15.3.16

Elos de Leitura na EB de Póvoa da Isenta

Na EB de Póvoa da Isenta, o dia começou com a audição do CD com o relato do conto A Arca do Tesouro. Esta obra tem o texto original de Alice Vieira que serviu de base para a obra musical original Um Pequeno conto Musical, de Eurico Carrapatoso. Este concerto ao vivo foi gravado com a atuação da Orquestra Metropolitana de Lisboa, o narrador foi Luís Miguel Cintra e a direção musical da responsabilidade de Cesário Costa.
 

















 Após a  audição do conto dialogámos sobre os nossos sentimentos e o cuidado que devemos ter para não magoar os outros com as nossas palavras e as nossas atitudes.
Então, os alunos dos 1º e 2º anos que têm vindo a trabalhar este conto em Oferta Complementar, revelaram as suas estratégias para não magoarem os colegas, assim como para se confortarem quando estão mais tristes. Ou seja, eles seguiram a sugestão dada pela avó da Maria: construíram a sua caixa do tesouro para onde deitam todas as palavra que lhes apetece dizer quando estão zangados e colocaram palavras que gostariam de ter alguém a dizer-lhes quando estão tristes.

Para quem queira ler o início deste conto, ficam aqui as primeiras páginas. É uma obra lindíssima que vale a pena adquirir.



2 comentários:

  1. Os meus meninos adoraram e eu também!

    ResponderEliminar
  2. De facto, foi um excelente momento de convívio com os livros e com a leitura. Parabéns a todos!

    ResponderEliminar