Madalena Carmen Frida Kahlo y Calderón nasceu no dia 6 de julho de 1907 em Coyoacán, Mexico.
Artisticamente, adotou o nome de Frida Kahlo e ficou conhecida pelas suas pinturas: retratos, autorretratos e obras inspiradas na natureza e artefactos do México.
Faleceu no dia 13 de julho de 1954, com 47 anos, Coyoacán, México.
A vida da Frida ficou marcada por uma série de acontecimentos dolorosos que contribuíram para o desenvolvimento da sua criatividade.
Durante o tempo que ficou de cama, o pai ensinou-lhe literatura, natureza e filosofia. quando ela começou a melhorara, o pai incentivava-a a praticar desportos para recuperar a força. A arte fotográfica também foi ensinada pelo pai e começou a ajudá-lo a retocar, revelar e colorir fotos.
Em 1925, tinha Frida 18 anos de idade quando teve um acidente de autocarro. morreram várias pessoas e Frida sofreu ferimentos quase mortais depois de um ferro a ter perfurado, fraturando o osso da bacia. Ela também fraturou várias costelas, as pernas e a clavícula. como consequência, Frida passou um mês no hospital e mais dois meses em casa a recuperar.
Embora tenha tentado voltar à vida normal, Kahlo continuou a sentir fadiga e dor nas costas. Após radiografias, descobriu-se que tinha deslocado três vértebras. O tratamento incluiu o uso de um colete de gesso, que a deixou presa à cama como parte da recuperação. Durante esse tempo, começou a pintar com a caixa de tintas de seu pai e um cavalete adaptado à cama. Ganhou a paixão pela pintura e abandonou o sonho de ser médica.
Em 1929 casou com o famoso pintor muralista Diego Rivera, tendo viajado para os Estados Unidos. Este relacionamento integrou-a num ambiente artístico e intelectual rico, mas também ficou marcado por conflitos. O casamento com Diego Rivera também foi retratado nos seus quadros.
A dor e o sofrimento, físico e emocional, pela qual passou ao longo da sua vida, foram um tema constante na sua obra.
Outro tema foi a sua identidade, ao introduzir elementos da cultura mexicana.
Terminamos com alguns pensamentos de Frida".
Os nossos visitantes...
Segue, também, o portefólio construído com o trabalho realizado pela turma ao longo do ano.