14.11.22

16 de novembro - Centenário do Nascimento de José Saramago


No dia 16 de novembro de 2022, faz 100 anos que nasceu José Saramago, na Azinhaga do Ribatejo, Santarém. Segundo Teresa Nicolau, na página Web "Ensina RTP", José de Sousa Saramago "foi funcionário público, escritor ensaísta, jornalista, chegou a subdiretor do jornal Diário de Notícias" e com a literatura contribuiu na busca de sentido para o mundo e para as coisas.

Em 1947 publica o primeiro livro, Terra de Pecado, e com o romance Levantado do Chão, Prémio Cidade Lisboa em 1980. afirmou-se como um autor de pensamento de esquerda, que fala dos trabalhadores para trabalhadores.

É Memorial do Convento que o confirma como um dos grandes autores de língua portuguesa.



Em 1998 recebeu o Prémio Nobel de Literatura como reconhecimento de uma obra literária traduzida em mais de 30 línguas.

Os mais de quarenta títulos que escreveu inspiraram peças de teatro e filmes Ensaio sobre a Cegueira, do brasileiro Fernando Meireles.

A maior flor do Mundo, é mais um livro que foi adaptado a uma curta-metragem de animação.


Viveu os últimos anos de vida ao lado da sua mulher Pilar del Rio na Ilha de Lanzarote no arquipélago das Canárias. Este relacionamento é retratado num documentário da autoria de Miguel Gonçalves Mendes, "José e Pilar" que pode ser requisitado na Plataforma Online do Plano Nacional do Cinema (PNC).

Trailer do documentário

Sem comentários:

Enviar um comentário