5.4.17

Histórias da Ajudaris

Segunda-feira, dia 3 de abril, os três Agrupamentos de Escolas da cidade de Santarém uniram-se numa cerimónia para apresentação do livro "Histórias da Ajudaris" que integra histórias escritas por jovens autores, alunos destas escolas, para a qual teve o grande apoio da Câmara Municipal de Santarém.


Para apresentar esta cerimónia, tivemos a presença da apresentadora Andreia Rodrigues.


Na sessão de abertura, subiram ao palco Drª Inês Barroso, que representou o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Santarém, e os Diretores dos três Agrupamentos de Escolas: Drª Margarida da Franca, Dr. Manuel Lourenço e Drª. Adélia Esteves.


De seguida, foi exibido o filme da Ajudaris, mostrando os vários projetos desenvolvidos, todos eles segundo lógicas de auto-sustentabilidade, dado não contarem com apoios estatais.

Após o filme, subiram ao palco a Srª Vereadora da Educação, Drª. Inês Barroso, a Srª Presidente da Ajudaris, Drª. Rosa Vila Boas, a Drª. Mercedes Pinto Balsemão e a Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Filomena Rúbio.


De seguida, os dois alunos da EB Alexandre Herculano, Diana Barreto e João Pimenta, subiram ao palco para acompanhar a Andreia na apresentação do espetáculo.



Coube à Diana apresentar o professor solidário Paulo Jarego do Cartaxo com um apontamento musical.


Seguiu-se a apresentação dos vários autores das histórias, sendo as mesmas apresentadas por elementos do Veto Teatro Oficina que deram vida ao que os nossos brilhantes autores escreveram.



Do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, os autores Afonso Bento e Madalena Silva que escreveram o conto "Alimentolândia - a ajuda inesperada".


A atuação do Veto...

Seguiu-se o Rafael Raimundo com o conto "O Menino Jorge", da Escola Alexandre Herculano...


...acompanhado pelo Veto para a leitura do seu conto.


Por fim, a aluna Sara Silva, do Agrupamento Dr. Ginestal Machado, com o conto "Dieta Mediterrânica"...


...acompanhada pelos elementos do Veto.

Posteriormente, subiram ao palco as professoras solidárias que acompanharam os alunos na construção dos textos para agradecerem toda a colaboração da Câmara Municipal de Santarém, em particular da Divisão da Educação, do Veto Teatro Oficina do Círculo Cultural Scalabitano, do Teatro Sá da Bandeira, dos Apresentadores...


Para encerramento da cerimónia, uma surpresa preparada por alunos e professores do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, que escreveram um hino "À Ajudaris" e compuseram a música.


No final, a sessão de autógrafos dos nossos jovens autores.


Parabéns a todos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário