25.1.26

"Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?"

 


"Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?" é uma iniciativa organizada pela Rede de Bibliotecas Escolares, com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, da Fundação Gulbenkian e da Pordata.

 Esta iniciativa promove a leitura e a cidadania ao dar voz aos alunos e ao aumentar a sua participação dentro da escola, criando oportunidades para a formação de cidadãos de pleno direito. Os alunos selecionam um livro que tenham gostado de ler e posteriormente participam num projeto que lhes permite perceber para que serve e como se organiza um processo eleitoral.

Esta iniciativa desenrola-se ao longo de todo o ano letivo, segue as regras e procedimentos de umas eleições políticas (recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação e escrutínio), o que permite aos jovens perceber como se desenrola todo o processo eleitoral.

Após a inscrição da escola, os alunos da professora Manuela Parreira foram à biblioteca escolher algumas obras literárias para ler e posterior seleção.






Num segundo momento, os alunos voltaram à biblioteca para apresentarem os livros que candidatavam à eleição, preenchendo um formulário próprio na página da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Ao preencher o formulário, cada aluno indicou o título completo do livro e o nome do seu autor, além da identificação da escola e do ano de escolaridade.

Os livros que vão figurar nos boletins de voto para as eleições nacionais serão aqueles que reunirem maior número de nomeações e que estejam publicados em Portugal.  

Com o apoio da Pordata, no dia 21 de janeiro foi divulgada a lista nacional dos livros candidatos. 



A partir desta listagem de livros candidatos, os alunos vão escolher aqueles pelos quais vão fazer campanha eleitoral.


Sem comentários:

Enviar um comentário