Neste espaço, partilhamos e divulgamos as atividades desenvolvidas no âmbito da Biblioteca Escolar e do Plano Nacional de Leitura (PNL) no Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano. Além desta divulgação, daremos a conhecer, aos nossos visitantes, outros temas relevantes e atuais.
A técnica do pontilhimos foi mais um desafio apresentado aos alunos da T7 da Escola Básica de São Domingos, no âmbito do projeto eTwinning "Art Time", aquando do estudo do pintor George Seurat.
Após visionamento de um vídeo explicativo da técnica do pontilhismo seguiu-se o momento da experimentação...e eis o resultado final!
"Art Time", o projeto eTwinning dinamizado nas aulas da Disciplina de Projeto na T7 da Escola Básica de São Domingos. Tem sido gratificante ver os alunos entusiasmados em todas as atividades propostas, independentemente do seu grau de dificuldade.
Numa das aulas, os alunos foram desafiados a construir um postal com a técnica Quilling. Após verem um vídeo explicativo, criaram as suas obras...
Desafio atrás de desafio, os alunos da turma 7 da Escola Básica de São Domingos vão descobrindo técnicas de expressão artística, através da sua participação no projeto eTwinning "Art Time".
Numa das aulas da Disciplina de Projeto, assistiram a um vídeo da Mariana Gomes que serviu para conhecerem a técnica de trabalharem o barro/massa de modelar, assim como para se inspiraram nas suas sugestões decorativas.
Na turma 6 da Escola de São Domingos, na Disciplina de Projeto, estamos a pesquisar sobre a azulejaria. Na últma aula conhecemos a vida e obra do Mestre Cargaleiro.
Após observação de fotografias da sua obra artística, os alunos criaram as suas obras, utilizando diferentes materiais, inspirando-se em Cargaleiro.
Na turma 6 da Escola de Mergulhão, na Disciplina de Projeto, estamos a pesquisar sobre a azulejaria. Na últma aula conhecemos a vida e obra do Mestre Cargaleiro.
Após observação de fotografias da sua obra artística, os alunos criaram as suas obras, utilizando diferentes materiais, inspirando-se em Cargaleiro.
No âmbito do projeto eTwinning "Art Time", os alunos da T7 da Escola de São Domingos foram desafiados a construírem o tsuru em origami, assim como uma história em que entrasse o tsuru como personagem. Dando continuidade à articulação entre as docentes da Disciplina de Projeto e a titular de turma, estas atividades foram realizadas pela professora Sandra Fernandes.
Foi uma tarefa que exigiu muita concentração, paciência e destreza manual na atividade de origami e imaginação na produção textual.
Eis o resultado final.
Parabéns aos nossos artistas e à professora Sandra que tão bem orientou a atividade.
Para quem quiser experimentar a fazer um tsuru em origami, fica aqui um vídeo explicativo.
"My Nature Museum" é um projeto eTwinning a ser dinamizado na T2 da Escola Básica de Fontainhas, pela professora bibliotecária, na Disciplina de Projeto, em articulação com a titular de turma, professora Margarida Pinto.
Este projeto pretende desenvolver uma atitude e um compromisso positivo em relação à continuidade e diversidade da natureza. Também oferece oportunidades para o desenvolvimento de habilidades dos alunos como observação, questionamento, pensamento crítico, tirar conclusões, criatividade, imaginação e o uso responsável das tecnologias e da internet. Daí uma articulação perfeita com os conteúdos da Disciplina de Projeto, onde se segue um modelo de pesquisa, a temática escolhida pela turma foi o "Património Natural" e se desenvolve as competências de cidadania digital.
No projeto "My Nature Museum", são vários os países participantes, como se pode ver pelo certificado de registo do projeto.
Após autorização dos encarregados de educação para a participação dos seus educandos no projeto, os alunos foram inscritos na plataforma eTwinning a fim de acederem ao espaço do projeto e interagirem com os restantes colegas.
Uma das primeiras atividades foi imaginar um logo para o projeto.
Alguns alunos imaginaram um poster.
Na última aula, realizámos uma visita pelo espaço próximo da escola.
Outros desafios se seguirão e aqui os partilharemos.
No âmbito do projeto "Ler sem as tecnologias esquecer", os alunos iniciaram a semana passada a ilustração das ideias principais identificadas na obra literária lida.
Hoje foi dia para terminarem essas ilustrações.
Utilizando diferentes técnicas e diversos materiais, a professora Josefina foi orientando os alunos na descoberta de novos caminhos na ilustração, em articulação com a professora Cristina.
Surgiram, então, estas excelentes ilustrações. Parabéns!
"Ler sem as tecnologias esquecer" é um projeto de incentivo à leitura dinamizado na T3 da Escola Básica de Vale de Santarém pela docente Josefina Ferreira, nas horas de apoio à biblioteca, em articulação com a docente titular de turma, a professora Cristina Marchante.
Os alunos começaram por ir à biblioteca, onde cada um escolheu uma obra literária para ler.
Após leitura da obra, dialogaram sobre o seu conteúdo e identificaram as ideias principais, fazendo o respetivo registo.
Na última sessão, iniciaram a ilustração das ideias principais identificadas.
