Neste espaço, partilhamos e divulgamos as atividades desenvolvidas no âmbito da Biblioteca Escolar e do Plano Nacional de Leitura (PNL) na Escola Básica de Alexandre Herculano. Além desta divulgação,daremos a conhecer, aos nossos visitantes, outros temas relevantes e atuais.
No âmbito do Protocolo com o Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra (CESUCA), tínhamos recebido o cientista Hugo Guímaro nos JI de Anacoreta e Choupal, por ocasião da Semana Polar. Foi nessa altura que lhe perguntámos se era possível fazer-nos uma nova visita mas à escola sede para os alunos do 2ºciclo. Muito simpaticamente, de imediato mostrou disponibilidade para combinarmos uma data. Escolhemos, então, a Semana da Ciência e Tecnologia, de 18 a 24 de novembro, em que se pretende dar a conhecer os cientistas e as ações de divulgação da ciência.
Foi na passada quinta-feira, dia 21 de novembro, que o recebemos na Escola Alexandre Herculano. Hugo Guímaro é estudante de doutoramento em Biociências pela Universidade de Coimbra, estando a sua investigação focada na ecologia de animais marinhos da Antártida.
Com a apresentação feita, ficámos a conhecer algumas curiosidades sobre os Polos e sobre alguns animais que lá vivem. Também nos mostrou como é que os cientistas monitorizam as "viagens" de alguns desses animais. Por fim, alertou-nos para alguns problemas, tal como dos microplásticos que entram na alimentação das aves e do degelo da Antártida.
De uma forma simples e cativante, Hugo Guímaro desafiou a curiosidade e o pensamento científico dos nossos alunos.
Foram três sessões seguidas que encheram o auditório, num total de 200 participantes.
No final de cada sessão, alguns alunos não perderam a oportunidade de conversar um pouco mais com o cientista.
Um cientista de valor e um excelente comunicador! Foi uma manhã de aprendizagens significativas!
O nosso grande obrigado!
Desejamos-lhe muito sucesso nos vários desafios académicos e profissionais.
Na biblioteca da Escola Básica Alexandre Herculano, temos anualmente um grupo de alunos voluntários que, nas suas horas livres, apoia no funcionamento da biblioteca.
Neste ano letivo, são os seguintes alunos:
- Heli Patel, 6ºB
- Lourenço Fonte, 7ºA
- Dinis Ricardo, 7ºE
- Lara Vieira, 7ºE
- Mª Caetana Rodrigues, 7ºE
- Mª Leonor Leitão, 7ºE
- Rodrigo Lobo, 7ºE
A participação no grupo "Amigos da Biblioteca" contribui para que estes jovens desenvolvam habilidades que transcendem o âmbito escolar, preparando-os como cidadãos mais completos e atuantes.
Estes alunos colaboram na organização e montagem de exposições, apoiam no funcionamento da biblioteca, colaborando no balcão de atendimento, apoiam nas atividades dinamizadas na biblioteca (ex. Dominó dos Livros), apoiam os colegas mais jovens na utilização dos meios informáticos e na procura de obras literárias, assim como organizam e dinamizam Oficinas de Expressão Artística.
Seguindo esta linha de atuação, estes jovens aprendem a assumir as suas responsabilidades, cumprindo compromissos assumidos, desenvolvem o espírito de cooperação e colaboração e ao dinamizarem as oficinas, aprimoram a sua capacidade de se expressar de forma clara e concisa.
Em 2024-25 o Clube das Artes está a ser dinamizado à segunda-feira das 14:30 às 16:10. No âmbito da temática "As Artes no Mundo - início do século XX", proposto no Projeto Cultural de Escola, foi escolhida a pintura e a arquitetura para o 1º semestre e o cinema para o 2º semestre.
O 1º semestre é da responsabilidade da professora Catarina Godinho e o 2º semestre da professora bibliotecária Risoleta Montez.
No passado dia 12 de novembro, os alunos do 4ºano deslocaram-se à escola sede do Agrupamento para participarem no corta-mato. Além da atividade física, plantaram uma árvore e passaram pela biblioteca para o desafio "Dominó de Livros".
As primeiras turmas a chegarem à biblioteca foram as da Escola Básica do Mergulhão.
Após escutarem as informações sobre o jogo, organizaram-se em grupo e cumpriram a sua tarefa.
O concurso "Ser escritor é COOL!" é organizado pela Rede de Bibliotecas Escolares e pretende promover a leitura e a escrita, com recurso aos media.
Está organizado em 4 escalões: 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário.
