9.1.22

"Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?"

 


"Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?" é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da Visão Júnior, que promove simultaneamente leitura e cidadania.

Os alunos são chamados a elegerem os livros que mais gostaram de ler, num projeto que lhes permite perceber para que serve e como se organiza um processo eleitoral.

No Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, a única turma que se inscreveu foi a turma 5 da Escola Básica de Combatentes, da professora Paula Susana Santos.

A inscrição das escolas corresponde à fase de recenseamento numas eleições políticas.

 Posteriormente, teve de escolher um livro como candidato às eleições nacionais. A escolha recaiu sobre a obra literária A maior flor do mundo, da autoria de José Saramago.

Esta fase correspondeu à apresentação de candidaturas numas eleições.

A partir de todos os títulos indicados pelos alunos/turmas/escolas, e com o apoio da Pordata, foi constituída a lista final nacional por cada ciclo/nível de ensino que já foi divulgada. 

Já conhecemos, portanto, a lista dos livros candidatos, ao nível do 1ºciclo. Entre eles, está a obra escolhida pela turma 5 da E.B. de Combatentes.


Estes livros foram os que reuniram maior número de nomeações, pelo que serão estes títulos que irão figurar nos boletins de voto para as eleições nacionais.

Agora segue-se o tempo para a preparação de materiais de propaganda, criação de tempos de antena de rádio e de preparação de sessões de esclarecimento, pois a campanha eleitoral terá o seu início a 7 de fevereiro e terminará a 21 de março. O dia de reflexão será 22 de março.

A votação decorrerá em todas as escolas a 23 de março.


Sem comentários:

Enviar um comentário