12.11.15

Livros Novos na Biblioteca

Hoje chegaram à biblioteca mais alguns livros...
Falas Português? é um manual de ensino do Português para alunos estrangeiros, da autoria de Luísa Bacelar e Sónia Junqueira e com revisão científica de Rui Vaz.
Este livro publicado pela Porto Editora "fornece as ferramentas necessárias para comunicar em situações do dia a dia.
- vocabulário temático organizado por aulas;
- estruturas gramaticais explicadas com recurso a inúmeros exemplos claros;
- conteúdos culturais que revelam ao utilizador os costumes do nosso país;
- documentos de sistematização esclarecedores e imprimíveis".


Puxar a brasa à nossa sardinha, da autoria de Andreia Vale, é uma obra em que a autora dá a conhecer a origem de algumas expressões idiomáticas que fazem parte do património linguístico e cultural de todos nós.


Maria vai com as outras - "A expressão tem origem na doença mental da rainha D. Maria I (mãe de D. João VI, avó de D. Pedro I e bisavó de D. Pedro II), que enlouqueceu, diz-se de um dum dia para o outro e foi declarada incapaz de governar e afastada do trono português. A sua história inspirou esta expressão  - ser uma Maria vai com as outras - , que significa que uma pessoa não tem opinião ou vontade própria. Por causa da doença, D. Maria I passou a viver recolhida e só era vista rodeada pelas aias que a guiavam e amparavam. O povo comentava: D. Maria lá vai com as outras. E a expressão ficou, já lá vão mais de 200 anos...".


Também comprámos mais alguns exemplares da obra Leandro, Rei da Helíria, da autoria de Alice Vieira. É uma obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para o 7ºano, destinado a leitura orientada.


Sem comentários:

Enviar um comentário