4.12.21

Dia Nacional da Cultura Científica

 No passado dia 24 de novembro, comemorou-se o Dia Nacional da Cultura Científica que foi criado em 1996 em Portugal, como homenagem a Rómulo de Carvalho nascido nesse dia no ano de 1906. 

Rómulo de Carvalho foi professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino da ciência e da cultura científica no nosso país. Além de professor, foi metodólogo, investigador e autor de manuais escolares, de livros de divulgação científica e de poesia, estes últimos sob o pseudónimo de António Gedeão.

Lembrando a data, a Equipa da Biblioteca da Escola Alexandre Herculano montou uma pequena exposição com materiais disponibilizados pelo Departamento das Ciências Experimentais.



Na biblioteca da Escola de Vale de Santarém também se comemorou o Dia Nacional da Cultura Científica. A professora Fátima Janeiro no seu tempo de apoio à biblioteca dinamizou sessões com a experiência "Massa Maluca"/"O líquido que quer ser sólido".

Através de um esquema feito no quadro, foi explicado aos alunos o comportamento da "Massa Maluca": quando se mistura o amido e a água, as partículas de amido vão ocupar os espaços vazios das partículas de água. Quando apertamos e esprememos a mistura, as partículas de água e de amido vão ficar muito juntas e a mistura ganha o aspeto de um sólido duro e seco. A mistura ao ficar sobre o prato, as partículas de amido e de água voltam a afastar-se um pouco e a mistura parece ser um líquido grosso

                                          


                              


Foi um dia divertido e de aprendizagens significativas....

...para os alunos do 1º ano...




...para os alunos do 2º ano...




...para os alunos do 3º ano...





E assim se promoveu a cultura científica através da observação e da experimentação.



É tempo para recordar um poema de António Gedeão musicado por Manuel Freire, "Pedra Filosofal".


Sem comentários:

Enviar um comentário