Os trabalhos poderão ser realizados nos seguintes formatos:
vídeo e podcast - 1º e 2º ciclos - até 2 minutos
- 3º ciclo e ensino secundário - até 3 minutos
texto - 1º e 2º ciclos - máximo de 1800 carateres (com espaços incluídos)
- 3º ciclo e secundário - máximo de 3600 carateres (com espaços incluídos)
Os trabalhos em formato de vídeo e podcast devem ser acompanhados de um guião com o texto e/ou a planificação da fase de conceção, bem como de uma ficha técnica.
Os concorrentes podem utilizar apenas um ou vários formatos, ao longo dos 3 desafios. Serão lançados 3 desafios ao longo do ano letivo.
Desafio 1 - 1º e 2º ciclos
Luís Vaz de Camões escreveu no seu poema épico Os Lusíadas, acerca de grandes heróis e das suas aventuras, rumando ao desconhecido, enfrentando gigantes, navegando mares revoltos, travando batalhas intensas.
Imagina que és tu o herói/ a heroína de uma aventura épica. Visitarás terras desconhecidas, descerás ao oceano profundo, voarás até ao infinito, que criaturas confrontarás? Irás sozinho ou terás companhia, nessa jornada extraordinária?
Desafio 1 - 3º ciclo e secundário
Luís Vaz de Camões escreveu Os Lusíadas, uma obra ímpar sobre os descobrimentos e a ousada aventura dos navegadores portugueses, rumo ao desconhecido.
Imagina que atualmente ainda estamos numa fase de exploração de novos mundos. Constrói uma história em que tu és o líder numa viagem de descoberta de territórios ainda por desbravar.
Participantes
Poderão concorrer todos os alunos individualmente ou em grupo (máximo de 4 elementos), por escalão. Os alunos/grupos não ficam obrigados a concorrer a todos os desafios mas terão mais probabilidades de vencer o prémio final se optarem por fazê-lo.
Os alunos que desejem participar, devem enviar os trabalhos para risoleta.montez@ae-aherculano.pt, até ao dia 16 de dezembro
Para mais informações, consultar a página da RBE aqui.
O Projeto "Marcas na História" surgiu da ação conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), bibliotecas municipais pertencentes às comunidades intermunicipais da Lezíria do Tejo e Oeste, que aderiram a este projeto e aos concelhos de Torres Novas e Entroncamento e do Centro de Informação Europe Direct Oeste e Lezíria do Tejo.
Segundo a organização, foi eleito o tema Marcas na História, por ser abrangente e por poder ser fragmentado em subtemas que permitem um contacto com tradições/monumentos e personalidades do mundo local ao mundo europeu, através de ambientes de aprendizagem e de convívio capazes de desenvolver competências em diversas literacias e áreas curriculares, dentro e fora da escola.
A ação nº5, Gentes da Minha Terra, decorre entre o mês de novembro de 2024 e o mês de julho de 2025. Os objetivos desta ação são os seguintes:
- Valorizar as Gentes da Minha Terra a nível local e regional.
- Desenvolver o gosto pela fotografia como meio de expressão cultural e estética.
- Fomentar, reconhecer e premiar a capacidade e criatividade fotográfica dos participantes.
Destinatários
O concurso destina-se aos alunos de todos os níveis de ensino dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas dos concelhos envolvidos e restantes elementos da respetiva comunidade local.
Participantes
1ºescalão: estudantes do 1ºciclo do ensino básico
2ºescalão: estudantes do 2ºciclo do ensino básico
3ºescalão: estudantes do 3ºciclo do ensino básico
4ºescalão: estudantes do ensino secundário
5ºescalão: comunidade local
Tipologia e critérios de avaliação dos trabalhos a concurso
Serão considerados a concurso os trabalhos realizados sobre o tema Vamos Fotografar as Gentes da minha Terra do respetivo concelho.
Cada participante poderá concorrer no município em que reside ou trabalha, apenas com uma única fotografia, inédita, da sua autoria, acompanhada de um título ou de uma frase alusiva ao tema, com o máximo de 160 carateres.
As imagens em suporte digital, a cores ou a preto e branco, deverão ser enviadas em formato JPEG.
Não serão aceites imagens geradas através de programas ou sistemas de inteligência artificial.
As fotografias enviadas não podem ter marcas de água, qualquer tipo de moldura, assinatura ou qualquer outra marca que permita identificar o seu autor.
Os trabalhos a concurso serão avaliados de acordo com os seguintes parâmetros:
No Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, os concorrentes devem enviar a fotografia para o email risoleta.montez@ae-aherculano.pt com as seguintes informações:
Nome da escola
Nome do aluno
Ano
Turma
Título/Frase alusiva à fotografia com a qual concorre
Para mais informações, pode ser consultada a página do concurso através desta ligação.
