O concurso "Ser escritor é COOL!" é organizado pela Rede de Bibliotecas Escolares e pretende promover a leitura e a escrita, com recurso aos media.
Está organizado em 4 escalões: 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário.
Os trabalhos poderão ser realizados nos seguintes formatos:
vídeo e podcast - 1º e 2º ciclos - até 2 minutos
- 3º ciclo e ensino secundário - até 3 minutos
texto - 1º e 2º ciclos - máximo de 1800 carateres (com espaços incluídos)
- 3º ciclo e secundário - máximo de 3600 carateres (com espaços incluídos)
Os trabalhos em formato de vídeo e podcast devem ser acompanhados de um guião com o texto e/ou a planificação da fase de conceção, bem como de uma ficha técnica.
Os concorrentes podem utilizar apenas um ou vários formatos, ao longo dos 3 desafios. Serão lançados 3 desafios ao longo do ano letivo.
Desafio 1 - 1º e 2º ciclos
Luís Vaz de Camões escreveu no seu poema épico Os Lusíadas, acerca de grandes heróis e das suas aventuras, rumando ao desconhecido, enfrentando gigantes, navegando mares revoltos, travando batalhas intensas.
Imagina que és tu o herói/ a heroína de uma aventura épica. Visitarás terras desconhecidas, descerás ao oceano profundo, voarás até ao infinito, que criaturas confrontarás? Irás sozinho ou terás companhia, nessa jornada extraordinária?
Desafio 1 - 3º ciclo e secundário
Luís Vaz de Camões escreveu Os Lusíadas, uma obra ímpar sobre os descobrimentos e a ousada aventura dos navegadores portugueses, rumo ao desconhecido.
Imagina que atualmente ainda estamos numa fase de exploração de novos mundos. Constrói uma história em que tu és o líder numa viagem de descoberta de territórios ainda por desbravar.
Participantes
Poderão concorrer todos os alunos individualmente ou em grupo (máximo de 4 elementos), por escalão. Os alunos/grupos não ficam obrigados a concorrer a todos os desafios mas terão mais probabilidades de vencer o prémio final se optarem por fazê-lo.
Os alunos que desejem participar, devem enviar os trabalhos para risoleta.montez@ae-aherculano.pt, até ao dia 16 de dezembro
Para mais informações, consultar a página da RBE aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário