11.7.19

Visita Cultural a Cascais

Mantendo a tradição, a biblioteca escolar organizou a visita cultural que, este ano, teve como destino a cidade de Cascais. O primeiro local a ser visitado foi o Museu Condes de Castro Guimarães.




Foi em 1910 que os Condes de Castro Guimarães compraram o palácio que, após algumas alterações, passaram a habitá-lo grande parte do ano. As peças de arte e mobiliário que foram adquirindo são representativas de várias épocas.




Os dois elementos mais significativos deste museu são um órgão neo-gótico, construído de encomenda para o Conde e a Crónica de D. Afonso Henriques, de Duarte Galvão.




Quando faleceu em 1927, o Conde deixou, em testamento, a Casa e propriedade ao Município de Cascais, para que nelas fosse constituída uma Casa-Museu e Jardim Público.
A 12 de julho de 1931 o Museu- Biblioteca Condes de Castro Guimarães foi oficialmente inaugurado, sendo o mais antigo espaço museológico do concelho.




Após almoço livre, fomos visitar o Museu do Mar que está instalado no espaço do antigo Sporting Club de Cascaes, fundado em 1879, por iniciativa do então Príncipe Carlos, mais tarde o rei D. Carlos I. Este edifício também era conhecido por Clube da Parada, onde era palco de muitos acontecimentos sociais e de lazer.

Foi em 1976 que se deu início à fase de instalação do Museu do Mar para perpetuar as memórias das gentes ligadas ao mar, atividades que tanto tinham marcado a localidade de Cascais. Este museu foi inaugurado em 7 de junho de 1992, mas está em permanente crescimento e adaptação aos interesses dos mais jovens, ou seja, têm criado ambientes informativos mais dinâmicos e interativos.









Por fim, visitamos o Centro Cultural de Cascais, aberto ao público desde 15 de maio de 2000, que nasceu da reabilitação do antigo Convento de Nossa Senhora da Piedade. Este espaço apresenta-se como um espaço multidisciplinar.


Um dia de convívio, alegria e muita animação. Obrigada a todos pelo cumprimento rigoroso dos horários. É um pequeno pormenor que faz toda a diferença. Saímos à hora certa e chegámos antes da hora prevista. Um grande abraço de muita amizade.

Sem comentários:

Enviar um comentário