1.11.16

Dia Mundial da Poupança - 31 de outubro


 

 O Dia Mundial da Poupança foi criado com o objetivo de alertar os consumidores para a necessidade de orientar gastos e promover a poupança evitando dívidas em cima de dívidas.
Para integrar os recursos disponíveis da biblioteca da Escola Alexandre Herculano, recebemos o Caderno 1 de Educação Financeira para o 1ºCiclo do Ensino Básico.


A publicação deste Caderno resulta de um protocolo celebrado, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, entre o Ministério da Educação, os supervisores financeiros e quatro associações do setor financeiro (Associação Portuguesa de Bancos, Associação Portuguesa de Seguradores, Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e Associação de Instituições de Crédito Especializado).
Neste Caderno são abordados, de uma forma lúdica, os temas "Necessidades e desejos", "Despesas e rendimentos", "Poupança", "Risco e incerteza" e "Meios de pagamento" que são apresentados em cinco histórias que refletem situações do dia-a-dia da família Moedas. Integram, também, este Caderno um conjunto de atividades que permitem trabalhar conteúdos de educação fiananceira, em contexto de sala de aula ou de atividades extracurriculares.
Para quem queira trabalhar esta temática, sempre importante, sugerimos a leitura do Referencial Educação Financeira, publicado em 2013, pelo Ministério de Educação e Ciência.



Sem comentários:

Enviar um comentário