15.3.15

"Aprendendo com Arte": Partilha do Departamento do 1ºCiclo

Ao nível do 1ºCiclo, a docente Filomena Cardoso partilhou algumas estratégias utilizadas no âmbito da Expressão Plástica.



Assim, a Expressão Plástica surge em articulação com as diferentes áreas disciplinares.


1. Interpretam-se ilustrações de capas de livros para antecipar conteúdos de histórias.
 




2. Ilustram-se textos/poemas ouvidos ou lidos.
 








3. Constroem-se vasinhos para a germinação de sementes.


 4. Constroem-se instrumentos musicais.



5. Constroem-se fantoches com recurso a diferentes materiais e desperdícios.


6. Articula-se com a Matemática.


7. Constroem-se postais de felicitações.

8. Constroem-se máscaras.

9. Inventam-se novos objetos utilizando materiais ou objetos recuperados.

Obrigada pela partilha, Filomena!


"Aprendendo com Arte" - Partilha do Departamento de Expressões (2ºCiclo)

A representar o Departamento de Expressões ao nível do 2º Ciclo esteve o docente Luís Alberto Silva.


Este docente valorizou a utilização das TIC na disciplina de Educação Visual e apresentou alguns exemplos de trabalhos realizados com o PAINT, como, por exemplo, a criação de padrões.
Este programa é um acessório do sistema operativo do Windows, sendo um software utilizado para a criação de desenhos simples e edição de imagens.


Encontro partilha 26fef2015 from risoletamontez

Muito obrigada pela partilha, Luís Alberto! 

14.3.15

"Aprendendo com Arte" - Partilha do Departamento de Expressões (3ºCiclo)

No passado dia 26 de fevereiro realizou-se o 4º Encontro "Aprender em Partilha" que se denominou "Aprendendo com Arte".
A representar o 3º Ciclo do Departamento de Expressões esteve a docente Catarina Godinho que apresentou um percurso didático-pedagógico concretizado através do envolvimento de diferentes disciplinas: Educação Visual, História, Português, Francês, Espanhol, Inglês, Turmas de AEC (1ºCiclo) e Biblioteca Escolar.


O percurso realizado foi o seguinte:
1. Educação Visual
- Trabalho de pesquisa ( correntes de pintura, pintores)
-  Escolha de imagens
- Ampliação de imagens
- Desenho a grafite
- A cor: luz/sombra; mistura de cores/fusão de cores; gradações de cor
- Meios e materiais de expressão: lápis de pastel de óleo; esfuminhos.


2. O enquadramento histórico da época vivida por cada pintor foi feito na disciplina de História.

3. As biografias dos vários pintores foram escritas em português, inglês, francês e espanhol.



4. Nas AEC, os alunos também foram à descoberta de vários pintores famosos e reproduziram as suas obras.


Quanto à professora bibliotecária, desafiou os alunos do 4º ano da EB de São Domingos a construírem poemas inspirados nas obras dos vários pintores.

Muito obrigada pela partilha, Catarina!

SuperTmatik de Cristianismo - Os Campeões do 9ºAno

Na passada segunda-feira, realizou-se o Campeonato SuperTmatik de Cristianismo, ao nível do 9º ano.
Nesta prova participaram 6 alunos, que representaram as turmas C, D e E.


Os Campeões são:

Campeão - Maria Carlota Monteiro, 9ºE
Vice-Campeão - Catherine Álvaro, 9ºD

SuperTmatik de Cidadania - Os Campeões do 5ºAno

No passado dia 9 de março, realizou-se, igualmente, o SuperTmatik de cidadania ao nível do 5ºano.


Os Campeões são:
Campeão - Leonor Lopes, 5ºC
Vice-Campeão - Mércia Melo, 5ºC

SuperTmatik de História de Portugal - Os Campeões do 9ºAno

Na prova de SuperTmatik de História do 9º ano participaram 8 alunos que representaram as turmas A, B, D e E.









Os campeões são:
Campeão - Matilde Godinho, 9ºB
Vice-Campeão - Bernardo Gouveia, 9ºA
3º lugar - João Damião, 9ºD
4º lugar - João Paixão, 9ºB

SuperTmatik de Geografia - Os Campeões

No campeonato de SuperTmatik de Geografia, participaram 6 alunos do 7º ano, os representantes das turmas B, C e D; 8 alunos do 8º ano que representaram as turmas A, B, C e D e 10 alunos do 9º ano, os representantes das turmas A, B, C, D e E.





