17.12.16

Feliz Natal 2016


Portugal para as crianças


Portugal para crianças, for children, pour les enfants, für kinder é uma obra da autoria de Danuta Wojciechowska e Joana Paz, sendo uma obra recomendada pela Rede de Bibliotecas Escolares:
 "Portugal para crianças, for children, pour les enfants, für kinder é mais do que um livro para colorir. É um livro dirigido à criatividade das crianças e às suas capacidades de observar, desenhar e escrever. De um modo lúdico e informal, este livro desperta nos seus jovens leitores o interesse pela história, arte, cultura, geografia, fauna e flora, bem como pelo quotidiano do nosso país.
Tendo por base a imagem, contém pequenos textos em 4 línguas, assim como páginas de dicas para os pais com propostas interessantes de passeios em família.
Nesta obra aberta, as autoras Joana Paz e Danuta Wojciechowska incentivam a criança a ser também ela autora e a construir o seu próprio livro. Deste modo, partindo de exemplos da herança cultural e do imaginário português, desafia-se a imaginação e inovação tanto das crianças como dos adultos".


É esta obra que os alunos do 2º, 3º e 4º ano da EB de Fontainhas vão ler, explorar e participar na sua construção sendo coautores de Danuta Wojciechowska e Joana Paz.

Antes de deitarem mãos à obra, fizeram um marcador...












  

  ...que fica lindíssimo no livro!





16.12.16

Encontro "Aprender em Partilha: À Descoberta da Coleção Meninos Especiais"


No passado dia 14 de dezembro houve mais um encontro "Aprender em Partilha" que se denominou "À descoberta da coleção Meninos Especiais.
Esta sessão foi dinamizada por duas voluntárias da Associação Pais-em-Rede, Maria João Carinhas e Isabel Gouveia.

A abertura da sessão foi feita pela Senhora Diretora Margarida da Franca.

 A sessão foi dividido em dois momentos. Assim, na primeira parte, Isabel Gouveia fez uma breve abordagem de como surgiu cada um dos livros que integram a coleção "Meninos Especiais".




 Num segundo momento, Maria João apresentou propostas de dinâmicas diversificadas visando a inclusão, envolvendo os alunos do pré-escolar, 1º e 2ºCiclos.

Foi um final de tarde de reflexão, de sensibilização à inclusão.

 Como referiu Maria João "Inclusão significa que todos aprendem juntos na escola do seu bairro. Inclusão significa dar valor ao que cada um é, ajudando-o a ser e a fazer cada vez mais e melhor".



 Um grande obrigada à Associação Pais-em-Rede, em especial à Maria João e à Isabel pela sua disponibilidade e carinho com que se dedicam a esta causa.

 

Eco-Natal na EB Alexandre Herculano


Eco-Escolas é um programa internacional desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Um dos passos que a implementação do programa Eco-Escola pressupõe como metodologia é a formalização de um Conselho Eco-Escola, do qual faz parte a professora bibliotecária da EB Alexandre Herculano. É neste âmbito que divulgo aqui alguns dos trabalhos realizados pelos alunos, no Clube do Ambiente, orientados pelas docentes Conceição Moreira e Fernanda Amélia.
 

Nesta quadra festiva, quando tanto se apela ao consumo, o Clube do Ambiente apelou à criatividade.
  

 PARABÉNS!

Uma história em BD

O concurso"Uma história em BD" é promovido pela Biblioteca Escolar da EB Alexandre Herculano e destina-se aos alunos do 1º e 2º Ciclo.

Este concurso tem como objetivos:
- Estimular o gosto pela leitura.
- Estimular a interação dos alunos com tecnologias e fontes de informação diversificadas.
- Participar em projetos e atividades pedagógicas, contribuindo para a melhoria dos resultados dos alunos e para a resolução de problemas de aprendizagem.

Como concorrer?
1. Requisitar um livro na biblioteca da escola.
2. Leitura do livro.
3. Construção de uma Banda Desenhada com o resumo do livro escolhido, utilizando o site Storyboardthat.

Atenção! A Banda Desenhada só pode ter 6 vinhetas.

4. Em seguida, clicar na hiperligação para enviar o link da Banda Desenhada com os dados pessoais.

O que se pode fazer mais?
1. Ver as Bandas Desenhadas enviadas pelos colegas e votar nas que mais gostarem.
2. Ver as Bandas Desenhadas mais votadas, em cada ano de escolaridade.

No final, os nomes dos vencedores serão divulgados no Blogue da Biblioteca.
Quanto aos prémios, serão entregues na cerimónia comemorativa do Dia Internacional da Família.

Ler com amigos ainda é melhor!

"Ler com amigos ainda é melhor!" é um concurso da iniciativa da Biblioteca Escolar Alexandre Herculano direcionado aos alunos do 2ºCiclo.

Este concurso tem como objetivos:
- Estimular o gosto pela leitura.
- Estimular a interação dos alunos com tecnologias e fontes de informação diversificadas.
- Participar em projetos e atividades pedagógicas, contribuindo para a melhoria dos resultados dos alunos e para a resolução de problemas de aprendizagem.

Como concorrer?
1. Leitura de um dos livros referidos na lista
5ºano


6ºano


Depois da leitura do livro, aceder à página do concurso e entrar com as senhas que se podem obter na biblioteca da escola.


Na página do concurso estão várias atividades para cada um dos livros lido.
Por fim, pode-se responder às perguntas do concurso e dar a opinião sobre o livro.
Depois é só aguardar pelos resultados e os vencedores terão prémios à sua espera que serão entregues no dia comemorativo do Dia Internacional da Família.

7.12.16

O Natal chegou à Biblioteca!

A estrela tem sido sempre reconhecida  com uma "bússola natural". Foi a estrela que guiou os três Reis Magos até ao local onde nasceu Jesus, sendo por isso um dos símbolos do Natal.
Na Unidade de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência escolheram este símbolo para construírem uma Árvore de Natal que colocaram na escadaria de acesso à biblioteca.
Parabéns! Está linda!!!

 Para a decoração do interior da biblioteca, utilizámos as pinhas...


O Presépio



Os Anjos

 E não podia faltar o Pai Natal (irmão do Pai Natal que está na Biblioteca Escolar da EB Abel Avelino de Alpiarça). Obrigada pela ideia!


É Natal na biblioteca da EB Alexandre Herculano...e as responsáveis pela bonita decoração da biblioteca foram as docentes Catarina Godinho e Josefina Ferreira. Parabéns!

O Morcego Bibliotecário


"Numa escura e fresca gruta do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros viviam três grandes famílias de morcegos: os Morcegos Lanudos, os Morcegos de Ferradura Grande e os Morcegos de Franja".
É assim o início da obra O Morcego Bibliotecário, escrita por Carmen Zita Ferreira e ilustrada por Paulo Galindro.
Os alunos da EB de Póvoa da Isenta já iniciaram a leitura da obra, mas antes de o fazerem construíram um marcador para o seu livro.








Com o marcador feito, torna-se mais fácil marcar a página que precisam de ler para responderem ao guião de leitura.





Muitos outros trabalhos se seguirão até ao dia 28 de março, data em que receberão Carmen Zita Ferreira na sua escola.

3.12.16

Ler prazer/ Ler p'ra ser


O concurso "Ler prazer/ Ler p'ra Ser" é um convite à participação de crianças e alunos na celebração da leitura e do prazer de ler, através da realização de trabalhos criativos, de cariz informativo, expressivo ou publicitário, que traduzam a festa da leitura.

Para quem queira concorrer, disponibilizamos o Regulamento do Concurso.


