23.9.19

Oficina da Escrita - Biblioteca Alexandre Herculano

A Oficina da Escrita, dinamizada pela professora bibliotecária Risoleta Montez, tem por objetivos estimular o gosto pela escrita e abrir portas à associação de ideias e à criatividade.
Vamos seguir os conselhos de alguns escritores (Gianni Rodari, Ray Bradbury...) para "obrigarmos" a imaginação a pôr-se em movimento.
Numa outra vertente de desenvolvimento linguístico, iremos participar no projeto eTwinning "Let's Travel Through Europe", promovendo assim a consciência do modelo europeu de sociedade multilingue e multicultural.


Esta Oficina terá o seu início no dia 10 de outubro e funcionará às quintas-feiras, das 14:30 às 17:15.

Clube de Leitura - Biblioteca Alexandre Herculano

Com o objetivo de estimular o gosto pela leitura e contribuir para o desenvolvimento pessoal e autonomia, a professora bibliotecária Risoleta Montez dinamizará o Clube de Leitura.
No Clube de Leitura não há lugar à realização de fichas de leitura, de exercícios de vocabulário ou de gramática.
No Clube de Leitura haverá, sim, momentos de leitura, de apresentações de livros, de organização de festas em redor de um livro ou de um autor.
Este Clube terá o seu início no dia 8 de outubro e funcionará ao longo do ano letivo, às terças-feiras, das 14:30 às 17:15.

Prometemos respeitar "Os Dez Direitos do Leitor", escritos por Daniel Pennac.





21.9.19

"Artists to Discover"

Em articulação com a disciplina de Oferta Complementar, a T6 da Escola Básica de São Domingos está a participar no projeto eTwinning "Artists to Discover". O fio condutor deste projeto é a construção de uma relação entre os alunos e os artistas do seu país para posteriormente partilharem com os outros parceiros europeus as informações recolhidas.
Foi neste âmbito que, na passada terça-feira, os alunos desta turma de 4º ano de escolaridade visitaram espaços de Santarém com exposições de artistas portugueses e estrangeiros, nomeadamente, os participantes no Encontro de Artistas Plásticos "Pictorin".
Assim, saímos da escola e fizemos uma caminhada a pé até...


...ao Palácio Landal, onde se crê ter nascido Frei Luís de Sousa.


Aqui, visitamos a exposição "Paisagens", com quadros do artista plástico Francisco Pereira. Segundo o artista, "...paisagens são volumes, odores, são no fundo tudo o que nos rodeia e impressiona, o que nos transmite emoções e sentimentos..."














No final da visita, deram a sua opinião:
"Eu gostei muito! As obras davam a sensação de conforto e felicidade", Brenda
"O meu quadro favorito foi o azulado...parecia o céu e o mar...", Flávia
"Quando lá cheguei não percebi nada, mas depois olhei melhor e comecei a imaginar...", Joana G.
"Quando cheguei à exposição não percebi nada, mas a seguir comecei a perceber melhor porque perguntei ao artista Francisco Pereira", Santiago C.
"Eu gostei dum quadro todo azul. Ele fez-me sentir mais calma...também ouvi uma cascata", Gabriela
"Eu pensava que era tinta espalhada, mas quando olhei melhor vi várias imagens", Emanoil
"O quadro que eu gostei mais foi aquele em que imaginei ser uma cascata", Eduardo
"Eu gostei de um quadro que parecia o pôr-do-sol", Margarida
"Os primeiros quadros que eu vi não entendi, mas a professora Helena ensinou-me que era mais fácil vendo de longe", Duarte
"Eu gostei muito do quadro que parecia o planeta Terra", Yara


De seguida, foram ver o mural pintado, pelos artistas plásticos estrangeiros, durante o "Pictorin"...verificaram que um já tinha desaparecido, outro a cair e só um estava em plenas condições de ser apreciado...


...e o mural, ainda incompleto, dos artistas Fernanda Narciso e Francisco Camilo. Aqui, perceberam qual a grande diferença entre estes dois artistas. Enquanto o Francisco Camilo pinta em superfícies lisas, a Fernanda Narciso gosta de aproveitar a degradação da parede. Este mural pretende recordar um local onde se vendiam e apregoavam as pombinhas de Santarém ao lado de uma paragem de autocarros. A parede lisa que vai ser pintada por Francisco Camilo pretende homenagear Bernardo Santareno, pois no próximo ano comemora-se o centenário do seu nascimento.


"Eu achei a pintura da Fernanda Narciso muito criativa", Miriam
"Eu aprendi a apreciar as pinturas", Santiago M.
"Eu aprendi que todos podemos ser artistas...é só ter imaginação", Martim

Por fim, fomos ao WShopping, mas antes de lá entrarmos, pudemos apreciar o mural de Francisco Camilo.








"Eu gostei de ver a arte que estava na parede do WShopping do artista Francisco Camilo. No início não percebi algumas pinturas, mas depois fui percebendo aos poucos", David
"Eu gostei de apreciar as pinturas", Miguel
Por fim, entramos no WShopping...








...além de pinturas, pudemos apreciar outro tipo de arte...
"Adorei ver as pinturas e as cadeiras pintadas no WShopping e também aprendi que podemos ser todos pintores", Inês
"Eu gostei de ver os objetos de arte do WShopping", Guilherme

Por fim, regressamos à escola com muita vontade de pintar, de conhecer melhor mais obras de arte e alguns artistas de Santarém.



O nosso grande obrigado à organização "Pictorin" e aos artistas Francisco Pereira e Fernanda Narciso que nos ajudaram a preparar a visita, assim como se disponibilizaram para encontros posteriores.


18.9.19

Dia das Bandeiras Verdes em Guimarães


No dia 18 de outubro em Guimarães, a Escola Básica Alexandre Herculano vai receber, pelo terceiro ano consecutivo, a Bandeira Verde Eco-Escolas, pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo do ano. Além de um 3º lugar ao nível nacional no desafio "Alimentação Saudável e Sustentável", com a ação da Brigada da Cantina, irá receber a Menção Honrosa no desafio "O Lixo Marinho - em busca dos suspeitos do costume".
Os nossos parabéns a todos os que contribuíram para a obtenção destes prémios, em especial à professora Conceição Moreira, coordenadora do Programa Eco-Escola na Escola Alexandre Herculano.

15.9.19

Biblioteca Escolar: receção aos alunos do 5º ano

A fim de favorecer a integração dos alunos do 5º ano de escolaridade na Escola Alexandre Herculano, foi preparada uma receção que incluiu, entre outras atividades, a visita aos vários espaços da escola. Foi neste âmbito, que a biblioteca se preparou para os receber.



No átrio da biblioteca, tomaram conhecimento das muitas atividades dinamizadas pela biblioteca, através de uma exposição.




 



No final, cada aluno recebeu um bloco de apontamentos com uma capa ilustrada, criada pela equipa da biblioteca.

A todos os alunos desejamos muito sucesso, o qual só se consegue com trabalho, empenho e dedicação.