Posteriormente, com as ideias principais e respetivas ilustrações, os alunos irão criar uma apresentação digital e transformá-la em vídeo. Será o trailer da obra literária lida.
Assim, semanalmente, a professora Josefina vai proporcionando momentos de reflexão sobre o conteúdo das obras literárias articulando com as artes e atividades criativas, sem esquecer o uso de ferramentas digitais.
"The World in Books" é um projeto eTwinning que pretende estimular o interesse das crianças pelo livro, através de experiências de leitura que proporcionem momentos de reflexão e da utilização das artes e das atividades criativas, além de incentivo à expressão escrita e ao uso de ferramentas digitais. Neste projeto, são vários os países participantes, como se pode ver pelo certificado de registo do projeto.
Este projeto está a ser dinamizado na T2 da Escola Básica de Vale de Santarém, pela professora bibliotecária Risoleta em articulação com a titular de turma, professora Henriqueta. Após autorização dos encarregados de educação para a participação dos seus educandos no projeto, os alunos foram inscritos na plataforma eTwinning a fim de acederem ao espaço do projeto e interagirem com os restantes colegas.
Uma das primeiras atividades foi a apresentação dos alunos e da escola.
Assim, os alunos ilustraram dos seus autorretratos...
...e responderam a perguntas feitas pelos colegas dos outros países através de desenhos e fotografias.
A seguir tiveram de criar um logo identificativo do projeto. Cada aluno criou o seu e escolheu-se um ao nível da turma. Posteriormente, com os logos escolhidos por cada turma, foi selecionado um representativo do projeto.
A primeira data que comemorámos foi o Dia Europeu das Línguas.
Quanto às atividades relacionadas com a temática do projeto, também já tiveram o seu início.
A primeira atividade foi em redor do livro Here we Are, da autoria de Oliver Jeffers.
Conversámos sobre a capa do livro e antecipámos o assunto do mesmo através das ilustrações do livro.
Lemos o livro, aproveitámos alguns momentos para fazer exercícios de respiração.
Relacionado com a temática do livro, envolvemos toda a escola na comemoração do Dia de aulas ao ar livre, "Outdoor Classroom Day", como já foi publicado neste blogue.
Entretanto, estamos na segunda atividade, "Spread love, giving and kindness", que está subdividida em várias tarefas.
A primeira tarefa foi participar numa nuvem de palavras ligada ao tema desta atividade. Como os alunos ainda não têm a disciplina de Inglês, pensaram primeiro nas palavras em português e foi-lhes dito como se escrevia em inglês, o que foi motivo de grande entusiasmo: "Já estamos a aprender inglês!!; "Já sabemos palavras em inglês!!".
Até 15 de janeiro teremos mais tarefas para fazer no âmbito da temática da segunda atividade. Iremos dando notícias.
Na última aula da Disciplina de Projeto, demos continuidade ao projeto eTwinning "Art Time". Após o estudo de alguns artistas estrangeiros, chegou o momento de apreciarmos a obra de um Ceramista português, o Mestre Manuel Cargaleiro.
Conhecemos um pouco da sua biografia e observámos atentamente algumas das suas obras, para de seguida experimentar a sua arte, utilizando diferentes materiais.
A sala foi dividida em três espaços: uma mesa com tecidos, outra com papéis variados e outra com tintas. Os alunos circularam pelos três espaços, onde criaram "azulejos" com materiais diversificados.
No passado dia 24 de novembro, comemorou-se o Dia Nacional da Cultura Científica que foi criado em 1996 em Portugal, como homenagem a Rómulo de Carvalho nascido nesse dia no ano de 1906.
Rómulo de Carvalho foi professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino da ciência e da cultura científica no nosso país. Além de professor, foi metodólogo, investigador e autor de manuais escolares, de livros de divulgação científica e de poesia, estes últimos sob o pseudónimo de António Gedeão.
Lembrando a data, a Equipa da Biblioteca da Escola Alexandre Herculano montou uma pequena exposição com materiais disponibilizados pelo Departamento das Ciências Experimentais.
Na biblioteca da Escola de Vale de Santarém também se comemorou o Dia Nacional da Cultura Científica. A professora Fátima Janeiro no seu tempo de apoio à biblioteca dinamizou sessões com a experiência "Massa Maluca"/"O líquido que quer ser sólido".
Através de um esquema feito no quadro, foi explicado aos alunos o comportamento da "Massa Maluca": quando se mistura o amido e a água, as partículas de amido vão ocupar os espaços vazios das partículas de água. Quando apertamos e esprememos a mistura, as partículas de água e de amido vão ficar muito juntas e a mistura ganha o aspeto de um sólido duro e seco. A mistura ao ficar sobre o prato, as partículas de amido e de água voltam a afastar-se um pouco e a mistura parece ser um líquido grosso
Foi um dia divertido e de aprendizagens significativas....
...para os alunos do 1º ano...
...para os alunos do 2º ano...
...para os alunos do 3º ano...
E assim se promoveu a cultura científica através da observação e da experimentação.
É tempo para recordar um poema de António Gedeão musicado por Manuel Freire, "Pedra Filosofal".