Histórias da Ajudaris 2017: A Família

A "Ajudaris" é uma associação particular de caráter social e humanitário de âmbito nacional, sem fins lucrativos, considerada de interesse público desde 2008. Desenvolve projetos de intervenção social que visam combater a fome, a pobreza e a exclusão social, através da capacitação e da educação.
Um desses projetos é o "Histórias da Ajudaris", criado em 2009, que tem como objetivos fundamentais:
- Fortalecer hábitos de leitura e escrita.
- Promover a inclusão e a integração social através da arte.
- Despertar a solidariedade.
- Aproximar a escola das famílias e da comunidade.
- Fomentar a interação entre gerações.
- Impulsionar o voluntariado.
No presente ano, o concurso "Histórias da Ajudaris" obedece ao tema "A Família" e decorre até 31 de março de 2017.


1.12.16

Oficina de Ilustração - 6ª Sessão

Mais uma sessão...mais um desafio: concorrer ao Concurso "7 dias, 7 dicas sobre os media".
Este concurso é uma iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em parceria com a Comissão Nacional da Unesco (CNU), a Direção-Geral da Educação (DGE), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a Fundação PT (FPT) e a Secretaria Geral da Presidência de Conselho de Ministros (SGPCM).
São objetivos do concurso contribuir para fomentar na comunidade educativa, particularmente nos alunos, uma utilização mais segura da internet; o uso crítico e criativo dos media; a liberdade de expressão e o respeito pelos direitos de autor.
São aceites duas tipologias distintas de trabalhos:
Tipologia 7 dicas (apresentações eletrónicas ou cartazes);
Tipologia narrativa (banda desenhada ou vídeos).

Num primeiro momento, leram várias tiras de banda desenhada, disponibilizadas no site da Segura Net, sobre as várias temáticas que os trabalhos devem abordar.


Posteriormente, os primeiros esboços...


Esboço da autoria do Rodrigo

Esboço da autoria do Luís



Esboço da autoria da Maria


28.11.16

Literacia 3D: o desafio pelo conhecimento

Entre os dias 21 e 24 de novembro, a Escola Alexandre Herculano participou nas provas do concurso Literacia 3D, promovido pela Porto Editora.
A prova de Literacia da Leitura foi aplicada aos alunos do 5ºano, dos quais participaram 22 alunos (4 do 5ºA, 5 do 5ºB, 4 do 5ºC, 3 do 5ºD, 3 do 5ºE e 3 do 5ºF).
Quanto à prova de Literacia da Matemática, foi aplicada aos alunos do 6ºano, dos quais participaram 30 alunos (9 do 6ºA, 6 do 6ºB, 6 do 6ºC, 4 do 6ºD e 5 do 6ºE).
Em relação à prova de Literacia Científica, direcionada aos alunos do 7ºano, participaram 16 alunos (9 do 7ºA e 7 do 7ºE).
Provas concluídas, resta-nos aguardar os resultados...


25.11.16

Dia Nacional da Cultura Científica

Ontem, dia 24 de novembro, comemorou-se o Dia Nacional da Cultura Científica que foi criado em 1996 em Portugal, como homenagem a Rómulo de Carvalho nascido nesse dia no ano de 1906.
Rómulo de Carvalho foi professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino da ciência e da cultura científica no nosso país. Além de professor, foi metodólogo, investigador e autor de manuais escolares, de livros de divulgação científica e de poesia, estes últimos sob o pseudónimo de António Gedeão.
Lembrando a data, a Equipa da Biblioteca Escolar montou uma pequena exposição com materiais disponibilizados pelo Departamento das Ciências Experimentais.














Além desta exposição, apresentámos uma outra onde divulgámos alguns apontamentos da vida e obra de António Gedeão.












É tempo para recordarmos o poeta António Gedeão através da música de José Niza e da voz de Adriano Correia de Oliveira.




Um outro magnífico poema de António Gedeão, "Pedra Filosofal", interpretado por Manuel Freire.