11.3.16

À Conversa com Maria de Lourdes Soares

Na Escola Básica de Fontaínhas, Maria de Lourdes Soares foi recebida com uma grande salva de palmas pelos alunos, assim como pelo corpo docente e não docente desta escola.


 Após uma breve conversa introdutória, perguntou o nome de cada criança.


Como soube que uma criança fazia anos, chamou-a para junto de si e cantaram-lhe os parabéns.



















O espaço estava acolhedor e decorado com elementos alusivos às histórias lidas, o que não passou despercebido à escritora.
Conversou com as crianças do pré-escolar sobre o livro Querido Fim de Semana e apresentou as personagens Sábado e Domingo.




















Quanto aos alunos da turma 2 leram o livro O país do mel. Após terem apresentado o trabalho realizado no âmbito da obra lida, os alunos tiveram oportunidade de adoçar a boca com mel.


Em relação à turma 1, trabalharam o livro A Família Soluas, daí a decoração com um céu estrelado, o Sol, a Lua e os vários planetas. Os alunos explicaram as várias tarefas realizadas e apresentaram as estrofes que memorizaram da obra.


 De seguida, Maria de Lourdes Soares contou resumidamente a história relatada na obra A Família Soluas. Para que os mais pequeninos percebessem o movimento da Terra à volta do Sol, exemplificou com duas crianças do pré-escolar.



Antes de se passar à Sessão dos Autógrafos, houve um momento para a distribuição, pelas mulheres presentes e por cada criança, de uma lembrança da Associação de Pais da Escola das Fontaínhas: uma flor. Uma flor para homenagear a "Mulher", a mulher que tem acompanhado cada aluno ao longo da sua vida, a mãe, a avó...





















Por fim, passou-se à Sessão de Autógrafos cheia de ternura com direito a escolherem:
- Queres um abraço ou um beijinho?
E assim, iam saindo os autógrafos com um abraço ou beijinhos.





Agradeço aos alunos e a todo o corpo docente e não docente desta Escola a preciosa colaboração, tal como o seu empenho e carinho colocado na organização deste Encontro com Maria de Lourdes Soares que ficará na memória de todos nós.
Muito obrigada a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário