Mostrar mensagens com a etiqueta "O seu a seu dono". Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta "O seu a seu dono". Mostrar todas as mensagens

25.1.26

"O seu a seu dono" - 3ª sessão - T2 EB Combatentes

 No âmbito do Programa para o desenvolvimento da literacia da informação, "Vamos pensar, pesquisar, partilhar! promovido pela biblioteca, a professora bibliotecária dinamizou três sessões na turma 03T2, da professora Marisa Matias, na EB Combatentes.

 "O seu a seu dono!" foi a iniciativa dinamizada com o objetivo de adquirirem noções básicas sobre autoria e propriedade intelectual e compreenderem as regras elementares no uso da informação.

Já tínhamos partilhado as duas primeiras sessões. Agora partilho a 3ª sessão, na qual todos os trabalhos foram expostos e devidamente identificados.

De seguida, dialogou-se sobre a importância de se registar o nome em todos os trabalhos que façamos e refletimos sobre a autoria os direitos de autor.



10.1.26

O seu a seu dono - EB Combatentes T2

 No âmbito do Programa para o desenvolvimento da literacia da informação, "Vamos pensar, pesquisar, partilhar!" promovido pela biblioteca, a professora bibliotecária dinamizou três sessões na turma 03T2, da professora Marisa Matias, na EB Combatentes.

 "O seu a seu dono!" foi a iniciativa dinamizada com o objetivo de adquirirem noções básicas sobre autoria e propriedade intelectual e compreenderem as regras elementares no uso da informação.

Na primeira sessão, a conversa começou com a construção oral de uma área vocabular ligada ao mar.

De seguida, os alunos visionaram um vídeo sobre o bacalhau.


Após uma conversa sobre a informação recolhida no vídeo, conversámos sobre o problema da poluição e viram um segundo vídeo.

Concluído o vídeo, conversámos sobre o tema apresentado.

Por fim, visitámos  a página web do artista plástico Ricardo Ramos que transforma o lixo em peças de arte.

Ligação à página web

Terminámos esta sessão com a proposta de recolherem algum lixo para seria necessário para a sessão seguinte.

Na segunda sessão, foi distribuído a cada aluno um desenho do bacalhau.


O desafio foi preencherem o desenho com o lixo levado de casa. 


















O trabalho de expressão plástica não ficou concluído nesta sessão como estava previsto, pelo que será concluído nas aulas de expressão plástica com a professora Marisa para depois se realizar o terceiro encontro com a professora bibliotecária.



9.12.25

"O seu a seu dono" - JI Fontaínhas

 No âmbito do Programa para o desenvolvimento da literacia da informação, "Vamos pensar, pesquisar, partilhar! promovido pela biblioteca, a professora bibliotecária dinamizou duas sessões no grupo 1, da docente Teresa Oliveira, no JI Fontaínhas.

 "O seu a seu dono!" foi a iniciativa dinamizada com o objetivo de adquirirem noções básicas sobre autoria e propriedade intelectual e compreenderem as regras elementares no uso da informação.

Na primeira sessão, conversámos sobre o mar e os animais marinhos lá existentes.



De seguida, assistiram ao vídeo da canção "O mar enrola na areia".







Posteriormente, criaram a imagem de um peixe usando as suas mãos.












Na segunda sessão, todos os trabalhos foram expostos e devidamente identificados. De seguida, dialogou-se sobre a importância de registarem o seu nome em todos os trabalhos que realizarem.





Desafiando a sua capacidade de resolução de problemas, perguntei:

- Eu não fiz o trabalho e como não gosto de sujar as mãos com tinta, posso aproveitar o trabalho da Constança que está muito bonito e pôr lá o meu nome? 

Responderam-me logo que não.

Manifestei a minha tristeza e perguntei quem é que não se importava de me emprestar um desenho para eu pôr o meu nome.

De imediato, responderam-me:

- Fazes um desenho e pões lá o teu nome!



"O seu a seu dono" - EB Mergulhão T2

 Após um diálogo sobre o mar e outros elementos ligados ao mar (animais marinhos, praia, barcos, verão...) vimos alguns vídeos, nos quais se destacou o farol como elemento de orientação para os barcos.





De seguida, visualizaram um vídeo para aprender a desenhar um farol.


             











De seguida, recortaram o farol e colaram-no numa folha azul, complementando com mais alguns elementos. 
Na segunda sessão, todos os trabalhos foram expostos e devidamente identificados. 
Posteriormente, dialogou-se sobre a importância de registarem o seu nome em todos os trabalhos que realizarem.





Por fim, trocaram-se alguns desenhos e conversou-se sobre o comportamento desleal para com os verdadeiros autores de cada obra.

Em diálogo com os alunos, foram bordadas as noções básicas sobre autoria e propriedade intelectual, assim como as regras elementares no uso da informação.