15.11.20

"Ler sem as tecnologias esquecer"

As Bibliotecas do Agrupamento Alexandre Herculano obtiveram financiamento para a dinamização do projeto "Ler sem as tecnologias esquecer" nas turmas dos 3º e 5º anos. 

Com este projeto pretendemos que os alunos desenvolvam o gosto pela leitura; usem ferramentas digitais para partilha de experiências de leitura e tenham o apoio da família na ilustração das várias ideias principais da obra lida.

Aproveitando o crescente interesse dos jovens pela tecnologia, pretendemos desenvolver o gosto pela leitura tendo como aliados os encarregados de educação e as ferramentas digitais.

O projeto começou, então, com a apresentação das obras literárias pela professora bibliotecária.

5ºA

5ºA


5ºB

5ºB



5ºC

5ºC

5ºD

5ºD

5ºE

5ºE

5ºF

5ºF

Cada aluno escolheu uma obra literária e o primeiro desafio é escrever uma frase com a explicação da razão do livro selecionado, no padlet criado para este projeto. Cada aluno tem de escolher a coluna que tem o seu livro e registar a sua frase.


Após conclusão desta primeira tarefa, segue-se a leitura do livro. 

Posteriormente, terá de identificar algumas ideias-chave sobre a obra lida e ilustrá-las. A escrita das ideias e a ilustração das mesmas será feita em casa no meio familiar. Contudo, se necessário, terá sempre o apoio da docente de Português ou da professora bibliotecária.

Com essas ideias e respetivas ilustrações, pretende-se que o aluno construa um booktrailer. Para essa tarefa, terá o apoio do docente de TIC e da professora bibliotecária.

Por fim, com o docente de Educação Visual irá construir um marcador para o livro lido.

Todos os trabalhos que o aluno vai fazendo pode ir partilhando-os no padlet, tendo sempre o cuidado de os colocar debaixo da coluna do seu livro.



1 comentário:

  1. Projeto muito interessante! A articulação entre os livros materiais e digitais está na ordem do dia!

    ResponderEliminar