10.10.14

"Viagem ao Mundo dos Livros" - Partilha do 1ºCiclo



O "1º Encontro aprender em Partilha: Viagem ao Mundo dos Livros" também contou com a participação do Departamento do 1ºCiclo que se fez representar pelas docentes Ana Fonseca e Elsa Carvalho, Coordenadora de Ciclo e Coordenadora do Subdepartamento do 2º ano, respetivamente.


As docentes recorrendo a uma apresentação digital, mencionaram diferentes estratégias utilizadas no 1º Ciclo, proporcionadoras do contacto estreito e regular com o livro e a prática da leitura.


Assim, foram apresentadas as seguintes estratégias:

- Cantinho da Leitura na Sala.

- Visitas à Biblioteca da escola ou à Sala de Leitura Municipal

- Self Service: quando não há espaço nas salas de aulas para ter o "Cantinho da Leitura" ou meios para ir à Biblioteca ou Sala de Leitura, há sempre uma prateleira para colocar livros, pelo que o self service diário de livros resolve o problema. Pela manhã, o aluno responsável do dia distribui os livros e sempre que existe um momento em que tenham terminado as suas tarefas podem ler enquanto aguardam que todos terminem as tarefas.

- Hora do Conto


- Momento de Leitura - é um espaço de quinze ou vinte minutos diários destinados unicamente ao prazer da leitura (ler e/ou ouvir ler). Este momento pode ser coletivo (um aluno lê uma história aos colegas) ou pode ser individual (cada aluno aproveita para ler o "seu" livro).

- Publicitar o "seu" livro - quando as crianças gostam muito de ler um livro, fazem publicidade para que os outros colegas possam também usufruir dele.

- Roda da leitura - sempre que um grupo de crianças termina as suas tarefas aproveitam para ler, mas ler numa roda. Ou seja, um começa, passa ao colega do lado que continua e um outro há de terminar.

- Encontros com autores e ilustradores.



- Contadores de histórias - nas escolas onde não vão os autores, há sempre familiares para contarem histórias.

- Sala de Autor - Quando queremos que os nossos alunos fiquem a conhecer melhor os autores e as suas obras, nada como haver uma "sala de autor".

Ouvem-se trechos de várias obras de diferentes autores e procede-se à votação


Atribui-se o nome do autor eleito à sala de aula

Posteriormente, é o caminho da descoberta da vida do autor e da sua obra
 - Painel de Leitura - cada aluno escreve uma frase que identifique o livro por ele lido. Essa frase vai para o painel, destacando a leitura realizada no dia.

- Dramatização de histórias - quando pretendemos que a história seja recontada e explorada, mas sem a obrigatoriedade da caneta e do papel, recorremos à dramatização.

Após a apresentação das estratégias, as docentes terminaram lendo os "Direitos Inalienáveis do Leitor", da autoria de Daniel Pennac.




1 comentário: