscar cartolinas à sala verde? - perguntou a professora já na aula."
Este é o trecho inicial do livro Corações Crescidos, da autoria de Vera Lisa Barroso, para uma abordagem aos momentos tristes da vida.
"O Lucas tinha medo do escuro.
O escuro vivia na casa do Lucas. Era uma grande casa, com um telhado que rangia, com janelas lisas e frias e com muitos lanços de escada.
Por vezes, o escuro escondia-se no armário da roupa".
Começa assim o livro O Escuro, da autoria de Lemony Snicket e ilustrado por Jon Klassen, uma história de superação de um dos medos associados à infância, o escuro.
Estes três livros pertencem ao grupo de livros adquiridos o mês passado pela Biblioteca Escolar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário