13.4.15

Encontros para Saber +

 Encontros para Saber + é uma iniciativa da Biblioteca Escolar que pretende colaborar com os docentes em atividades pedagógicas que contribuam para a melhoria dos resultados dos alunos.
 Assim, para o Encontro de hoje, denominado "O que é (ou deve ser) o Teatro", foram convidados dois atores para partilharem com os alunos as suas ideias e os seus saberes.


 Mas, se por um lado se pretendeu dar aos alunos a oportunidade de conversarem com os atores, por outro, também se quis comemorar o Dia Mundial do Teatro. Este dia foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro e é celebrado todos os anos a 27 de março.
Para celebrar a data, além das inúmeras manifestações teatrais, é difundida a mensagem internacional redigida por uma personalidade do Teatro, de renome mundial, a convite do Instituto Internacional de Teatro.
A professora bibliotecária referiu que a mensagem de 2015 estava exposta no átrio e aproveitou a ocasião para recordar parte da mensagem de 2014, de Brett Bailey:
"Desde que existe sociedade humana, existe o irreprimível espírito da representação, debaixo das árvores, nas pequenas cidades e sobre os palcos sofisticados das grandes metrópoles, nas entradas das escolas, nos campos, nos templos; nos bairros pobres, nas praças públicas, nos centros comunitários, nas caves do centro das cidades, as pessoas reúnem-se para comungar da efeméride do mundo teatral que criámos para expressar a nossa complexidade humana, a nossa diversidade, a nossa vulnerabilidade, em carne, em respiração e em voz.
Reunimo-nos para chorar e para recordar; para rir e contemplar; para ouvir e aprender, para firmar e para imaginar. Para admirar a destreza técnica, e para encarnar deuses. Para recuperar o fôlego coletivo, na nossa capacidade para a beleza, a compaixão e a monstruosidade. Vivemos pela energia e pelo poder. Para celebrar a riqueza das várias culturas e para afastar as fronteiras que nos dividem.
Desde que existe sociedade humana, existe o irreprimível espírito da representação (...)"



Sem comentários:

Enviar um comentário