15.5.25

Frida Kahlo

No âmbito do Projeto Cultural de Escola, o tema abordado na Disciplina de Projeto nas turmas do 4ºano foi "As Artes no início do século XX". Ao nível do 1º Ciclo, o subtema escolhido foi a Arte (Escultura/Pintura/Design). 


Na turma 4  da E.B. Combatentes, da professora Gorete Marques, a artista escolhida foi Frida Kahlo e hoje foi dia para apresentar, às restantes turmas da escola, a vida e obra desta artista.



Para a apresentação da artista, aos visitantes da exposição, os rapazes criaram uma gravata e as raparigas deram colorido à sua apresentação com os seus vestidos floridos e penteados com flores e borboletas. Em paralelo, prepararam a sua intervenção.






"Na disciplina de Projeto, a nossa turma pesquisou sobre a artista Frida Kahlo. Para conseguirmos um trabalho com a qualidade que vos estamos a apresentar, seguimos o modelo de pesquisa BIG6, em que tivemos de cumprir 6 etapas até chegar ao produto final. Como não tínhamos livros sobre esta artista, pesquisámos apenas em Páginas Web.


Depois de observarmos e compreendermos as suas obras artísticas, criámos as nossas obras de arte recorrendo a alguns materiais, como caixas, cartão, cartolina, guardanapos de papel, material de pintura, tintas, tesoura e cola.




Madalena Carmen Frida Kahlo y Calderón nasceu no dia 6 de julho de 1907 em Coyoacán, Mexico.

Artisticamente, adotou o nome de Frida Kahlo e ficou conhecida pelas suas pinturas: retratos, autorretratos e obras inspiradas na natureza e artefactos do México.


Faleceu no dia 13 de julho de 1954, com 47 anos, Coyoacán, México.

A vida da Frida ficou marcada por uma série de acontecimentos dolorosos que contribuíram para o desenvolvimento da sua criatividade.





Aos seis anos de idade, Frida teve poliomielite (doença causada por um vírus que provoca a paralisia dos músculos) e isso fez com que a perna direita ficasse mais fina do que a esquerda (razão pela qual Frida usasse saias longas na idade adulta). Esta doença atrasou a sua entrada na escola.




Durante o tempo que ficou de cama, o pai ensinou-lhe literatura, natureza e filosofia. quando ela começou a melhorara, o pai incentivava-a a praticar desportos para recuperar a força. A arte fotográfica também foi ensinada pelo pai e começou a ajudá-lo a retocar, revelar e colorir fotos.


Em 1925, tinha Frida 18 anos de idade quando teve um acidente de autocarro. morreram várias pessoas e Frida sofreu ferimentos quase mortais depois de um ferro a ter perfurado, fraturando o osso da bacia. Ela também fraturou várias costelas, as pernas e a clavícula. como consequência, Frida passou um mês no hospital e mais dois meses em casa a recuperar.


Embora tenha tentado voltar à vida normal, Kahlo continuou a sentir fadiga e dor nas costas. Após radiografias, descobriu-se que tinha deslocado três vértebras. O tratamento incluiu o uso de um colete de gesso, que a deixou presa à cama como parte da recuperação. Durante esse tempo, começou a pintar com a caixa de tintas de seu pai e um cavalete adaptado à cama. Ganhou a paixão pela pintura e abandonou o sonho de ser médica.





Em 1929 casou com o famoso pintor muralista Diego Rivera, tendo viajado para os Estados Unidos. Este relacionamento integrou-a num ambiente artístico e intelectual rico, mas também ficou marcado por conflitos. O casamento com Diego Rivera também foi retratado nos seus quadros.




A dor e o sofrimento, físico e emocional, pela qual passou ao longo da sua vida, foram um tema constante na sua obra.



Outro tema foi a sua identidade, ao introduzir elementos da cultura mexicana.



Terminamos com alguns pensamentos de Frida".




Os nossos visitantes...














Segue, também, o portefólio construído com o trabalho realizado pela turma ao longo do ano. 



14.5.25

Maria Keil

 No âmbito do Projeto Cultural de Escola, o tema abordado na Disciplina de Projeto nas turmas do 4ºano foi "As Artes no início do século XX". Ao nível do 1º Ciclo, o subtema escolhido foi a Arte (Escultura/Pintura/Design). 

Na turma 6  da E.B. Mergulhão, da professora Carla Maia, a artista escolhida foi Maria Keil e hoje foi dia para apresentar, às restantes turmas da escola, a vida e obra desta artista.




"Na Disciplina de Projeto, a nossa turma pesquisou sobre o a artista Maria Keil. Para conseguirmos um trabalho com a qualidade que vos estamos a apresentar, seguimos o modelo de pesquisa BIG6, em que tivemos de cumprir seis etapas até chegar a este produto final.

A nossa pesquisa foi feita em livros ilustrados por Maria Keil e em Páginas Web.

Depois de observarmos e compreendermos as suas obras artísticas criámos as nossas obras de arte recorrendo a alguns materiais, como caixas, cartão, material de pintura, tesoura e cola.


Maria Pires da Silva nasceu em Silves no dia 9 de agosto de 1914. 

Em 1933 casa com o arquiteto Francisco Keil do Amaral e adota o apelido do marido, ficando Maria Pires da Silva Keil do Amaral.


Artisticamente ficou conhecida como Maria Keil. Ao longo da sua vida, explorou diversas áreas artísticas: pintura, ilustração, cerâmica e design. 

A artista faleceu no dia 10 de junho de 2012, em Lisboa, com 97 anos.


Maria Keil iniciou os seus estudos artísticos na Escola Industrial no Algarve. Posteriormente, frequentou o curso de pintura na Escola de Belas-Artes de Lisboa, mas não concluiu o curso.

Ao longo da sua carreira, trabalhou em diversas áreas o que contribuiu bastante para a sua formação como artista completa.

Também recebeu diversas bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian, o que lhe permitiu entrar em contacto com diversas cidades europeias onde esteve: Londres, Paris, Bolonha, Praga e Varsóvia.

Maria Keil utiliza uma linguagem visual próxima da realidade e das pessoas. Os seus trabalhos transmitem alegria e energia, pelo uso intenso das cores.


O seu traço é caracterizado pela simplicidade e expressividade. As suas obras abordam temas como a infância, a natureza e a vida quotidiana.

Maria Keil realizou inúmeras encomendas para os organismos do Estado, colaborando na promoção do turismo, desenhando folhetos-guias e decorando pousadas.


Também foi da sua responsabilidade a decoração do Pavilhão Português da Exposição Internacional de Paris em 1937.

Com as suas ilustrações de livros infantis, contribuiu para a valorização da literatura infantil em Portugal.

Mais tarde, foi também autora dos painéis de azulejos que decoraram as primeiras estações de metro em Lisboa. Esta colaboração teve continuidade ao longo dos anos e são muitas as estações de metro com inovadoras composições gráficas, geométricas e abstratas.



Inspirados nas obras de Maria Keil, criámos as nossas obras que vos convidamos a apreciar. Espero que gostem.


















Pintámos este painel de azulejos inspirados neste quadro de Maria Keil.




Como recordação do nosso trabalho, temos um marcador de livros para vos oferecer".


Os nossos visitantes

T2 - Profª. Susana Caldeira


T3 - Profª Ana Rita Cardoso


T4 - Profª Paula Pereira

T1 - Profª Ana Catarina Reis


T5 - Profª Conceição Rosa


Segue, também, o portefólio construído com o trabalho realizado pela turma ao longo do ano.