Estiveram presentes, além dos alunos e docentes envolvidos no projeto, algumas turmas do 9ºano, a Senhora Diretora e restantes elementos da Direção, assim como a Presidente do Conselho Geral e a Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares.
A cerimónia abriu com a professora bibliotecária a explicar o desenvolvimento do projeto ao longo do ano.
Assim, começou por contextualizar o aparecimento do projeto. Referiu, então, que "À descoberta de saberes e de culturas" surgiu no âmbito da candidatura ao projeto "Leituras d' Oriente e d' Ocidente" que, apesar de não ter sido financiado, foi concretizado, tendo como ponto de partida:
-a realidade vivida com as turmas dos cursos vocacionais - jovens com baixos níveis de literacia; jovens com baixos níveis de motivação;
-os fatores favoráveis ao desenvolvimento do projeto - criatividade e envolvimento dos docentes e técnicos.
Quanto aos objetivos, foram estabelecidos os seguintes:
-elevar os níveis de literacia dos alunos, através da promoção da leitura e da escrita, articulada com diversas áreas do saber e tendo como pano de fundo os contributos mútuos entre as culturas orientais e a portuguesa;
-construir um conhecimento globalizante;
-elevar a autoestima e os níveis de motivação.
Referiu, também, os quatro pilares em que a construção do projeto se apoiou.
Quanto às turmas e docentes/técnicos envolvidos foram:
Nas turmas do 6ºC e E, o projeto teve o seu início na aula de Português com a leitura do primeiro capítulo da obra Missão Impossível, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e resposta aos desafios do guião de leitura.
Em relação às turmas dos vocacionais, o projeto iniciou com o bibliopaper "Vamos à descoberta do mistério" que os levou à descoberta do livro Missão Impossível.
O mistério e o despertar da curiosidade foram uma fonte de motivação. O trabalho de equipa trouxe interação, dinâmica e interajuda.
Posteriormente, os alunos do 6ºano fizeram a leitura, orientada por guiões, dos vários capítulos da obra Missão Impossível, construíram os resumos dos diferentes capítulos e fizeram a sua apresentação nas turmas dos vocacionais.
Após a audição do resumo, os alunos do V82, recolhiam elementos auxiliares da construção de narrativas e realizavam desafios de escrita.
Quanto aos alunos do V91, nas aulas de Português e Tratamento Digital de Imagem, construíram um folheto informativo sobre o Museu do Oriente, assim como o cartaz e o convite para o Encontro "Aprender em Partilha", onde foi apresentado o projeto "À descoberta de saberes e de culturas".
Entretanto, aos alunos do V82, foi colocado o desafio: escrever uma narrativa tendo por base a temática da cultura oriental e dos contributos mútuos de culturas do Oriente e de Portugal. A turma foi dividida em grupos e cada um deles construiu um conto.
Para a escrita dos contos tiveram por base muitos dos elementos recolhidos anteriormente, assim como foram buscar as vivências recolhidas em outras áreas disciplinares:
- o professor de Matemática, dado ter conhecimentos de Muai Thai articulou com o docente de Educação Física e organizaram sessões teóricas e práticas sobre esta arte marcial tailandesa;
- a docente de Inglês ajudou na construção de alguns diálogos incluídos nos contos;
- com o formador de Nutrição e Confeção, fizeram o estudo comparativo da alimentação oriental e ocidental, assim como confecionaram pratos orientais;
- a formadora de serviço de mesa colaborou na pesquisa sobre as bebidas servidas no Oriente.
Aulas de Muai Thai |
Confeção de pratos orientais |
A Equipa das Bibliotecas Escolares organizou o Workshop "Ilustração Oriental", onde participaram alguns alunos do V91.
Nas aulas de Tratamento Digital da Imagem, os alunos do V91 construíram o livro digital.
Clique aqui para ver o livro digital |
Enquanto parte da turma realizava as ilustrações dos contos, os restantes colegas ensaiavam, nas aulas de Português, a leitura encenada dos vários contos.
Aproximava-se o dia do encerramento do projeto, pelo que era necessário fazer o cartaz de divulgação do evento. Mais uma vez, os alunos do V91 cumpriram esta tarefa nas aulas de Tratamento Digital de Imagem.
Após a apresentação do desenvolvimento de todo o projeto, foi apresentada a leitura dialogada dos três contos.
No final, muita emoção pelos resultados conseguidos.
Para terminar, um fotografia com parte dos alunos e docentes envolvidos no projeto, dada a impossibilidade, por motivos diversos, de estarem todos presentes.
A Equipa da Biblioteca Escolar da EB Alexandre Herculano agradece a todos os docentes/técnicos/formadores e alunos que se envolveram no projeto "À descoberta de saberes e de culturas".
Os nossos parabéns pelo profissionalismo, empenho e grande dedicação na sua concretização.
O nosso obrigado, igualmente, ao professor David Montez pela reportagem fotográfica.
Sem comentários:
Enviar um comentário