Neste espaço, partilhamos e divulgamos as atividades desenvolvidas no âmbito da Biblioteca Escolar e do Plano Nacional de Leitura (PNL) na Escola Básica de Alexandre Herculano. Além desta divulgação,daremos a conhecer, aos nossos visitantes, outros temas relevantes e atuais.
21.3.22
(...) Todos podemos fazer pequenas coisas (...)
Na Disciplina de Projeto, a turma 2 de Fontainhas está a participar no projeto eTwinning "My Nature Museum". Neste projeto, participam várias turmas de diferentes países.
Uma das professoras participantes é Katarzyna Halys. É uma professora polaca e a sua escola fica a 60 quilómetros da fronteira com a Ucrânia. Os seus alunos vivem assustados com a proximidade da guerra.
Apesar da professora titular de turma, a professora Margarida Pinto, já ter conversado com os alunos sobre a situação vivida na Ucrânia e sobre esse assunto terem construído um painel coletivo, voltámos a abordar a temática.
Painel coletivo construído com textos dos alunos e as cores da bandeira da Ucrânia
Conversámos e ouvimos os apelos à paz feitos através da música...
Foi tempo para, coletivamente, pensarmos em palavras de conforto e de reconhecimento da importância da solidariedade do povo polaco para com o povo ucraniano e de construirmos um texto coletivo.
O texto foi copiado para os postais.
Para a ilustração dos postais, os alunos pesquisaram, no seu computador, símbolos de paz e as cores das bandeiras da Ucrânia e da Polónia.
Além dos postais, fizeram uns corações em tecido, com a ajuda preciosa da família.
E que lindos ficaram!!!
Colaborativamente, professoras, alunos e família fizeram nascer este pequeno gesto que chegará à Polónia brevemente. Parabéns aos alunos e família pelo empenho que revelaram.
Obrigada, Margarida Pinto, pelo teu envolvimento e carinho que dedicaste a este projeto.
"Nem todo o mundo pode fazer coisas grandiosas. Mas todos podemos fazer pequenas coisas com grande amor.", Madre Teresa de Calcutá
Estes pequenos gestos são, afinal, grandes! Porquê? Porque oferecem sorrisos e transportam calor humano, capazes de fazer a diferença na vida destas crianças...
Estes pequenos gestos são, afinal, grandes! Porquê? Porque oferecem sorrisos e transportam calor humano, capazes de fazer a diferença na vida destas crianças...
ResponderEliminar