27.1.25

"A memória do Holocausto e a educação para a dignidade e dos direitos humanos"

 A 27 de janeiro assinala-se, anualmente, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto..

Pretende-se que não se esqueça o genocídio de 6 milhões de judeus pelos Nazis. Este constitui um dos maiores crimes contra a humanidade de que há memória. Um outro objetivo é educar para a tolerância e a paz. Este ano o tema é "A memória do Holocausto e a educação para a dignidade e os direitos humanos", ano em que se assinala os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto.

A Biblioteca lembrou a data com uma exposição com a biografia de Anne Frank e de livros alusivos à data.







Complementar a esta exposição temos uma homenagem a Aristides de Sousa Mendes, um diplomata português que salvou mais de 30 000 vidas da perseguição nazi, desobedecendo às ordens impostas por Salazar.










18.1.25

"Camões, engenho e arte" - "Ler Camões"

 Como é do conhecimento público, a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em articulação com os diferentes serviços do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, está a promover as comemorações do V Centenário do Nascimento de Camões com a iniciativa "Camões, Engenho e Arte".

Entre muitas outras iniciativas, a RBE irá divulgar, ao longo do dia 23 de janeiro, no seu Facebook, vídeos curtos nos quais é possível apreciar leituras da obra camoniana feitas por alunos. 

Foi no âmbito desta proposta de atividade que se realizou um vídeo com a leitura do poema "Verdes são os campos", por alguns alunos do 4ºano da professora Margarida Pinto da E.B. de Fontaínhas.