No passado dia 29 de outubro, tivemos a presença de Nuno Ramos Vieira, o autor do filme Dimensão S3, na Escola Básica Alexandre Herculano.
Após uma breve apresentação do autor, os alunos viram o filme, do qual deixamos aqui o trailer.
O filme aborda a temática da dependência dos ecrãs e na importância de alternativas externas que substituam a oferta digital.
Segundo a Direção de Serviços de Projetos Educativos (DSPE) da Direção-Geral da Educação (DGE), parceira da iniciativa, "reconhece no filme um contributo valioso para a concretização do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, onde se valoriza competências como o pensamento crítico. a comunicação, o trabalho em equipa, a resolução de problemas, o empreendedorismo e a responsabilidade". (DGE)
De facto, é um filme que devia ser de "leitura obrigatória" seguido de uma reflexão pormenorizada sobre o mesmo, em contexto de sala de aula e familiar. A partir do filme, não são realçadas apenas as consequências da dependência dos ecrãs, há, igualmente, a consciencialização da importância de se promover o trabalho de projeto, da colaboração das entidades locais, do apoio da família e dos amigos para a resolução de problemas.
Na verdade, mostra-nos que os problemas resolvem-se mais facilmente se estivermos unidos e se cada um der o seu contributo para a resolução dos mesmos.
Divididos por três sessões, tiveram oportunidade de ver o filme as seguintes turmas: 5ºB, 6ºE, 6ºF, 6ºG, 7ºE, 7ºF, 8ºC, 9ºB e CEF. Atendendo à capacidade do auditório, não houve possibilidade de alargar a mais turmas.
No final do filme, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o seu autor...
...e com um elemento da banda Dimensão S, o baterista.
No final, algumas fotografias com o autor do filme.
À noite, o mesmo filme foi visto pelos pais e encarregados de educação que se inscreveram.
O nosso grande obrigado ao Nuno Vieira por nos ter proporcionado momentos ricos em aprendizagens significativas. Desejamos-lhe continuação de um excelente trabalho.






























Sem comentários:
Enviar um comentário