8.7.16

Passeio Cultural

Este ano, a equipa das Bibliotecas Escolares organizou um passeio cultural a Sangalhos para uma visita ao Aliança Underground Museum.


O Aliança Underground Museum é um espaço expositivo ao longo das tradicionais Caves Aliança Vinhos de Portugal.

Abrangendo uma extensão temporal com milhões de anos contempla várias coleções distintas: arqueológica, arte etnográfica africana, escultura contemporânea, minerais, fósseis, cerâmica das Caldas, azulejos e estanhos.
A primeira coleção, a arqueológica, é constituída por um conjunto de figuras em terracota com cerca de 1500 anos, provenientes da antiga cultura Bura-Asinda-Sika, do Niger, no continente africano.




A arte etnográfica africana é uma coleção composta por diversos objetos etnográficos que contemplam estátuas, máscaras, armas, artigos de prestígio, joalharia, utensílios do quotidiano, entre muitos outros.


A coleção de minerais é um espólio composto por várias centenas de amostras minerais, provenientes na sua maioria do Brasil, dos estados do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. Ametistas, calcites, variedades de quartzo e turmalines são apenas alguns dos muitos exemplares que podemos encontrar nesta coleção.


 Quanto à coleção de fósseis é um extraordinário património paleontológico com mais de 20 milhões de anos, dos quais constam fósseis de rinocerontes, conchas, plantas, peixes, dentes, entre outros.


 O acervo de escultura em pedra do Zimbabué representa um novo género de arte criado no início da década de 1960.
 

A coleção de azulejos tem alguns exemplares datados entre o século XVIII e a atualidade, quase todos de origem portuguesa e francesa pertencentes à maior coleção privada de azulejaria, que na sua totalidade abrange 500 anos.


 A visita às caves...


 E a visita aproximava-se do fim...

No final da visita, degustámos um flute de Espumante Aliança e pãezinhos recheados com leitão.
 

Quanto ao almoço, foi na cidade de Águeda.


Após o almoço, seguiu-se uma visita ao Buçaco. As terras do Buçaco foram doadas aos Carmelitas Descalços em 1628 pelo Bispo de Coimbra para que aí se construísse um mosteiro. Os monges ergueram, então, um muro com mais de cinco quilómetros para rodear os seus terrenos e construíram o convento de Santa Cruz, integrado na vegetação.

A Mata Nacional do Buçaco é uma área protegida localizada na Serra do Buçaco, onde existe uma grande variedade de espécies vegetais: cerca de 400 espécies nativas da faixa atlântica e aproximadamente 300 de outros climas.

Sem comentários:

Publicar um comentário