5.10.20

Dia Mundial do Professor


 5 de outubro, Dia Mundial do Professor. Esta data comemorativa foi criada pela UNESCO em 1994 com o objetivo de alertar para o papel fundamental dos professores na sociedade.

De facto, os professores provam-no isso todos os dias. As sociedades transformam-se, as condições de trabalho alteram-se e exigem uma adaptação constante dos professores. 

São vários os autores de obras literárias que têm refletido sobre a importância dos professores. Eis algumas reflexões.

"Verdades da Profissão", de Paulo Freire

"Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal renumerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

A data é um convite para que todos , pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem a sua missão de educar, nem desanime diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas (...). Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco, a sociedade muda".

Reflexão de Alfredo Leite

"Como Hensel e Gretel fugiam da fome e da miséria, as nossas crianças precisam de escapar de um tipo de futuro que todos tememos. A ameaça terrorista, as doenças mentais e a falta de felicidade, são os diferentes chapéus de bruxa. O século XXI exige toda a concentração. Exige profundidade nas análises. Também necessita de inspiração. Mas é no trabalho e na reflexão sobre os dilemas que estarão as soluções.

Neste particular, os professores têm essa responsabilidade. Quando a enfrentam, quando procuram ler, refletir, debater e ter formação, eles brilham de tão especiais que são. Quando estão atentos às inteligências múltiplas, às neuro ciência e à emoção na relação pedagógica, estes professores, por vezes com sacrifício, atingem um caráter particular. Um caráter especial". (...) 

                             

Sem comentários:

Enviar um comentário