No âmbito do protocolo com o Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça (CESUCA), as crianças do JI de Fontainhas receberam Marta Carvalho, técnica superior do CESUCA, para ouvirem a história Quem tem medo do Halloween?, da autoria de Sofia Caessa Güerne e Mafalda Claro.
As crianças interagiram ativamente ao longo da leitura da história. Durante os minutos de audição da história, foi desencadeado um diálogo constante com as crianças que estimulou a memória visual, o reconhecimento de padrões e o raciocínio lógico e crítico.
Complementando a audição da história, as crianças pintaram máscaras que recortaram e usaram.
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo. Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, sendo em 2024 no dia 28.
Assim, aproveitamos esta oportunidade para divulgar as atividades/projetos dinamizados pela biblioteca da Escola Básica Alexandre Herculano.
"Os Amigos da Biblioteca" é um grupo de alunos selecionado entre os vários candidatos por revelarem um comportamento exemplar na biblioteca. Nos tempos livres, este grupo de alunos colabora na organização da biblioteca, assim como auxiliam os colegas na busca de informações, na escolha de livros e na utilização do espaço e dos recursos da biblioteca. A construção de materiais é uma outra vertente e foi neste âmbito que o Rodrigo Lobo, aluno do 7ºE, criou o cartaz comemorativo do Dia da Biblioteca Escolar, este ano com o tema "Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades".
Os alunos, ao integrarem o grupo "Amigos da Biblioteca", desenvolvem habilidades como organização, comunicação, liderança e trabalho em equipa.
A articulação curricular é outra preocupação da ação da biblioteca. Os docentes de Português, ao integrarem na sua planificação as atividades de leitura de livros da biblioteca, atribuem valor a este espaço junto dos seus alunos e destacam a leitura como atividade primordial para a sua formação global. Nesta vertente, há vários projetos de leitura a serem dinamizados pelas docentes de Português que integram a equipa da biblioteca, Manuela Parreira, Margarida Fonseca e Helena Osório.
O projeto "Camões, Engenho e Arte" está, igualmente a ser dinamizado na T1 da Escola Básica de Fontainhas para os alunos do 4º ano. O trabalho vai sendo partilhado através da apresentação digital que se segue.
Também na vertente da articulação curricular, a docente de TIC, Helena Andrade, apresentou como proposta de trabalho a construção de um vídeo promocional da biblioteca. Eis o resultado final.
Ainda na vertente da articulação curricular, a docente de EV, Catarina Godinho, propôs, em 2023-24, às suas turmas do 8ºano, na unidade de Comunicação (logo/sigla/símbolo), a construção de um logo para a Rede de Bibliotecas de Santarém. Eis a exposição dos mesmos, patente durante esta semana no átrio da biblioteca.
Os logos resultantes concorreram ao concurso criado neste âmbito e o aluno Afonso Soares, do 8ºE, atualmente no 9ºE , ficou em 1º lugar. O seu logo será o usado nos documentos oficiais para identificar a Rede de Bibliotecas de Santarém.
Quanto ao logo da Madalena Machado, também aluna do 8ºE, atualmente no 9ºE, foi o escolhido pela equipa da biblioteca para representar as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano.
Em terceiro lugar, ficou o logo da Violeta Duarte. 8ºD, atualmente no 9ºD.
Na Escola Alexandre Herculano, o cientista Hugo Guímaro será recebido no dia 21 de novembro.
No âmbito do mesmo protocolo, receberemos na próxima semana, dia 29 de outubro, no JI de Fontainhas, "A BIJUCA vai às escolas com a Fábrica das Histórias", com a história "Quem tem medo do Halloween?", de Sofia Caessa Güerne e Mafalda Claro.
Quanto a concursos, são vários a que nos propomos participar.
Estamos, igualmente, a dinamizar o projeto "LER fora da escola", em articulação com a docente Teresa Oliveira e os encarregados de educação das crianças do Jardim de Infância de Fontaínhas.
Estamos inscritos no Plano Nacional de Cinema, pelo que os docentes deste Agrupamento têm acesso a um conjunto de filmes, assim como a dossiê pedagógicos com múltiplas sugestões de atividades para exploração dos filmes nas turmas.
"Cinanima vai às escolas" é outra atividade em que participamos todos os anos, na qual as crianças e jovens do Agrupamento têm a possibilidade de ver cinema de animação de autor de grande qualidade.
Dinamizamos o Clube das Artes, onde os alunos são envolvidos em processos criativos no âmbito da arquitetura e do cinema no início do século XX, indo assim ao encontro da temática do Projeto Cultural de Escola do Agrupamento.
Na Biblioteca Escolar valorizamos os alunos e contribuímos para o desenvolvimento das suas competências e para a sua formação como cidadãos mais críticos, criativos e participativos.
Quanto aos espaços de divulgação das atividades da biblioteca. são os seguintes: