21.7.25

Salvador Dalí - O pintor excêntrico






 Salvador DALÍ

No âmbito da disciplina de Oferta Complementar durante este ano letivo trabalhou-se o tema: "As artes no início do século XX"- pintura, escultura e design.
 A turma 2 da E.B.Póvoa da Isenta executou todas as suas atividades focadas no Excêntrico Pintor... Salvador Dalí, um dos principais representantes do "SURREALISMO",



 Nascido na Catalunha, Espanha, em 1904, Dalí desenvolveu um estilo artístico inconfundível, onde o real e o imaginário se misturam de forma intensa e provocadora. O seu trabalho foi profundamente influenciado pela psicanálise de Sigmund Freud, explorando o inconsciente, os sonhos, os desejos reprimidos e a dualidade entre realidade e fantasia.

O estilo é marcado por imagens impactantes e muitas vezes desconcertantes. Ele dominava a técnica do realismo acadêmico, herdada dos mestres renascentistas, e aplicava esse domínio técnico à representação de cenas absurdas e surreais. Essa justaposição entre a perfeição técnica e o conteúdo ilógico é uma das características mais marcantes da sua obra. Os seus quadros frequentemente apresentam cenários desérticos e infinitos, objetos distorcidos, criaturas híbridas, figuras humanas deformadas e uma simbologia pessoal que inclui relógios a derreter, formigas, ovos e muletas, entre outros.

Dalí utilizava principalmente a pintura a óleo, mas também explorou escultura, fotografia, cinema, moda e design. Em todas essas áreas, manteve sua identidade surrealista e o seu gosto pelo espetáculo, pela provocação e pelo detalhe minucioso. As suas pinceladas eram precisas, e o seu uso da perspetiva, da luz e da sombra dava às suas cenas um ar quase fotográfico, apesar do conteúdo fantasioso.


Ao longo da vida, Salvador Dalí soube transformar a arte em um teatro pessoal, misturando genialidade, técnica e excentricidade. O seu legado vai além das telas, influenciando diversas áreas da cultura e mantendo-se como um dos artistas mais reconhecidos e estudados da arte moderna.


Os alunos realizaram pesquisas na escola e em casa sobre o referido pintor. Utilizaram o método "BIG6" e depois de entendidas todas as etapas desse método, reuniram-se em grupos e realizaram os seus trabalhos.

Por último fizeram uma pequena apresentação aos colegas da escola sobre a Vida e Obra de Salvador Dalí.

Os alunos ofereceram uns marcadores de livros, tiraram muitas fotografias com os familiares e amigos durante a festa final de ano.

 Alguns familiares escreveram no livro de opinião e a opinião foi muito positiva sobre a exposição dos seus educandos.




Agradecemos a todos a colaboração, visita e dedicatórias deixadas no livro !

 

Gratidão, adorei trabalhar com todos vós!

 







 



18.7.25

Projeto Cultural de Escola nos JI do AEAH

 Nos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, o Projeto Cultural de Escola foi trabalhado ao nível da Arquitetura.

Visita Cultural ao Porto

O dia 17 de julho iniciou muito cedo para alguns docentes e assistentes operacionais do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano. Eram 7 horas e 13 minutos quando iniciámos a nossa viagem até à cidade do Porto. 






Chegados à Estação de Campanhã, apanhámos o comboio para a Estação de S. Bento.





As paredes do átrio da estação de S. Bento estão cobertas por mais de 22 mil azulejos, a maior representação de azulejos da rede ferroviária de autor de Jorge Colaço, pintados entre 1905 e 1908.
Os vários painéis representam cenas de trabalho campestre, costumes etnográficos, os meios de transporte, vários mitos e quadros da História de Portugal, bem como uma alegoria ao caminho de ferro.
(Infraestruturas de Portugal. Estação de Porto - São Bento. Disponível em: https://www.ippatrimonio.pt/pt-pt/estacoes/estacao-de-porto-sao-bento)






Após termos apreciado a riqueza azulejar da Estação de S. Bento, iniciámos o nosso percurso pela cidade do Porto.

Passámos pela Torre dos Clérigos.



Apreciámos alguns monumentos de interesse histórico-cultural.



Visitámos o Jardim da Cordoaria.






Às 13 horas, visita marcada na Livraria Lello.
A Livraria Lello é referida pela primeira vez como a "Livraria mais bela do Mundo" pelo escritor espanhol Enrique Vila-Matas, num artigo publicado no El País.
Em 2013, a Livraria Lello é classificada como monumento de interesse público pela Direção Geral do Património Cultural.

Livraria LELLO.Milestones. Disponível em: https://livrarialello.pt/pt



Momento de espera pelas 13 horas, hora marcada para a visita.



No interior da Livraria Lello...



O Mercado do Bolhão foi outro dos locais visitados. 

Após uma exigente obra de restauro e modernização para acolher os comerciantes, clientes e visitantes, o Mercado do Bolhão reabriu portas com mais de 70 comerciantes com produtos diversos, que vão desde o peixe, aos legumes e frutas, mas também passando pelo artesanato, cafetaria e restauração.

Bolhão.Coração de Bolhão. Disponível em: https://mercadobolhao.pt/


Muitos outros monumentos e fachadas de prédios puderam ser apreciados ao longo das ruas por onde passávamos.







Durante a tarde, passagem pelo Pavilhão Rosa Mota, localizado nos Jardins do Palácio de Cristal.


Ao final da tarde, o Bairro da Ribeira, um dos locais mais antigos e típicos da cidade do Porto, foi outro espaço visitado.







A hora de regresso a Santarém aproximava-se...




Foi com esta visita cultural ao Porto que a biblioteca da Escola Básica Alexandre Herculano encerrou as atividades deste ano letivo.

Foi um dia muito bem passado, graças à boa disposição, ao excelente ambiente de convívio e alegria contagiante entre todos os elementos do grupo. Com o vosso contributo, a atividade foi um sucesso.

Resta-me agradecer as dicas de orientação dadas por vários participantes, tanto na estação como na cidade do Porto, assim como ao colega José Augusto, pela reportagem fotográfica da visita que em muito ajudou na construção desta notícia.

Grata por todos os gestos, palavras e mensagens de agradecimento que me enviaram.