30.4.22

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

 Em 1995, na 28ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), foi proclamado o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. O dia escolhido para esta comemoração foi o 23 de abril, por ocasião do aniversário da morte de diversos autores: William Shakespeare, Miguel Cervantes e Inca Garcilase de la Vega. Pretende-se com esta celebração promover a leitura e a proteção dos direitos de autor.

A biblioteca da Escola Básica Alexandre Herculano lembrou a data com uma exposição que aqui deixamos o registo fotográfico.

1. Poemas junto com a capa do livro de onde foram copiados, lembrando os Direitos de Autor.



2. A docente de Educação Visual do 6ºE, professora Josefina Ferreira, aceitou os desafios da biblioteca apresentados na Semana da Leitura:
- Foto ilustradora da frase "Ler sempre, ler em qualquer lugar".
- Frase sobre os benefícios da leitura.








3. A aluna Sofia Farinha, do 8ºA, participou no concurso "Faça lá um Poema", uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura. Divulgamos agora o seu poema "Euforia do Amor", ilustrado por si.
Parabéns, Sofia! O poema revela originalidade e criatividade. A ilustração, linda!


O Clube de Leitura, dinamizado pela professora bibliotecária, participou no "Desafio Tetrapak| Compal 2022": "No Dia Mundial do Livro, o Amarelo é a Cor das Histórias", uma iniciativa da Eco-Escolas, 

MEMÓRIA DESCRITIVA da construção do cartaz

Dinamização do processo – professora bibliotecária no Clube de Leitura da Escola Básica Alexandre Herculano.

Obra literária selecionada – Vou morar no arco-íris, da autoria de Alexandre Parafita.

Materiais de desperdício utilizados – embalagens de sumo Compal, cartão, trapilho, tinta, botões, cordel, lã, algodão, tecido, goma Eva, casca de noz, rolhas, linha, pau de espetada.

Utensílios utilizados – pincel, tesoura, cola.

Processo de construção

1.    Leitura do regulamento do concurso.

2.    Escolha de uma obra literária, na biblioteca da escola, que revelasse alguma ligação ao meio ambiente e à sua beleza.

3.    Escolha de materiais de desperdício para reproduzir a capa do livro.

4.    Pintura do cartão que serviu de base ao cartaz.

5.    Composição do campo com as flores feitas com trapilho, botões, embalagens de sumo Compal.

6.    Composição do rapaz com tecido (calças); embalagens de sumo Compal (camisola, sapatos, mala); casca de noz (cabeça); pau de espetada e goma EVA (chupa-chupa).

7.    Composição de outros elementos da Natureza: lã (tronco da árvore); algodão (nuvens); interior das embalagens dos sumos Compal (nuvens); rolha de cortiça (montanhas); trapilho (arco-íris).

23.4.22

"Art Time": Roy Lichtenstein

 O projeto eTwinning "Art Time" tem sido um projeto desafiador, em que os alunos se inspiram na arte de diferentes artistas plásticos e produzem as suas obras de arte. 


Roy Lichtenstein foi um dos artistas que os alunos da turma 7, da professora Sandra Fernandes, da Escola de São Domingos, tiveram de analisar. 

Posteriormente, reproduziram uma vinheta de Banda Desenhada.

Ora, apreciem as suas obras de arte...



Mais um desafio cumprido em que os alunos nos surpreenderam pela sua capacidade artística. Parabéns!

"Let's Protect Nature"

 O trabalho realizado ao longo do ano no projeto eTwinning "My Nature Museum", pela turma 2, da professora Margarida Pinto, da Escola Básica de Fontainhas, foi apresentado no evento "Let's Protect Nature" que se realizou na passada quinta-feira no dia 21 de abril. 

As últimas atividades foram concluídas no dia do evento, exigindo muito trabalho, no qual os alunos se envolveram entusiasticamente, mas também muita organização em parceria com a titular de turma que foi sempre um elemento facilitador e colaborador no desenvolvimento de todo o projeto.

Assim, antes do evento, os alunos pintaram cartazes, t-shirts, marcadores de livros e pedras.







Com todo o material construído, ao longo do ano, montámos a exposição que foi visitada pelos restantes alunos e professores da escola.


Com a participação no projeto eTwinning "My Nature Museum", os alunos desenvolveram as capacidades de observação, de pesquisa e as competências digitais, assim como a criatividade e o sentido estético. Foi, igualmente, promovido o desenvolvimento das capacidades colaborativas e interventivas na defesa do património natural, um bem comum de todos nós.



10.4.22

Claude Monet, pela T7 da EB São Domingos

 De desafio em desafio, a turma 7, da professora Sandra Fernandes, da Escola Básica de São Domingos, inspirou-se em Claude Monet para cumprir mais uma tarefa do projeto eTwinning "Art Time".

E assim se vão revelando os nossos artistas.


Words, Feelings, Worries...

O projeto eTwinning "My Nature Museum" vai muito além dos trabalhos realizados no âmbito da identificação da biodiversidade existente na natureza. Momentos de amizade e de comunicação têm marcado o grupo de alunos e professores participantes no projeto.






Há dias os alunos da T2 da Escola Básica de Fontainhas receberam, da professora polaca Katarzina e dos seus alunos, cartas onde eles partilharam as suas preocupações com a guerra que se vive na Ucrânia. 


9.4.22

"My Nature Museum" - A Natureza é o Museu mais bonito

 O projeto eTwinning "My Nature Museum, no qual a T2, da professora Margarida Pinto, da Escola de Fontainhas está a participar, combinou o conceito de museu e o amor pela natureza.

Os alunos entenderam que a natureza é o museu mais bonito e é imprescindível preservá-lo para que no futuro todos possam apreciar a beleza de todas as espécies nele existentes.

Com as atividades realizadas ao longo do projeto, os alunos desenvolveram atitudes e comportamentos positivos em relação à biodiversidade existente no espaço natural, assim como diferentes competências, como observação, análise, questionamento, pensamento crítico, criatividade, imaginação e capacidades digitais.

3.4.22

O carinho da T5 da EB Combatentes chegou à Polónia

A professora Aneta recebeu a encomenda onde estavam os postais e os corações dos alunos da professora Paula Susana, o puzzle construído pelos alunos da Oficina da lustração dinamizada pela professora Maria João Neves e os postais e corações do Clube de Leitura.

Em agradecimento, enviou este vídeo.

"Miúdos a Votos: Qual o livro mais fixe?"

"Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?" é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da Visão Júnior, que promove simultaneamente leitura e cidadania.

Os alunos da T5 da Escola de Combatentes, da professora Paula Susana, escolheram a obra literária A Maior Flor do Mundo, de José Saramago, como o livro mais fixe. Durante a campanha eleitoral, construíram cartazes e foram às várias turmas do estabelecimento apresentar as suas razões pelas quais gostariam que os colegas votassem no livro por eles escolhido.






No dia 23 de março, procedeu-se à votação que decorreu presencialmente.

A assembleia de voto foi devidamente identificada.


Os alunos da turma organizadora foram divididos em grupos para, rotativamente, passarem pela mesa de voto. Na mesa estavam as listas dos alunos, os boletins de voto e a urna.




Quando um eleitor se dirigia à mesa de voto, era preciso procurar o seu nome nas listas e assinalar a sua presença.








No fim de assinalarem o seu livro preferido, era preciso dobrar o boletim de voto.


Após conclusão do período de votação, procedeu-se ao preenchimento do documento de registo: número de eleitores; número de votantes.





Em seguida, abriu-se a urna e contaram-se os votos.










A participação da turma neste projeto, permitiu-lhes perceber para que serve e como se organiza um processo eleitoral. A brincar, a brincar...também se aprende.



1.4.22

CNL - Fase Intermunicipal

 Na quarta-feira, dia 30 de março, foi o dia para os alunos apurados para a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura (CNL) prestarem provas.

Uma das representantes do 1º ciclo do Município de Santarém, foi a aluna Carminho Valbom, da Escola Básica de Póvoa da Isenta, do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano.


A prova escrita decorreu online e de forma síncrona. À hora marcada, 9 horas e 30 minutos, a Carminho entrou na reunião Zoom, na sua escola, e realizou a prova no programa Socrative.





À tarde, soubemos que a Carminho não ficou entre os cinco melhores que foram apurados para a prova oral.

Independentemente do resultado, damos-lhe os parabéns! Desejamos que continue a ser uma excelente leitora, pois os livros são sempre uma boa companhia.

Os nossos agradecimentos à professora Ana Catarina Reis que tanto se empenhou para que a sua turma voasse na companhia dos livros, tendo-se destacado a Carminho. Obrigada!