Neste espaço, partilhamos e divulgamos as atividades desenvolvidas no âmbito da Biblioteca Escolar e do Plano Nacional de Leitura (PNL) no Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano. Além desta divulgação, daremos a conhecer, aos nossos visitantes, outros temas relevantes e atuais.
Promover o gosto pela leitura é um dos objetivos do projeto "LER fora da Escola" a ser dinamizado na turma 1 da Escola dos Combatentes, pela professora Filomena Cardoso.
Este projeto pretende que haja um trabalho sistemático no âmbito da propedêutica, do treino e da valorização da leitura, mediante articulação escola/família a partir da colaboração entre biblioteca escolar e os docentes.
Foi no âmbito deste projeto que a professora Filomena Cardoso criou o Cantinho da Leitura na sala de aula.
Com a criação deste espaço, os alunos têm acesso a obras literárias, sendo um contributo para reforçar o prazer de aprender a ler.
Momentos de leitura em família criam laços afetivos e estimulam o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, sendo um excelente fator de sucesso escolar.
A família da Carminho tem privilegiado momentos de leitura no núcleo familiar.
No passado dia 27 de outubro, na EB de S. Domingos, decorreram várias atividades para comemoração do Dia Internacional da Biblioteca Escolar.
O 4º ano debateu o tema proposto pela Rede de Bibliotecas Escolares "Histórias com ou sem IA? Vamos refletir...".
Dos 4 livros apresentados, as turmas escolheram uma história. Como era uma história conhecida, seguiu-se um pequeno diálogo sobre a mesma relativamente às personagens, assunto, ação, entre outros.
De seguida, foi solicitado ao ChatGPT que escrevesse uma história fornecendo vários "prompts" de forma a que surgisse uma história aproximada da escolhida. Depois de ler a história elaborada pela IA, os alunos manifestaram a sua opinião sobre as duas histórias.
Surgiram algumas opiniões interessantes, das quais se destacam: a IA escreve textos de forma mais rápida e ajuda quem tem mais dificuldade, no entanto são histórias mais simples, não demonstram os sentimentos dos autores, não apresentam muita criatividade e dão uma falsa ideia de trabalho realizado.
Concluíram ainda que a IA não pode substituir os autores e ilustradores na elaboração das histórias porque só estes podem ter emoções e sentimentos, características do ser humano.
Às restantes turmas e grupos do Jardim de Infância foi proposta a atividade "Descobre a história". Sobre as histórias previamente escolhidas foram elaboradas 5 pistas, que foram dadas aos alunos para descobrirem de que história se tratava. Quando os alunos descobriram a história, esta foi lida pelo professor, sendo posteriormente sugerida uma atividade, de acordo com o ano de escolaridade e história (fichas de leitura, ilustrações em banda desenhada, ilustrações simples).
Decorreu na última semana de setembro, a Formação de Utilizadores da biblioteca, nas escolas de S. Domingos e Vale de Santarém.
As sessões tiveram como objetivo dar a conhecer aos alunos a organização do espaço da Biblioteca Escolar e as regras do empréstimo domiciliário. Além disso, elaboraram as regras de funcionamento do espaço e ficaram a conhecer as várias atividades (leitura informal, informática, jogos e Expressão Plástica) de que podem usufruir nos intervalos.
As sessões terminaram com a leitura da história "Eu (não) sou capaz"! Com esta história aprendemos que, todos conseguimos superar os medos e desafios, se nos empenharmos e tentarmos!
As famílias dos alunos da turma 1 da Escola Básica da Póvoa da Isenta continuam empenhadas em seduzir os seus filhos para a leitura, criando espaços com livros em vários cantos da sua casa.
No passado dia 29 de outubro, tivemos a presença de Nuno Ramos Vieira, o autor do filme Dimensão S3, na Escola Básica Alexandre Herculano.
Após uma breve apresentação do autor, os alunos viram o filme, do qual deixamos aqui o trailer.
O filme aborda a temática da dependência dos ecrãs e na importância de alternativas externas que substituam a oferta digital.
A Direção de Serviços de Projetos Educativos (DSPE) da Direção-Geral da Educação (DGE), parceira da iniciativa, "reconhece no filme um contributo valioso para a concretização do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, onde se valoriza competências como o pensamento crítico. a comunicação, o trabalho em equipa, a resolução de problemas, o empreendedorismo e a responsabilidade". (DGE)
De facto, é um filme que devia ser de "leitura obrigatória" seguido de uma reflexão pormenorizada sobre o mesmo, em contexto de sala de aula e familiar. A partir do filme, não são realçadas apenas as consequências da dependência dos ecrãs, há, igualmente, a consciencialização da importância de se promover o trabalho de projeto, da colaboração das entidades locais, do apoio da família e dos amigos para a resolução de problemas.
Na verdade, mostra-nos que os problemas resolvem-se mais facilmente se estivermos unidos e se cada um der o seu contributo para a resolução dos mesmos.
Divididos por três sessões, tiveram oportunidade de ver o filme as seguintes turmas: 5ºB, 6ºE, 6ºF, 6ºG, 7ºE, 7ºF, 8ºC, 9ºB e CEF. Atendendo à capacidade do auditório, não houve possibilidade de alargar a mais turmas.
No final do filme, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o seu autor...
...e com um elemento da banda Dimensão S, o baterista.
No final, algumas fotografias com o autor do filme.
À noite, o mesmo filme foi visto pelos pais e encarregados de educação que se inscreveram.
O nosso grande obrigado ao Nuno Vieira por nos ter proporcionado momentos ricos em aprendizagens significativas. Desejamos-lhe continuação de um excelente trabalho.