Oss campeões de cada ano foram:
7º Ano
Campeão - Daniel Rodrigues, 7ºC
Vice-Campeão - Ricardo Pereira, 7ºD
3ºlugar - Marta Ferreira, 7ºD

8ºAno
Campeão - Álvaro Lopes, 8ºA
Vice-Campeão - Leonor Marques, 8ºC
3º lugar - Mariana Humbane, 8ºD
4º lugar - Miguel Silva, 8ºC

9ºAno
Campeão - João Paixão, 9ºB
Vice-Campeão - João Damião, 9ºD
3º lugar - Matilde Godinho, 9ºB

SuperTmatik de História de Portugal - Os Campeões do 2ºCiclo

No passado dia 9 de março, realizou-se o Campeonato de SuperTmatik de História de Portugal, ao nível do 5º e 6º anos.
Nesta prova participaram 8 alunos do 5º ano que representaram as turmas B, C, D e E, assim como 11 alunos do 6º ano, os representantes das turmas A, B, C, D, E e F.



Os Campeões do 5º ano são:
Campeão - Rafael Raimundo, 5ºB
Vice-Campeão - André Pragosa, 5ºD
3ºlugar - Martim Marques, 5ºD




Os Campeões do 6º ano são:
Campeão - Leandro Duarte, 6ºF
Vice-Campeão - João Francisco, 6ºA
3ºlugar - Maria Inês Paveia, 6ºE

12.3.15

A Arca do Tesouro - ainda no JI de Choupal

Após ouvirem o conto A Arca do Tesouro, cada criança expressou os seus sentimentos através da expressão plástica.

A Arca do Tesouro - JI de Choupal

A professora bibliotecária continuou a sua viagem e foi visitar as crianças do Jardim de Infância de Choupal.

Primeiro esteve na sala da docente Rosa Montez onde contou a história da Maria que recebeu da avó uma arca do tesouro.

Como a Maria, também as crianças quiseram colocar tesouros na sua caixa do tesouro. Então, pintaram coloridos corações e colocaram-nos na caixa azul. Assim, quando estiverem tristes, podem ir à sua caixa do tesouro e ver os corações alegres, felizes e ficarão muito melhores.


11.3.15

Comemoração da Semana da Leitura - 12 de março


A Arca do Tesouro no JI de Quinta da Anacoreta


Na sala da docente Cristina Faro também se ficou a conhecer o conto de Alice Vieira, A Arca do Tesouro.

Olharam para dentro da caixa levada pela professora bibliotecária e viram que estava vazia, como a caixa que a avó tinha dado à Maria.

 "Maria olhou para dentro da caixa, mas não viu tesouro nenhum. Nem tesouro nem outra coisa qualquer. Nada de nada. A caixa estava completamente vazia...
- Aqui não há tesouro nenhum...- murmurou ela.
A avó deu uma grande gargalhada.
(A avó nunca tinha voz de inverno)
- Claro que não! O tesouro és tu que o vais pôr aí dentro!

Maria não estava a entender nada.
Que tesouro?
E onde ia ela agora descobrir um tesouro?
E quanto custava um tesouro?
A mãe estava sempre a dizer que não havia dinheiro para nada e que por isso é que o pai chegava a casa cada vez mais tarde...

Então a avó explicou-lhe que há muitos tesouros mesmo, mesmo à nossa beira, só que nós é que não damos por eles..."

No final da audição do conto, foram buscar imagens para colocarem na arca do tesouro da sua sala.


 

















Além de terem ouvido o conto, o encontro com a professora bibliotecária foi ocasião para receberem o prémio por terem participado no concurso da Semana da Leitura no ano letivo 2013-2014.




Comemoração da Leitura - JI da Quinta da Anacoreta

A Arca do Tesouro, da autoria de Alice Vieira foi até ao Jardim de Infância de Quinta da Anacoreta.

Na sala da docente Ana Bela Mendes, as crianças ouviram atentamente a professora bibliotecária e interagiram na interpretação das imagens e na reprodução de sons ou de falas do conto ouvido.

Começou-se por ler a imagem da capa e antecipar conteúdo quanto à personagem, ao espaço onde decorre a ação e ativaram-se ideias quanto à palavra "tesouro".

Antecipada a história a partir da imagem da capa e do título, deu-se início à leitura do conto.

"De cada vez que acaba a chuva, o vento, as tardes escuras e as manhãs geladas, há uma voz que rompe das raízes das árvores adormecidas e entra no coração das pessoas.


Então as pessoas abrem os olhos devagar, muito de va ga ri nho porque a voz que agora as habita lhes murmura:
- Chegou o tempo de não ter pressa.

E os dias duram muito mais, porque o sol se deixa ficar pendurado no céu durante muito mais tempo, e estende os seus braços e entra na terra
                                       na areia da praia
                                           no cabelo das mães
                                                nos gelados que se derretem nas mãos das crianças."


10.3.15

Comemoração da Semana da Leitura - 11 de março


Comemoração da Leitura - EB de Fontaínhas

Ainda na Escola de Fontaínhas, a professora bibliotecária contou a história A Arca do Tesouro aos alunos do 1º Ciclo. Eles ouviram a história da Maria que, quando está triste, vais buscar a caixa de tampa azul.

