28.12.20

Cidadania: um Natal Sustentável

Na disciplina de Cidadania, no 5ºC, a professora Margarida Fonseca está a trabalhar a temática da sustentabilidade, nomeadamente os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.



Aproximando-se a quadra festiva do Natal, época propícia ao excesso no consumo, os alunos foram desafiados a construir com a família enfeites de Natal reaproveitando materiais.



Após exposição dos trabalhos, a docente Conceição Moreira sugeriu que trabalhos tão bonitos podiam estar noutros espaços escolares para os decorarem. Então, duas alunas, a Matilde e a Victória, ofereceram os seus trabalhos à biblioteca. 




Muito obrigada!
Adorámos a oferta e parabéns às docentes pelas iniciativas.


16.12.20

Wassily kandinsky

 Na última aula de Oferta Complementar, os alunos da T6 da EB de S. Domingos produziram uma obra plástica com guache aplicado em cartolina, inspirando-se numa das obras de Wassily Kandinsky. Esta experiência dá continuidade à participação da turma no projeto eTwinning "An Artist is Born".


13.12.20

"Campeonato de Ciência e Escrita Criativa"

 O Campeonato de Ciência e Escrita Criativa é uma iniciativa da Editora 20|20, sendo apresentado com os seguintes objetivos:

- Estimular a leitura, a escrita e a experimentação.

- Potenciar o pensamento crítico.

- Despertar a criatividade.

- Fomentar a transdisciplinaridade, com base na coleção, recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, O Clube dos Cientistas, de Maria Francisca Macedo, autora distinguida pelo Global Teacher Prize Portugal 2018 (Prémio para o Melhor Professor de Portugal), com uma Menção Honrosa pelo elevado contributo para a Educação e Sustentabilidade.


Como participar? O que há para fazer?

Os trabalhos devem ser feitos na modalidade de escrita em prosa e seguindo estes passos:

1. Selecionar um livro da coleção O Clube dos Cientistas.

A Biblioteca Alexandre Herculano adquiriu os 14 livros da coleção

2. Ler o livro escolhido em turma. Eleger um momento do livro em que as personagens se veem em apuros e propor outra solução, cumprindo três fases:

  • Escrever em turma a nova cena (máx. 800 palavras).
  • Investigar, inventar e construir um protocolo experimental da experiência/invenção proposta na nova cena.
  • Testar o protocolo, descrevendo-o por escrito e registando em fotografias, e anexar esses registos (máx. 200 palavras).

Podem participar as turmas dos 3º/4º/5º/6º anos de escolaridade.

Os docentes interessados em participar, devem contactar a professora bibliotecária para a escolha do livro.

"Ler sem as tecnologias esquecer" - T3 EB Vale de Santarém

 "Ler sem as tecnologias esquecer", é um projeto que pretende promover a leitura e a utilização das ferramentas digitais e teve o seu início na Turma 3 da Escola Básica de Vale de Santarém na passada quarta-feira. Cada aluno escolheu um livro, entre os apresentados  pela professora bibliotecária. 









A primeira tarefa foi escreverem uma frase que explicasse a razão da escolha do livro. Agora, vão escrever a frase no padlet criado para esta atividade.





A Escola Alexandre Herculano e a sua Biblioteca

 A Escola Alexandre Herculano tem uma biblioteca ao seu dispor. Estamos a trabalhar para que, ao longo do 1º período, os títulos dos livros existentes nesta biblioteca fiquem disponíveis online, através do Wakelet. Para já, disponibilizamos os títulos dos livros que temos aconselhados pelo Plano Nacional de Leitura e os de leitura obrigatória no âmbito das Metas Curriculares do Ensino Básico, na disciplina de Português.



Após consulta da listagem, se quiserem requisitar um livro, basta preencherem o questionário que se segue.


9.12.20

"Responsible Citizens a Healthy World" - Postcards

 No âmbito da disciplina de Oferta Complementar, a T6 da Escola Básica de Mergulhão está a participar no projeto eTwinning "Responsible Citizens a Healthy World".  A semana passada, completaram os postais de Natal que foram enviados para as várias turmas dos diferentes países parceiros.


3.12.20

"Responsible Citizens a Healthy World" - resultado da votação

Hoje foi dia de consultarmos os resultados da votação no logo para o projeto "Responsible Citizens a Healthy World".


Ou seja, os mais votados foram os logos 1 e o 14, cada um com 4 pontos.



