30.4.16

Concurso Nacional de Leitura - Fase Distrital

Cumprindo rigorosamente o horário estabelecido, ontem, pelas 11 horas e 50 minutos, o Miguel Silva, o João Pimenta e o Tomás Silva estavam ao portão da EB de Alexandre Herculano.
Após uns breves minutos, chegou o autocarro que nos levou até Tomar numa viagem calma e com muito sol.

 Chegados à Biblioteca Municipal, a Biblioteca António Cartaxo da Fonseca, os alunos apresentaram a documentação exigida e aguardaram calmamente pela hora da prova.


















Ainda antes das 13 e 30, entraram para o auditório onde iriam realizar a prova escrita.




















Terminada a prova, foi tempo para descontrair...










Entretanto, teve início o Programa Cultural, com a representação do "Auto da Barca do Inferno" pela Oficina de Teatro Canto Firme.



Seguiu-se o lanche convívio, servido pela Escola Profissional de Tomar, antes da realização da prova oral.

O palco estava preparado para receber os finalistas que iriam prestar as provas de argumentação, leitura expressiva e de dramatização.

 Agora, era tempo de aguardar os resultados das provas escritas.
O júri deu entrada na sala, o que significava que estava para breve o anúncio dos finalistas.









 Quanto aos finalistas do Ensino Secundário foram alunos representantes da Escola Secundária do Entroncamento, Alcanena e Coruche.
 Em relação aos finalistas do 3ºCiclo, foram os representantes das Escolas de Ferreira do Zêzere, Tomar, Porto Alto, Ourém, Centro de Estudos de Fátima e do Colégio Sagrado Coração de Maria.

Quanto aos representantes da EB de Alexandre Herculano, os nossos parabéns por terem chegado à fase distrital.

29.4.16

"O tempo", de Diana Barreto

Quando "escrever" se torna num prazer, basta uma palavra abraçar e muito bem raciocinar para um poema criar. É o que acontece com a Diana Barreto...


"O Tempo"

O tempo é atleta
que não pára de correr
treina horas e horas
só para nos vencer.

Tem galo, o despertador
que canta de madrugada
congela no inverno
e abre a seara.

Não nos deixa fazer
a comida antes do jantar
e temos de comer ervilhas
antes de as congelar.

Tem filhos, netos e bisnetos
que são horas, minutos e segundos
não têm coração
só ponteiros finos e pontiagudos.

É redondo como a bola
e como o gelado de limão,
que se prolonga no cone,
da forma do focinho do cão.

Acaba aqui este poema
pois não tenho tempo para continuar
eu até fazia mais
mas o tempo não quer parar.

Muitos parabéns, Diana! Está fantástico!




Encontro com o ilustrador Rui Castro

Com o apoio da Areal Editores, através da sua Delegada Escolar Ana Hilário, recebemos o ilustrador Rui Castro no Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano.
 Assim, ontem, pelas 9 horas e 30 minutos, foi recebido pelos alunos do 4ºano da EB de São Domingos.
 


















Posteriormente, dirigiu-se para a EB Alexandre Herculano. Aqui, numa primeira sessão, encontrou-se com os alunos do 6ºE, do 7ºD e do 8ºA e, numa segunda sessão, com os alunos do 5ºF, do 9ºC e do V91.


 Ao longo da sessão, Rui Castro apresentou as várias etapas do seu trabalho como ilustrador e realçou a importância da criatividade.

Finalizou cada um das sessões a fazer um desenho que foi seguido, traço a traço, pormenor a pormenor, com toda a atenção.
Este foi o desenho realizado na primeira sessão...


...e na segunda sessão foi este.


Após o almoço, Rui Castro foi recebido na EB de Vale de Estacas por todos os alunos deste estabelecimento.
Também aqui realizou um desenho...

O nosso grande, grande obrigado ao Rui Castro por ter partilhado connosco pormenores do seu trabalho, a sua criatividade, os seus saberes e as suas experiências, assim como à Areal Editores, representada pela Ana Hilário, por esta excelente oferta que permitiu a todos nós, docentes e alunos, momentos ricos de aprendizagem.
A todos os docentes e alunos que aderiram à iniciativa, o nosso obrigado por todo o envolvimento.

26.4.16

"A amizade não se compra, conquista-se"

Que grande verdade, Diana: "A amizade não se compra, conquista-se". Este é o título de um bonito poema que a Diana escreveu numa aula de Português da professora Graça Gonçalves.
Hoje enviou-me o poema por mail e, como tive autorização da Diana para o publicar no blogue, aqui vos deixo o poema sobre a conquista da amizade.

"A amizade não se compra, conquista-se

Neste mundo há dinheiro,
paz, guerras e conflitos,
mas o valor da amizade
nem têm os ricos.

Há muita gente
que a procura nos mercados,
mas só encontram
frescos e enlatados.

Até D. Afonso Henriques
ao governar Portugal,
não percebeu
que estava a fazer mal.

Houve muito sangue
espalhado pelo chão.
Só não apareceu
um verdadeiro amigão.

A amizade não se compra
mas conquista-se aos poucos
como Portugal
conquistou aos mouros.

Assim se aprende
o moral desta história:
a amizade é conquista
em forma de vitória.



23.4.16

Dia Mundial do Livro - 23 de abril


Cartaz concebido pela LUPA Design para a DGLAB
 Segundo a DGLAB, "O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril, dia de São Jorge. Esta data foi escolhida  para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Sant Jordi) e recebem, em troca, UM LIVRO. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, a 23 de abril".

Em simultâneo, comemoram-se os Direitos de Autor. Por esse motivo, a professora bibliotecária tem vindo a dinamizar sessões de sensibilização para a necessidade de se respeitarem os Direitos de Autor.


Apresentação Pública da "Maratona da Palavra"

A "Maratona da Palavra" foi uma atividade colaborativa das Bibliotecas Escolares (BE) do concelho de Santarém, que consistiu na construção de uma história a partir da personagem representada como mascote, o Campino.
Ontem, dia 22 de abril, pelas 18 horas, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, foi a apresentação pública do trabalho resultante desse projeto.



 A Sessão teve início com a intervenção das diferentes individualidades: Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santarém, a Senhora Vereadora da Educação, a Senhora Vereadora da Cultura, a Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, a Senhora Bibliotecária Municipal.


 Posteriormente, foi a atuação do Coro Infanto-Juvenil do Círculo Cultural Scalabitano.










Quanto às Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano tiveram o privilégio de construir a mascote e de darem início à Maratona, daí terem sido os primeiros a intervir na breve apresentação do livro.
O "nosso" Joãozinho da UAM da EB de São Domingos
Quanto ao Rafael, iniciou a sua intervenção dizendo o que sentiu perante o desafio que lhe tinha sido colocado.
 "Fui convidado para escrever esta história. Ao princípio senti-me nervoso perante este trabalho difícil que tinha pela frente, mas depois vieram-me muitas ideias à cabeça e comecei logo a trabalhar. Estava sempre ansioso por continuar a escrever e no final fiquei triste porque não podia escrever mais, mas feliz pela história que tinha conseguido escrever".






 De seguida, para que o público ficasse a conhecer um pouco da narrativa, leu alguns parágrafos, construídos por ele e pelo Tiago Figueiredo.

 "No Círculo Cultural Scalabitano, viviam-se momentos de crise: o Coro com poucos elementos, a Orquestra sem maestro nem dinheiro para comprar instrumentos, o Ballet paralisado, o Grupo de Teatro sem ideias, os palhaços de férias e, se não bastasse, a instalação elétrica estava com problemas. 
Após a sua fundação em 1954, viveram-se momentos áureos, tendo recebido a Medalha de Ouro da Cidade de Santarém em 1957, contudo o início da década de 90 estava a revelar-se dramático.
- Que fazer? - questionava tristemente um Campino que por ali passava nos domingos à tarde, recordando a época em que lá ia com o seu ai assistir a espetáculos.
Olhando para as portas fechadas, sentava-se no muro envelhecido e, em vez das vozes melodiosas do Coro, ouvia-se o ranger do telhado".

 A assistir muito atentamente, estava o Tiago Figueiredo, o outro autor da narrativa construída na EB Alexandre Herculano.

Após as apresentações dos vários representantes das escolas participantes, o Senhor Presidente do Círculo Cultural Scalabitano pediu a palavra, tendo dado os parabéns pela narrativa construída e agradecendo a inclusão do Círculo Cultural na mesma. Como reconhecimento, convidou todos os alunos participantes a assistirem a um espetáculo no Círculo Cultural Scalabitano.

















No final, foi tempo de fotografar para mais tarde recordar...


20.4.16

Parabéns, Diana Barreto!

Saíram hoje os resultados do concurso "Um conto que contas" e na categoria A2 (individual do 2ºCiclo), a Diana Barreto, aluna do 5ºano da EB Alexandre Herculano, obteve menção honrosa com o seu texto "Uma semana na praia como castigo".  

Muitos parabéns, Diana! 

19.4.16

Maratona da Palavra

No próximo dia 22 de abril, sexta-feira, pelas 18 horas, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, será a apresentação pública do trabalho "Maratona da Palavra".


17.4.16

Curtas na Biblioteca

Imagem retirada da página RBE
No âmbito da comemoração dos vinte anos desde o lançamento da Rede de Bibliotecas Escolares, a RBE quer mostrar à sociedade, através do olhar dos alunos, o que de melhor se faz nas nossas bibliotecas. Assim, "a iniciativa Curtas na biblioteca será a oportunidade para que isso aconteça".
Para quem queira participar, seguem as orientações definidas pela RBE.


14.4.16

À conversa com Lurdes Breda na EB de Vale de Santarém

A EB de Vale de Santarém preparou com muita criatividade a receção à escritora Lurdes Breda.
Agradeço todo o envolvimento e entusiasmo dos alunos, assim como do corpo docente e não docente desta escola.
Muitos parabéns por toda a dinâmica de trabalho que resultou num cenário espetacular.



À conversa com Lurdes Breda na EB Alexandre Herculano

Hoje tivemos o privilégio de receber Lurdes Breda na EB Alexandre Herculano.
Uma lição de vida para todos os que estiveram no auditório, dos mais jovens aos mais velhos.
De facto, há que enfrentar os problemas, as dificuldades, as nossas limitações, sejam elas quais forem e adaptarmo-nos. A vida tem de ser encarada com energia e muita alegria.
Muito obrigada, Lurdes Breda, pela sua visita, pelas suas palavras, pelo seu carinho e por toda a sua energia! Ficámos todos muito mais ricos!


As letras com muita criatividade

Os alunos do 4ºano, com muita criatividade, compuseram mais algumas letras do alfabeto.

Trabalho realizado pelos alunos do 4ºano da professora Ana Ramalho

Trabalho realizado pelos alunos do 4ºano da professora Ana Ramalho



Trabalho realizado pelos alunos do 4ºano da professora Ana Ramalho

E, assim, dia após dia, alunos, docentes e assistentes operacionais foram preparando o dia 14 de abril para receber com muito carinho a escritora Lurdes Breda.