"Foi a avó que lhe deu essa caixa.
Num dia em que ela tinha chorado a tarde inteira. Porque na véspera o pai tinha chegado a casa muito tarde e, quando Maria correra a sentar-se no seu colo, ele dissera, com uma terrível voz de inverno:
"Já estás muito crescida para colo"
e quase a enxotara como se enxota um gato que nos aborrece.
O gato que Maria está sempre a pedir.
"Era só o que faltava nesta casa...", resmunga ele.

Então a avó passou-lhe para as mãos uma caixa redonda com uma tampa azul (azul, como o céu quando o mau tempo abranda) e disse-lhe:
"É a tua arca do tesouro"


Após audição do conto, os alunos construíram um sobrescrito em origami para colocarem lá palavras que passarão a ser o seu tesouro sempre que estejam tristes.


Comemoração da Leitura - JI de Fontaínhas

A Arca do Tesouro, da autoria de Alice Vieira, foi o conto escolhido para ser contado ao longo da Semana da Leitura .
Hoje, as crianças do JI de Fontaínhas receberam a professora bibliotecária que lhes contou a história da Maria que não gosta da chuva, do vento, das tardes escuras e das manhãs geladas.

"Porque então as pessoas ficam com uma voz áspera, suportam mal o cheiro da humidade entranhado nas camisolas e nos casacos

espirram
         têm tosse
               gritam
                    respondem torto
                         têm saudades dos amigos que desapareceram
                                     protestam por tudo e por nada.

Até a mãe da Maria fica, nesse tempo, igualzinha às outras pessoas - e às vezes diz palavras que magoam.
E não se pode culpar ninguém: é a chuva, o vento, as tardes escuras e as manhãs geladas que as fazem ficar assim.
Com voz e olhos e coração de inverno.

Nada a fazer."

(...)


Este é um conto maravilhoso de Alice Vieira que nos lembra da importância das palavras e nos ajuda a descobrir tesouros, pois "há muitos tesouros mesmo, mesmo à nossa beira, só que nós é que não damos por eles..."

Vejam lá se descobrem esses tesouros...

Quanto às crianças do JI de Fontaínhas já têm palavras para a caixinha azul da sua sala, é o seu tesouro.


9.3.15

Comemoração da Semana da Leitura - 10 de março


Semana da Leitura - Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano

  "Palavras do Mundo" é a temática da Semana da Leitura 2015.
No Agrupamento de Escolas de Alexandre Herculano, a Equipa das Bibliotecas Escolares irá dinamizar diferentes atividades entre 10 e 20 de março.

Cartaz da autoria de Ana Bela Pereira
Cartaz da autoria de Ana Bela Pereira

À Conversa com António Torrado

Chegava, finalmente, o dia 26 de fevereiro, pelo que cinco turmas do 2º Ciclo aguardavam, no auditório, com grande ansiedade a chegada de António Torrado.
A Ana e o João, alunos do Voc81, receberam o escritor e convidaram-no para tomar um café e comer uma fatia de bolo, carinhosamente preparado sob a orientação do Formador António Palmeiro.


António Torrado subiu as escadas para a biblioteca, mas a meio da escadaria parou para admirar o seu retrato, uma verdadeira obra-prima da autoria da docente Júlia Pereira.



Após tecer alguns elogios, continuou a subir as escadas...chegou ao primeiro andar e deixou-se encantar pelas cores da Exposição "Traçados Geométricos", com obras dos alunos do 7ºAno das turmas A, B, D e do TVA, orientados pela docente Catarina Godinho.


A meio da visita à exposição... uma interrupção... a porta do auditório estava aberta e uma sala cheia à sua espera. Ficou felicíssimo...


Foi convidado a sentar-se para assistir à apresentação da dramatização "A Cerejeira da Lua" do Voc61, orientados pelo docente Joaquim Montez. A locução da história foi feita pela aluna Leonor Lopes do 5ºC.


Foi um espetáculo de luz negra muito apreciado e elogiado por António Torrado.

Seguiram-se poemas e histórias lidas por António Torrado.

 Mas não foi só, os alunos tiveram oportunidade de questionar o escritor sobre a sua vida e obra.


Por fim, a sessão de autógrafos...momentos deliciosos de diálogo constante entre António Torrado e todos os que lhe pediram uma dedicatória.


Foi um dia fantástico para todos quantos tiveram a oportunidade de o partilhar com o escritor António Torrado. 
Momentos de alegria, ternura e de muita emoção que poderemos recordar porque foram registados em fotografia e vídeo por dois alunos do Voc82, devidamente orientados pelo docente Sérgio Coelho.


Exposição Temática - António Torrado

Para que todos ficassem a conhecer um pouco melhor o escritor António Torrado, esteve a passar, no refeitório, ao longa da semana, uma apresentação digital sobre a sua vida.

Também montámos uma pequena exposição nas escadas de acesso à biblioteca e na nossa mesa temática.