Após conversa sobre como se deveria fazer o desempate, os alunos autores dos logos 1 e 14, Tiago Figueira e Leonor Costa, respetivamente, decidiram construir um logo em conjunto, em vez de se fazer nova votação para desempate entre os dois.

Os meus parabéns pela decisão! Achei fantástica a ideia!



E estão a trabalhar tão bem!!!


2.12.20

Um Natal diferente!!!

 Estamos em dezembro de 2020....

Aproxima-se a quadra natalícia...para todos nós, um Natal diferente...ficará, com toda a certeza, na nossa memória. Na biblioteca, a decoração é pouca, simples, mas de grande beleza.




Um olhar sobre a natureza morta transposto para uma cartolina que serviu de cenário ao presépio. Foi a sensibilidade do olhar da professora Catarina Godinho que captou a beleza das folhas desmaiadas no chão e a transformou numa obra artística, o cenário do presépio.

Além deste presépio, o átrio da biblioteca também ficou mais atrativo com as cores celestiais do presépio pintado pelos alunos da CAAG, orientados pela docente Catarina Godinho.



Além deste presépios, a Escola Alexandre Herculano também tem um no espaço exterior, a imitar o vitral. Está lindo!!!!





1.12.20

Our Mutual E-Ark - Logo

 


"Our Mutual E-Ark" é um projeto eTwinning que fundado pela professora italiana Elisabetta Tedeschi e pela professora bibliotecária da Escola Alexandre Herculano. 

A base do projeto foi a urgência dos problemas ambientais e a importância de consciencializarmos  os alunos sobre os riscos dos comportamentos abusivos em relação aos recursos naturais.

Com a participação no projeto, os alunos reforçam os laços com a Natureza, melhoram o uso da língua inglesa, assim como desenvolvem competências digitais e sociais.

A turma participante é a T4 da Escola Básica de Vale de Santarém, no âmbito da disciplina de Oferta Complementar.

A última tarefa que realizaram foi a construção do logo para o projeto. Os alunos foram divididos em grupos, criando-se equipas mistas de alunos dos diferentes países participantes. Em grupo, utilizando a ferramenta digital Canva, criaram um logo por equipa.

Agora, chegou o momento da votação para se escolher o logo representativo do projeto.

29.11.20

Concurso "Faça lá um Poema" 2021

 


Pretendendo incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL 2027) e os CTT - Correios de Portugal, S.A. (CTT) celebram o Dia Mundial da Poesia com mais uma edição do concurso "Faça lá um Poema".

Este concurso dirigido aos alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário decorre entre novembro de 2020 e março de 2021.

A participação no concurso  é individual e sob pseudónimo, não se subordinando a qualquer tema específico.

Cada Agrupamento de Escolas pode concorrer com três poemas por cada ciclo. A seleção dos três poemas ao nível do Agrupamento seguirá os mesmos critérios do júri nacional: criatividade, adequação morfológica e sintática, riqueza de conteúdo, estilo e de originalidade do tema.

Os poemas a concurso devem ter o limite máximo de 14 versos.

Os poemas dos alunos da Escola Alexandre Herculano devem ser entregues até ao dia 18 de dezembro na biblioteca ou enviados por correio eletrónico para risoleta.montez@ae-aherculano.pt.

Cada poema deve ser acompanhado de uma folha de rosto com as seguintes informações:

Nome completo do aluno

Pseudónimo

Ano de escolaridade e turma

Título do Poema

28.11.20

"Me, my family, and my city"


No âmbito da disciplina de Oferta Complementar, a T5 da Escola Básica de Mergulhão está a participar no projeto eTwinning "Me, my family, and my city".  A semana passada, completaram os postais de Natal que foram enviados para as várias turmas dos diferentes países parceiros: Portugal, Turquia, Espanha, Itália, França, Roménia. 

24.11.20

"An Artist is Born"

No âmbito da disciplina de Oferta Complementar, a T6 da Escola de S. Domingos está a participar no projeto eTwinning "An Artist is born". É objetivo deste projeto conhecer os artistas do seu país, inspirarem-se neles para criarem as suas obras de arte e partilharem os conhecimentos adquiridos com os outros colegas participantes no projeto.

O primeiro artista escolhido para estudar foi Manuel Cargaleiro.

A primeira experiência foi com papel.


A segunda experiência foi com tecido.


23.11.20

Oficina da Ilustração – BE Alexandre Herculano: Dia Nacional da Cultura Científica

Viva! 

