22.4.19

Dia Mundial do Livro


Segundo informação recolhida nas notícias da Página Web da DGLAB (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas). "o Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril e pretende promover o livro, os autores, os ilustradores e os editores. Esta data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heróico cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em abril de 1616".
Este ano, a DGLAB escolheu o ilustrador Pierre Pratt para a construção do cartaz comemorativo do Dia Mundial do Livro, no qual cruzou os dois elementos que simbolizam este dia.


"Pierre Pratt nasceu no Quebeque (Canadá) em 1962. Estudou Artes Gráficas no Canadá. Vive em Portugal. Tem trabalhado na área da ilustração para editoras canadianas, francesas, inglesas, americanas e portuguesas".

Para celebrar este dia, lançamos o desafio de se LER+ 

Para LER+ e contribuir para os que nos rodeiam LEIAM+, vamos:
- rodear-nos de livros
- oferecer livros
- apresentar obras literárias lidas na presença das mesmas
- dialogar sobre um filme realizado tendo por base uma obra literária
- conversar sobre a nossa obra preferida, mostrando-a
- comentar notícias de destaque em jornais ou revistas
- ...

VAMOS LER +



1 comentário: