28.4.23

Exposição comemorativa do Centenário do Nascimento de Eugénio de Andrade


"Comemora-se este ano o promeiro centenário do nascimento do poeta Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontimnhas, nascido a 19 de janeiro de 1923 em Póvoa de Atalaia, no concelho do Fundão. Aos sete anos, após a separação dos pais, Eugénio de andrade mudou-se com a mãe para Castelo Branco. Três anos depois, instalou-se em Lisboa, onde frequentou o Liceu Passos Manuel e a Escola Técnica Machado de Castro.
Cedo mostrou o seu interesse pela leitura e pela escrita, tendo redigido os seus primeiros poemas em 1936. Enviou-os ao poeta António Botto, que lhe manifestou de imediato o reconhecimento do seu enorme talento. A sua primeira obra, o poema "Narciso", foi publicada em Lisboa em 1940, assinada com o seu nome José Fontinhas. Dois anos depois publicou a obra "Adolescente: poemas de Eugénio de Andrade", com desenhos de Manuel Ribeiro de Pavia, onde pela primeira vez surge o seu pseudónimo impresso".

No âmbito da comemoração do centenário do nascimento do poeta, temos patente na biblioteca da Escola Alexandre Herculano, de 26 de abril a 12 de maio,  uma exposição comemorativa do centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, gentilmente cedida pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.










Sem comentários:

Enviar um comentário