Em 24 de novembro celebra-se o DIA NACIONAL da CULTURA CIENTÍFICA e presta-se homenagem a António Gedeão, poeta - pseudónimo de Rómulo de Carvalho, professor de Física e Química. Porquê? Porque foi um homem capaz de combinar a Arte e a Ciência.

A exposição "A Arte encontra a Ciência" reúne obras realizadas no âmbito da Oficina da Ilustração, no ano letivo 2019/20, que contrapõem Ilustração Livre / Ilustração Científica. 




ILUSTRAÇÃO LIVRE & ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA

Que semelhanças?

  • Ambas promovem a capacidade de OBSERVAÇÃO! Pode ser uma OBSERVAÇÃO DIRETA ("ao vivo", "in loco") ou INDIRETA (através da DESCRIÇÃO, ou seja, do olhar de outros).
  • Ambas desenvolvem a MEMÓRIA, registando as observações passadas e/ou para memória futura!
  • Ambas são formas de ARTE.

ILUSTRAÇÃO LIVRE & ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA

Que diferenças?

  • A ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA promove a LINGUAGEM UNIVERSAL, de modo a ser reconhecida e compreendida por todos. Assim, a arte está ao serviço da ciência.
  • Em qualquer caso, a ILUSTRAÇÃO LIVRE estimula a expressão INDIVIDUAL.




ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA
  • A ilustração científica procura o RIGOR, a EXATIDÃO, quer na observação, quer na descrição e na representação. 
  • Baseia-se em instrumentos de medida e também em registos (textos, fotografias...) muito detalhados e precisos.
  • Promove a LINGUAGEM UNIVERSAL, de modo a ser reconhecida e compreendida por todos.
  • Assim, A ARTE ESTÁ AO SERVIÇO DAS CIÊNCIAS, tais como: botânica, biologia, medicina (anatomia), geografia (cartografia, paisagem), astronomia, etc..

💧💧💧




DESAFIO: ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA - Raças de Galinhas Autóctones Portuguesas
Articulação: Oficina da Ilustração / Ciências Naturais
Técnica: Aguarela
Artistas: Diana Santos, Joana Pereira, Madalena Santo
Fonte: AMIBA - Registo Zootécnico / Livro Genealógico das Raças de Galinhas Autóctones Portuguesas [Consultado em janeiro 2020]. Disponível em URL: http://www.amiba.com.pt





💧💧💧




DESAFIO: ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA - Conchas
Articulação: Oficina da Ilustração / Ciências Naturais
Técnica mista: Aguarela, Lápis de cores, Lápis aguareláveis, Caneta de tinta permanente
Artistas: Afonso Garcia, Dinis Gonçalves, Sofia Alcobia
Fonte: ARTHUR, Alex (1997) - Conchas, Enciclopédia Visual, Lisboa, Editorial Verbo, p. 13





💧💧💧


ILUSTRAÇÃO LIVRE
  • O artista pode preocupar-se em representar com realismo as paisagens, as pessoas e as suas ocupações, as plantas, os animais e demais seres vivos, os objetos / as naturezas mortas, etc.... Dizemos que essas obras são REALISTAS.
  • Às vezes, as suas representações são tão detalhadas e fiéis, que as designamos HIPER REALISTAS. (Neste caso, podem aproximar-se da ilustração científica.) 
  • Porém, em qualquer caso, podemos sempre encontrar os traços individuais do artista, isto é, a sua forma única de OBSERVAR tudo o que o rodeia.
  • O artista pode desejar "libertar-se da realidade" e as suas obras podem tornar-se IMPRESSIONISTAS, EXPRESSIONISTAS... por vezes mesmo ABSTRATAS.
  • Preocupa-se cada vez menos em ser objetivo (e figurativo), colocando nas suas obras a sua leitura subjetiva (progressivamente menos figurativa). Nas suas obras regista cada vez mais as suas ideias (pensamentos), as suas emoções (sentimentos) e as suas sensações (menos a visão, mais o tato, a audição, o olfato e até o paladar).

💧💧💧






DESAFIO: ILUSTRAÇÃO LIVRE - As Cores e as Formas na Obra de... Amadeo de Souza Cardoso (Conchas)
Articulação: Oficina da Ilustração / Projeto eTwinning
Técnica mista: Canetas de tinta permanente, Lápis de cores, Lápis de cera e Ceras de óleo 



Afonso Garcia



Diana Santos





Dinis Gonçalves


Leonardo Figueiredo




Madalena Santo



Mafalda Franco


Sofia Alcobia


Parabéns aos nossos artistas e cientistas!
A professora e artista plástica,
Maria João Neves