Celebrando o Dia Mundial da Poesia, a professora Elisa Mineiro desafiou a sua turma do 8ºC para uma experiência poética: construir um Haiku.
Sendo o Haiku uma poesia que valoriza a natureza, a aula foi fora da sala...
Foi sugerido aos alunos que expressassem os seus sentimentos pelo que fossem observando na natureza. Assim, foram tirando fotografias a pormenores da natureza e sobre os quais escreviam de seguida o Haiku.
Uma aula diferente em que os alunos desenvolveram a criatividade, a capacidade colaborativa, a capacidade de observação e de análise, assim como a comunicação e expressão escrita.
E, se no início se ouviram algumas vozes como "professora, não tenho jeito para poemas"; "professora, para a rua? E a minha alergia?"; "professora, eu não tenho inspiração para escrever" (...), o contacto com a beleza da natureza circundante contribuiu para que a inspiração fosse surgindo, o entusiasmo crescendo e, no final, já perguntavam se iam ter mais aulas como a de hoje.
Posteriormente, os haikus construídos pelos alunos e respetivas fotografias irão integrar a exposição do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, efeméride que se comemora a 23 de abril.
Excelente iniciativa!
ResponderEliminarÉ verdade! O tempo voou e, no final, surgiram textos e imagens surpreendentes! Quem sabe se não repetiremos?...
ResponderEliminar