7.5.26

Encontro com a bióloga/escritora Vanda Brotas Gonçalves na Escola Alexandre Herculano

Com o apoio da Associação Cultural do Vale de Santarém - Identidade e Memória, os alunos do 5º ano da Escola Básica Alexandre Herculano, num total de 139, divididos em duas sessões, receberam a bióloga/escritora Vanda Gonçalves que lhes apresentou o livro A Revolta da Natureza em Brimsa.


A escritora apresentou, resumidamente, a história, revelando que os personagens da história são os amigos da escola que vão convivendo durante alguns dias com vários fenómenos nunca vistos.
Nas palavras da escritora, "surgem personagens sinistros que exigem coisas impossíveis, espalhando o medo, mudando o comportamento das pessoas. O grupo de amigos vai ter de distinguir entre o certo e o errado, entre o que é possível fazer e o que ultrapassa os limites".








Segundo a escritora, "Esta história mistura fantasia com a preocupação que todos temos com o Planeta Terra, onde as alterações climáticas já são uma realidade".




Para que os alunos saibam os pormenores de toda a história, a escritora ofereceu um livro a todos os alunos e professores que o quiseram receber.


















O nosso obrigado à Direção da Associação Cultural do Vale de Santarém - Identidade e Memória, nomeadamente ao Senhor Presidente, Manuel Sá e à professora Ana Ferreira.


O nosso obrigado à Doutora Vanda Brotas Gonçalves pela sua disponibilidade para partilhar connosco os seus conhecimentos através de histórias contadas aos jovens e por, de uma forma simples, os despertar para a ciência e para a necessidade e importância de sabermos pensar pela nossa cabeça.


Enquadrado com o Encontro tínhamos uma exposição que gentilmente foi montada pela professora Conceição Moreira. Obrigada pela tua colaboração!






1 comentário:

  1. Foi uma experiência do maior interesse., também para nós, Associação. A Professora Vanda Brotas Gonçalves manifestou-nos quão gratificantes foram estas duas sessões, com tanta participação, além de que alunas e alunos quiseram ficar com o seu livro. Agradecimento à Senhora Professora Coordenadora da Escola, Margarida Franca, como a todas/todos as Senhoras/es Professores que acompanharam as sessões, como à Senhora Professora Risoleta Montez, da Biblioteca, com acolhimento e colaboração de relevar. Também de salientar que pela zona da sessão, em painéis, havia muitos temas relacionados com o ambiente, o mar, a sustentabilidade, temas dos nossos dias, que é fundamental trabalhar com as crianças. Muitos parabéns! Sempre disponível, a Associação quer sempre contribuir com mais e melhor informação para o conhecimento das camadas mais jovens, sobre estes temas de grande acuidade. E agradecemos a oportunidade para participarmos na consecução destes objectivos. Pela Direcção da Associação, Manuel Sá, Presidente.

    ResponderEliminar