No dia 5 de novembro celebra-se o Dia Mundial do Cinema. A data foi escolhida em homenagem aos irmãos Auguste e Louis Lumière que, usando um cinematógrafo, realizaram nesse dia a primeira sessão pública de cinema em 1895, em Paris.
As imagens mostradas, pelos irmãos Lumière, foram as de um comboio a chegar à estação. Nessa apresentação estavam cerca de 30 pessoas que fugiram assustadas, confundindo a projeção com a realidade. Ao longo dos tempos, com o desenvolvimento dos equipamentos e da evolução tecnológica, o cinema foi evoluindo como um meio de relatar vivências, de difundir a cultura e o conhecimento
Valorizando a sétima arte, como designado pelo italiano Riccioto Canudo na obra Manifesto das Sete Artes, em 1912, o Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano está inscrito no Plano Nacional de Cinema (PNC). A missão do PNC é "criar junto do público escolar as condições para que possa desenvolver-se o gosto pelo cinema, valorizando-o enquanto forma de arte, e promover um programa de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais".
No âmbito do PNC, são igualmente estabelecidas parcerias com outras entidades exteriores à escola, como o Festival CINANIMA. No programa da 46ª Edição, do Festival é contemplada a iniciativa "CINANIMA vai às Escolas", "cujo objetivo é levar, a todos os alunos de Portugal e PALOP, programas de cinema de animação de autor com qualidade artística de produção, maioritariamente, europeia".
Esta semana, de 7 a 13 de novembro, todos os alunos do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano têm a possibilidade de serem espetadores de curtas-metragens do 46º Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho. Para eles foram selecionados programas específicos por níveis de escolaridade.
Programa Escolas - PRÉ e 1ºCICLO
Programa Escolas - 2º e 3ºCICLOS
Sem comentários:
Enviar um comentário