A Semana da Leitura chega ao último dia de Encontros com...
Na passada segunda-feira, dia 29, foi dia de nos encontrarmos com Catarina Betes e Luís Jejum.
Catarina, a autora do livro que nos retrata a história real, a do Luís.
Luís é a personagem principal que conseguiu dar um novo sentido aos seus sonhos.
No primeira sessão, quem os recebeu foram os alunos do 8ºA, acompanhados pela docente Ana Sofia Silva, e os do 9ºC, acompanhados pelas docentes Cátia Alexandre e Helena Andrade.
Na segunda sessão, estiveram os alunos das turmas 8ºF, acompanhados pelo docente Filipe Mendes e os do 9ºA, acompanhados pelas docentes Ana Silva e Ana Ferreira.
Catarina Betes falou-nos do impulso que sentiu para perpetuar o trajeto de vida do Luís, por o sentir inspirador para todos nós e também porque a venda do livro poderia ser um meio de ajudar o Luís nas muitas despesas que enfrentava.
Catarina pensava que a escrita do livro fosse uma tarefa não muito demorada, contudo, conforme nos confidenciou e relata no seu livro: "Não foi um caminho fácil. A emoção toldava-me constantemente a razão e inibia o processo de escrita, porque as palavras tinham asas, cujo bater não me cabia no peito, e dava comigo a tentar equilibrá-las nas mãos".
De facto, como nos diz Catarina, "por vezes há situações que não podemos mudar, mas podemos sempre retrospetivar o nosso olhar".
E o melhor para nos mostrar a veracidade destas palavras era ouvir o relato de vida do Luís...
Luís falou-nos da sua infância e juventude sempre ligado à prática desportiva.
Num dia de prova de BTT, aconteceu o inesperado...uns socalcos na estrada tiveram como consequência a sua queda... uma queda que mudaria a sua vida...
Luís relatou-nos os seus dias de sofrimento, dias que perfizeram um ano, um ano passado em vários hospitais, com operações, infeções, terapias... momentos de desânimo...mas, também, de muita força interior alimentada pela família, pelos amigos e por bons profissionais que o acompanharam.
Luís falou-nos do seu esforço para vencer barreiras e tornar-se o mais independente possível.
O Luís mostrou-nos que é possível recomeçar os nossos sonhos.
Por fim, para satisfazer a curiosidade dos nossos alunos, fomos até junto do carro do Luís para que ele exemplificasse como entrava para o carro e arrumava a sua cadeira de rodas.
Obrigada Luís pela partilha da sua vida e dos seus sonhos e por nos mostrar o quanto é importante a nossa força e determinação para escolhermos novos caminhos, mas também o valor do apoio familiar, dos amigos, da comunidade e de bons profissionais para nos ajudarem a chegar mais longe.
Obrigada Catarina pelo registo da experiência de vida do Luís, dos dias difíceis que passou, mas também do seu recomeço de vida acompanhado de muita força e de muito amor.
Sem comentários:
Enviar um comentário