30.11.23

"A alga que queria ser flor"

 Hoje foi dia de Encontro das turmas das professoras Ana Fonseca e Conceição Rosa com a Investigadora no campo da Botânica, a Doutora Ana Cristina Tavares, da Universidade de Coimbra.

A turma do 1º ano foi a primeira a receber a Doutora Ana Cristina.











A partir da obra A alga que queria ser flor, a Doutora Ana Cristina Tavares identificou as diferentes etapas evolutivas que deram origem à flora atual e encaminhou os alunos na investigação científica. 















Após a sessão com a turma do 1ºano, foi a turma do 4ºano que recebeu a Doutora Ana Cristina Tavares.













Agradecemos à Doutora Ana Cristina Tavares a partilha de conhecimentos e o despertar para a observação da Natureza, ao Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça (CESUCA) por todo o apoio dado na organização desta atividade, à coordenadora do Departamento das Ciências Experimentais, professora Sandra Canas, por todo o apoio na cedência dos materiais necessários à sessão, aos professores titulares de turma e aos encarregados de educação que colaboraram na recolha das plantas necessárias. 

29.11.23

Visita à Casa do Montado, Évora

 No âmbito da temática da disciplina de Projeto, "A Cortiça", as turmas do 4ºano da Escola Básica de São Domingos visitaram a Casa do Montado em Évora. Com a visita a este espaço, guiada de forma notável pela Andreia Sousa, os alunos ficaram a conhecer a floresta mediterrânica, ou seja, a fauna e a flora que a distingue das outras; a biodiversidade do montado; o ofício do descortiçamento; o percurso da cortiça desde a árvore até à rolha; as atividades socioeconómica e agroflorestal da herdade e o ecossistema do Montado. 





























A complementar toda a visita, os alunos tiveram a oportunidade de ser investigadores, muito bem orientados pela Isabelly, fazendo experiências e observações microscópicas para identificarem as características da cortiça e assim constatarem o motivo da sua aplicação.



Por fim, realizaram alguns jogos de atenção e destreza manual.





Uma visita extraordinária, rica em aprendizagens significativas. Além de todas as outras aprendizagens já referidas, os alunos aprenderam a importância de respeitar o património natural do nosso país.
O nosso grande obrigado pela simpatia, pelo carinho com que fomos tratados e por toda a disponibilidade para nos continuarem a apoiar nos projetos de turma sobre a cortiça. Profissionais de excelência que felicitamos e a quem desejamos os maiores sucessos para o projeto "Casa do Montado".