Neste espaço, partilhamos e divulgamos as atividades desenvolvidas no âmbito da Biblioteca Escolar e do Plano Nacional de Leitura (PNL) na Escola Básica de Alexandre Herculano. Além desta divulgação,daremos a conhecer, aos nossos visitantes, outros temas relevantes e atuais.
Como já foi referido em post anterior, o próximo Encontro "Aprender em Partilha", denominado "À descoberta do Artista", pretende a partilha de saberes no âmbito da expressão artística.
Ao todo serão quatro oficinas . Hoje teve início mais uma, "Danças Palacianas", dinamizada pela docente Rosa Montez.
Ao som de Minuet, de Luigi Bocherini, construíram-se os adereços necessários para a dança palaciana.
Finalizadas as visitas guiadas à biblioteca, os alunos do 5ºano têm outro desafio: um bibliopaper, em que têm de responder a um questionário, pondo à prova os conhecimentos adquiridos anteriormente.
A professora bibliotecária preparou uma visita guiada à biblioteca para dar a conhecer, aos alunos do 5ºano, as regras de utilização deste espaço, assim como as regras pelas quais se orienta a organização da mesma.
Também divulgámos algumas obras e revistas que podem encontrar na biblioteca e que são uma mais-valia para que se tornem alunos brilhantes.
Hoje, 15 de setembro, no âmbito da receção aos alunos do 5ºano, foi organizada uma visita guiada pela escola, na qual esteve incluída uma visita à Biblioteca Escolar (BE).
Na BE, os alunos tomaram conhecimento de algumas regras de utilização deste espaço.
No final, um miminho: um marcador alusivo a Alexandre Herculano e um lápis.
Como é habitual, os alunos do 5ºano têm à sua espera uma visita guiada pela escola. Neste sentido, a equipa da Biblioteca Escolar preparou uma exposição sobre Alexandre Herculano, o patrono da Escola Básica Alexandre Herculano.
Painel pintado pela docente Catarina Godinho
Além do painel de boas-vindas, temos um friso cronológico com alguns acontecimentos importantes da vida de Alexandre Herculano. Toda a investigação, recolha de documentos e sua organização foi da responsabilidade da docente Luísa Barbosa.
É objetivo do Projeto Educativo do Agrupamento "Aprofundar práticas/processos de gestão e articulação curricular adequadas à promoção do sucesso escolar, na perspetiva de uma Escola de qualidade e rigor", pelo que a Biblioteca Escolar promoveu a ação de formação "A Arte como Ferramenta Pedagógica" tendo como dinamizadora a docente Rosa Montez.
Esta Formação teve como destinatários os docentes do Pré-Escolar e do 1ºCiclo.
Rosa Montez é Educadora de Infância e Coordenadora de Departamento da Educação Pré-Escolar.Tem o grau de Mestre em Arte e Educação e é Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua em Didática das Expressões.
Rosa Montez começou por fazer uma breve contextualização teórica da importância da arte na educação, defendendo que a arte "influencia a aprendizagem e permite o desenvolvimento do pensamento crítico, controlo e exploração das emoções bem como das capacidades cognitivas. Cria oportunidades únicas para as crianças compreenderem e criarem as suas identidades pessoais".
Também nos leu o conto O Ponto, da autoria de Peter H. Reynolds.
Posteriormente, Rosa Montez desafiou os colegas a deixaram a sua "marca"...desenhando e pintando o retrato dos colegas.
Após partilha dos vários retratos, Rosa Montez divulgou pequenas histórias animadas em inglês sobre a vida de diferentes artistas.
O nosso grande obrigada à docente Rosa Montez pelo excelente momento de partilha.