18.4.18

Novas dinâmicas em Bibliotecas Escolares: projetos inovadores

Hoje, na Escola Secundária Eça de Queiroz, em Lisboa, decorreu a cerimónia de apresentação das escolas que foram apoiadas pela Rede de Bibliotecas Escolares no âmbito das várias candidaturas disponíveis. Entre as várias escolas, esteve a EB Alexandre Herculano a qual viu o seu projeto "Trilhos para Saber+", no âmbito da candidatura Biblioteca Digital, ser certificado e obter financiamento para o seu desenvolvimento, por "reunir um conjunto de indicadores que permitem a melhoria dos serviços digitais da biblioteca, reforçando o seu papel na promoção da leitura e das literacias".
A sessão de abertura teve a participação da Senhora Diretora do Agrupamento de Escolas Eça de Queiroz, Maria José Soares, da Senhora Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Pargana Silva, e do Senhor Secretário de Estado da Educação, Doutor João Costa.



Seguiu-se a conferência da Senhora Presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Emília Brederote Santos.



Posteriormente, tivemos a Vice- Reitora da Universidade Nova de Lisboa, Doutora Elvira Fortunato com a conferência "Inovação como fator de criação e conhecimento". Elvira Fortunato lidera uma equipa de investigação portuguesa que obteve um feito inédito, ao conseguir uma bolsa de 3,5 milhões de euros com o seu projeto "Multifunctional Digital Materials Platform for Smart Integrated Applications| DIGISMART"



Perante tão grande sucesso na área da investigação, foi importante ouvirmos as suas palavras e ficarmos a saber quais são os ingredientes para o sucesso:
- Ser diferente, não fazer "mais do mesmo".
- Acreditar que é possível. Impossível não existe.
- Os alunos só podem apresentar soluções, não podem apresentar problemas.
- Gostar muito do que se faz.
- Motivar e saber motivar.
- Rigor. Temos de ter estratégias.
- Trabalhar em equipa.
- Partilhar (é fundamental partilhar o que se faz).
- Ajudar.
- Nunca desistir. Perseverança.
- Ter humildade.
- Auto-confiança.
- Ter brio.
- Sermos teimosos, arrojados e ambiciosos (não ter medo de fazer coisas novas, arriscar).
- Paixão.
- Orgulho em ser português.
E terminou com um pensamento de Fernando Pessoa.


Depois tivemos a professora bibliotecária da Escola Secundária José Falcão, Filomena Pedroso, que partilhou as suas práticas de envolvimento dos alunos em projetos de leitura.


Por fim, foi a distribuição dos certificados às escolas, representadas pela Direção e pelo coordenador do projeto.


O projeto "Trilhos para Saber+" vai ser desenvolvido pelas três turmas biblingues, através das docentes Manuela Farinha, Carla Maia e Cristina Faro, em estreita colaboração e articulação com a professora bibliotecária Risoleta Montez.

Sem comentários:

Enviar um comentário