13.2.18

"Nós e a Internet, estatisticamente falando"

No âmbito do Dia da Internet Segura, que se comemorou no dia 6 de fevereiro, a biblioteca escolar propôs uma atividade de articulação entre a biblioteca e as disciplinas de Matemática e de TIC.
Criar condições para que os alunos pudessem, tirando partido das tecnologias de informação e comunicação, formular questões, planear adequadamente recolha de dados, os analisassem e interpretassem a partir de medidas estatísticas de representações gráficas foi o propósito da estratégia apresentada.Quanto aos objetivos, foram os seguintes:
- Realizar um estudo sobre a comunidade escolar que envolva procedimentos estatísticos.
- Utilizar as tecnologias de informação e comunicação para apoiar processos de pesquisa, tratamento e divulgação da informação.
- Comunicar oralmente e por escrito, expressando e discutindo resultados recorrendo à linguagem matemática.
- Tomar consciência da necessidade de uma utilização esclarecida, crítica e segura da Internet.

Assim, duas turmas, uma do 2º e outra do 3º Ciclo, abordaram a utilização feita do computador e da Internet, respetivamente. Posteriormente, em pequeno grupo, construíram um conjunto de questões que integrou um questionário online que foi disponibilizado no blogue da biblioteca para que fosse de fácil acesso a todos os que quisessem responder.



Com a colaboração dos professores de TIC, recolheu-se um número elevado de respostas.




Após algumas semanas de recolha de respostas, houve a análise e tratamento dos dados tendo por base as respostas dadas às várias perguntas do questionário.
Por fim, houve a construção de uma apresentação digital que foi mostrada em várias turmas por alguns alunos do 6ºB e 8ºD.

Nós e a internet de Risoleta Montez



Foi uma atividade de sucesso! Parabéns aos alunos que tão bem participaram nos vários papéis que lhes foram solicitados! Obrigada aos docentes que embarcaram nesta aventura.
Assim se constrói conhecimento numa sociedade em que estamos submersos de informação.

Sem comentários:

Enviar um comentário